segunda-feira, março 30, 2015

E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas - Randall Munroe

AVISO

Não tente fazer nada disso em casa. O autor deste livro desenha quadrinhos para a internet e não é especialista nem em saúde nem em segurança. Ele gosta de ver coisas pegando fogo e explodindo — ou seja, é provável que não esteja pensando no seu bem-estar. A editora e o autor não se responsabilizam por quaisquer efeitos adversos que resultem, direta ou indiretamente, de informações contidas nesta obra.

Randall Munroe é um ex-cientista robótico da NASA que, sem muito talento para o desenho, decidiu ganhar a vida com uma webcomic chamada xkcd, protagonizada por stickmen, aqueles bonequinhos palito. Sério.

O sujeito, uma mente científica brilhante e dono de um humor ácido e inteligentíssimo, decidiu, em 2014, lançar um livro chamado "E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas", no qual ele dá respostas científicas para perguntas absurdas! Mas isso é meio autoexplicativo. O livro conta com alguns questionamentos típicos de obras de ficção científica (E se, de repente, a Terra e todos os objetos no solo parassem de girar, mas a atmosfera mantivesse sua velocidade?) e outros simplesmente absurdos e preocupantes, tipo:

Seria possível deixar os dentes em temperatura tão baixa que eles se estilhaçariam ao tomar uma xícara de café quente?

Ou, ainda: Quantas casas são incendiadas por ano nos Estados Unidos? Qual seria a forma mais simples de aumentar esse número em quantia significativa (pelo menos 15%,
digamos)?

Assustador.
E o mais divertido é que o livro é inteiramente ilustrado pela mais bela e triunfante forma de arte moderna: stickmen. Vários quadrinhos com bonequinhos palito zoeiros em situações absurdas. É tipo aquele livro que a sua avó tinha, Minutos de Sabedoria, só que é interessante, divertido e não é irritante e mentiroso.

O livro chegou ao Brasil pelas mãos da Companhia das Letras e foi traduzido pelo Érico Assis, o único cara do Omelete que não... Deixa quieto, não vou falar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!