quinta-feira, março 26, 2015

Band Of Brothers e a família que escolhemos

Band Of Brothers e a família que escolhemos


           Você considera o seu melhor amigo como se fosse seu verdadeiro irmão? Porque identificamos as pessoas queridas como se fossem parentes consanguíneos? O que nos leva a criar um laço afetivo tão forte a ponto de se considerar o amigo(a) um parente próximo e querido?

          A minissérie da HBO Band Of Brothers (2001) produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks e co-dirigida por Tom Hanks retrata a história da Easy Company, integrante da 101ª Divisão Aerotransportada do EUA, na Segunda Guerra Mundial. Baseada no livro homônimo de Stephen E. Ambrose, bem como em entrevistas com sobreviventes, diários e cartas dos soldados. Com 10 capítulos de aproximadamente 1h de duração cada acompanhamos a história dos soldados da Easy Company desde a manhã do Dia D (6 de junho de 1944) até o rendimento do exército alemão. Os homens da companhia de elite lutaram na batalha de Bulge e renderam o quartel general de Hitler nos Alpes de Berchtesgaden.



          Algo a se destacar ao assistir à minissérie é o esforço que foi empreendido para se dar um maior nível de veracidade às cenas, principalmente nos momentos de combate. Por exemplo, aproximadamente 700 armas autênticas da época da 2ª Guerra Mundial foram utilizadas nas gravações, bem como dezenas de milhares de extras (figurantes) e por volta de 14mil caixas de munição eram utilizadas num único dia de filmagem. É certo também que tanques de guerra foram restaurados e até mesmo um avião C-47 (aeronave de transporte de paraquedistas) foi usado. Devido a esse cuidado com os detalhes técnicos, Band Of Brothers recebeu diversos prêmios. De 19 indicações para o Emmy levou 6 para casa, incluindo melhor minissérie, melhor elenco de minissérie, filme ou especial e melhor direção para minissérie, filme ou especial dramático. Os personagens são baseados em combatentes que deixaram seus relatos para o autor do livro e foram chamados para gravar depoimentos para o programa, sempre apresentados no inicio de cada episódio, mas só no último é que descobrimos seus nomes.
 
                  David Schwimmer (O Ross da série Friends) num momento de vergonha alheia

          É sempre bom lembrar que a minissérie apesar de se basear em fatos e relatos históricos não deixa de cometer deslizes com os acontecimentos. Isso pode incomodar a aqueles que prezam por uma maior exatidão para com o fatos, mas a minissérie se dá ao direito de exercer de sua licença poética e em troca é necessário ao espectador exercer a chamada suspensão de descrença. O cuidado para com a ambientação pode se perceber que serve como um instrumento para a imersão do espectador na história, e esse é com certeza o maior mérito dessa produção. As atuações são em grande parte impecáveis, e a história é mostrada sob a ótica dos soldados, em que vemos as dificuldades passadas pela Companhia Easy.
Ao longo da série vemos que a Companhia Easy sofreu muitas baixas, mas seus componentes demonstram um forte sentimento de companheirismo, que os destaca entre as demais companhias, a cada episódio nota-se o quão essa amizade entre os integrantes é o ponto fundamental para sua sobrevivência. Um dos pontos a se destacar como demonstrativo da coragem que se torna característica da Companhia é a comemoração deles quando um soldado recebe a medalha do Coração Púrpura, que é outorgada pelo Presidente dos EUA aos soldados feridos ou mortos em combate.

Personagens

          Entre os principais personagens da série conhecemos Richard Winters (Damian Lewis) que estabele um laço fraterno tão forte com seus companheiros que quando se torna major ainda luta com todas as forças que tem para a sobrevivência de seus pares. Temos também o capitão Lewis Nixon (Ron Livinston), que demonstra ter uma estrutura psicológica muito forte, mas que vemos que na guerra todos experimentam os seus limites. As cenas de guerra de Band Of Brothers são extremamente bem elaboradas e executadas.
          
            O verdadeiro Capitão Winters em dezembro de 1945


                    Damian Lewis na pele do jovem capitão da Cia Easy

O período mostrado que compreende o período do inverno na França, é provalmente o mais tenso de toda a série, pois a cada instante um ataque pode ocorrer e o mais surpreendente é perceber que o inimigo pode se manifestar de diversas maneiras e nem sempre se trata dos alemães. Um destaque a se fazer é que a cada episódio vemos a ótica de um personagem sobre o acontecimento em questão. Se você adquirir o DVD/Blu-Ray da série ele ainda traz um documentários com entrevistas e fotos originais com combatentes da época, além do Making Of que mostra como várias cenas foram gravadas. Se você for um fã de uma história que emociona e é bem contada deixo aqui a minha dica.

Um comentário:

  1. Posso dizer que esta minissérie foi responsável por eu ser até hoje um apaixonado e entusiasta por séries de TV. E a razão disso foi o nível de detalhes comentado por você. Como um apaixonado pela história da Segunda Guerra acompanhei com cuidado e não esperava muito realismo histórico. Parabéns pelos comentários

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!