segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Skyfall (2002) - Trilha Sonora por Thomas Newman e Adele (01Dia)


Seção 1Dia: revisitando os primeiros posts do 01PD, modernizando-os e possibilitando aos 01PDnautas a leitura de posts que demandariam um trabalho de pesquisa mais lento.

*     *     *

Sim, inicio com uma pergunta: Bond tem sentimentos?

Skyfall - soundtrack by Michel Euclides Sousa on Grooveshark
Fato 01: não gosto dela. Não gosto do jeito que ela canta, e parafraseando minha amiga Mauricélia, "ela não passa sentimentos". Não como a Amy, que até hoje para mim foi injustiçada por não ter tido oportunidade de fazer um Bond Theme.

Porém,

Fato 02: Ao contrário de meu irmão e colaborador nesta ideia insana de blog 365dias, Felipe Pereira, eu gostei DESTA música de Adele. Por quê? Por ser um Bond Theme clássico. Tem suas falhas? Sim, tem - repetir "Skyfall" à exaustão não é exatamente estiloso - mas é uma música poderosa, que passa um sentimento de perda, de vazio, de sangue, de queda.

A trilha sonora de Newman é pontual, cirúrgica, minimalista e exata, mas cheia de sentimentos. Conta a história de cada cena com uma honestidade muito bacana, sem grandes arroubos orquestrais. Em alguns momentos você quase tem a impressão de estar "lendo" os pensamentos de Bond. As cenas de ação estão muito bem representadas por temas dinâmicos, ricos e variados.

Talvez o que faça falta à trilha sonora composta por Newman seja um tema central que guie a narrativa sonora. Pequenas pinceladas do "James Bond Theme" aparecem aqui e ali, mas apenas para dar um gosto de "será que agora vai?" ao espectador. Mesmo a recorrência da música-tema deste filme é pouca, apesar da importância que a música-tema deve (ou deveria) ter no desenrolar da trama.

A despeito destas pequenas falhas, é uma trilha sonora nível Sexta-feira. Agradável de escutar, relembram-se facilmente as cenas ao som dos temas, criam um bom envolvimento, ajudam a trama a se desenrolar e combinam belamente com a fotografia do filme.

Repetindo, Nível Sexta-Feira de qualidade.

Aguardamos vocês, leitores espectrais, nesta empreitada nossa aqui no UPD.

Este foi o famoso Ladrão de Almas, Michel Euclides, a seu dispor.

P.S.: Iniciei o post com uma pergunta: Bond tem sentimentos? Sim, é claro. E como são intensos, tão intensos, ele se fecha a tudo e a todos, formando aquela carapaça dura e fria que acompanha todo bom agente-secereto fodão nível 00.

Abraços e até amanhã.


P.S.: Pontualmente, traremos à luz alguns outros posts mais antigos para vossa apreciação. Abraços a todos!

                                                                                                                                                   M. Euclides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!