sexta-feira, março 27, 2015

Força Sempre Ou: Renato Russo Eterno


Hoje dia 27 de março é ou seria o aniversário de Renato Manfredini Junior, conhecido no meio musical brasileiro como Renato Russo, líder e vocalista da banda Legião Urbana. O músico faleceu há quase 19 anos, em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos e deixou um legado musical que influencia jovens até os dias de hoje. Eu pelo menos felizmente conheço um bom número de garotos e garotas que eram nenês quando Renato morreu mas que conhecem suas músicas de cor e salteado. Sem sombra de dúvidas a obra musical de Renato Russo foi e é de extrema importância para mim. Aqueles que me conhecem sabem que sou um fã incondicional do cantor brasiliense, a ponto de conhecer pequenos detalhes de sua vida, como por exemplo recordar não com pesar todos os anos da data de seu nascimento. Por conta desse sentimento que me assolou poucos minutos antes desse 27 de março de 2015 se aproximar resolvi escrever esse post e mostrar um top 5 de músicas dos legionários que com certeza mexem com meus sentimentos independente dos momentos pelos quais esteja passando. Segue então a lista:

5- Quase sem querer:
Logo quando descobri a banda, muitas músicas me foram apresentadas, e isso ocorreu um tanto cedo, me recordo claramente de com 7 anos de idade ter escutado toda a letra de “Faroeste Caboclo” e ficar absorto com a história ali apresentada. Porém quando parei pra realmente tentar entender o que as letras diziam e memorizá-las a primeira música que me rendeu tal feito foi “Quase Sem Querer”. É engraçado ou interessante dizer que a primeira coisa que me chamou atenção na canção foi o solo de guitarra que pra mim era praticamente interminável e que surge no final da música:

4- Tempo Perdido:
Essa já traz uma lembrança muito especial, meu baile de formatura no curso de Filosofia. Quando essa música em um dado momento tocou no meio da festa, eu e amigos queridos que me acompanhavam e me acompanham até os dias de hoje, fomos todos tomados, por uma energia vinda sabe lá de onde e houve ali uma catarse que vez por outra é lembrada por nós em nossas rodas de conversas. É um daqueles momentos que não precisam de explicação. Dedico a todos os momentos mágicos e únicos que você que está lendo já possa ter tido ou possa vir a ter e claro, a meus queridos amigos que estavam comigo nesse dia. Força Sempre


3- Se fiquei esperando meu amor passar:
Há quem diga que todas as músicas de Legião Urbana são meio depressivas, e discordo totalmente de tal afirmação. “Se fiquei esperando meu amor passar” só me devolve o sentimento de esperança, e sempre que preciso acreditar no amor novamente recorro a essa música. Destaque pro verso “E fiquei tanto tempo duvidando de mim, por fazer o amor fazer sentido”. Ultimamente ando escutando ela bastante...

2- Perfeição:
A banda é muito conhecida por suas músicas de protesto, facilmente é possível se lembrar de “Que País É Este?”, “Faroeste Caboclo”, “1965 (Duas Tribos)”, entre tantos outros títulos. Para esse humilde fã que vos escreve, a mais atual e impactante, sem falar na que para mim é a que traz a banda no seu auge e na mais alta sintonia musical é “Perfeição”, que termina com uma citação de “O Bêbado E A Equilibrista” e ainda traz uma autocrítica.

1- Maurício:
A música do topo da lista é aquela que mais traduz uma frase de Renato em uma entrevista para a Band, em um especial que a emissora fez para aquela que curiosamente seria a última turnê da banda, já que após isso veio o período mais conturbado da saúde do vocalista e também a gravação do disco mais intimista do grupo: “A Tempestade”. Infelizmente poucos meses após o lançamento desse disco que trazia versos tais como: “Hoje a tristeza não é passageira, hoje fiquei com febre a tarde inteira” ocorreu o falecimento de Renato. A frase comentada anteriormente foi dita por Renato mais ou menos da seguinte maneira: “as pessoas cantam as nossas músicas que estão na primeira pessoa e automaticamente as músicas se tornam suas.” A música “Maurício” consta no segundo álbum da banda, e o verso com o qual me identifico e isso por diversos motivos, que você leitor pode ou não imaginar é: “Me sinto tão só e dizem que a solidão até que me cai bem”. Não sei que canções da Legião podem ou não ter lhe tocado profundamente, mas aqui fica essa singela homenagem a uma perda que a nossa música nacional em meio a tantas “músicas” feitas com vogais e ridiculamente erotizadas que presenciamos atualmente, ainda sente. Encerro com as palavras em latim, trazidas em todos os discos da Legião. Urbana legio omnia vincit. Que numa tradução livre significa “Legião Urbana vence a tudo”. Ouça no volume máximo. Força Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!