domingo, fevereiro 15, 2015

Gotham Episódio 15 - Scarecrow/Espantalho




Será que Gotham esta nos oferecendo o melhor episódio da temporada. Vamos ver, e no final o evento de Gotham que todo mundo esperava.

Preparem-se, senhoras e senhores, eu estou prestes a escrever o melhor comentário, o mais positivo, sobre Gotham. De cara, Scarecrow/Espantalho nos mostra a incrível promessa que pode ser essa série. Apesar do fato de conter o nome de um batvilão razoavelmente proeminente no título, ele não é nem remotamente o foco principal do episódio, e  poderia ser realizado até mesmo sem ele.

Recentemente eu senti que Gotham vinha alinhando elementos cada vez mais individuais que eu gostaria de ver nela, mas ela já teve problemas de coloca-los juntos e transformar isso em uma grande história. Eu não tenho certeza se Scarecrow se qualifica como uma grande história (eu fiquei meio desencantado com o seu anterior, O Temível Dr Crane), mas é sem duvida o episódio de Gotham que vem mais próximo para pregar tudo que ele precisa fazer.

Considerando-se que Gotham é, apesar das conexões extravagantes, uma série de investigação policial, ela nunca foi perfeitamente capaz de estabelecer uma forma consistente semana após semana. Eles estão estabelecendo-se em um ritmo agora, com o tipo de abertura visuais chamativas que faz Arrows (O Arqueiro) desde a sua segunda temporada. Ficamos dessa vez com a mesma atmosfera aberta no episódio anterior, com o Dr. Crane cometendo outro assassinato e indo em seguida para uma brutal briga de Fish Mooney, que ficou apenas sugerida e não mostrada. Minha reação inicial foi pensar: "bem, a vaca esta indo para o brejo à partir daqui...", mas fico feliz em informar que eu estava errado.

Houve tropeços? Claro.O romance entre Gordon e a Dra. Tompinks é muito estranho. É dificil de explicar, mas parece que Gotham está tentando corrigir os erros que cometeu recentemente, na semana passada, o que obviamente não faz sentido, uma vez que não é como se no dia seguinte pela manhã a séries já estivesse ganhando um novo frescor em sua produção. Bullock é mais uma vez a voz de um publico confuso quando ele recebe a noticia de que a Dra. Tompinks é a nova médica legista do CGPD e diz "Voce está brincando". Mas há toda essa estranheza de coisas falada por ela como: "Você me sugeriu para o trabalho" e Jim dizendo para ela "Não me beije no trabalho". Isso é um ponto completo de absurdo depois da pegação dos dois, já dentro do CGPD.

Mas é infinitamente melhor melhor que a porcaria da Barbara, e agora que eles estabeleceram algumas regras, pode ser se comportem como adultos. Sem barbará mais uma vez esta semana, e sem Selina e os outros moleques de rua. Talvez eles estejam colocando finalmente essa história para o pasto, o que é uma grande coisa a se fazer para se abrir espaço para histórias mais adequadas, ou talvez,  Gotham tenha apenas que deixar esse constrangimento de lado.

Essa é uma queixa relativamente menor, mas eu gostaria de ter visto um pouco mais de trabalho de policia real rastreando o Dr. Crane. Concentrar-se em explicar a trama para Gordon, Bullock e publico, foi extremamente estranho. Aparecer uma tese acadêmica do Dr. Crane que explica toda a sua motivação para os crimes que comete, era algo claramente preguiçoso, que poderia ter vindo para fora desde a semana passada. Isso foi preguiça ou então algo do tipo: "ficamos sem idéias". Nesse território, não se sentia a necessidade de nos dar três minutos absurdos com Nygman e Cobblepot, ou as cenas inteiras que foram gastas para fazer sentido a relação Gordon/Tompikins, havia tempo para melhores explicações.

Para maior parte porem, até para Edward Nygma houve uma boa escrita esta semana. Eu poderia fazer sem a pesada "estragada" do primeiro encontro dele com o Pinguim, mas  para além disso, se sente Edward como um personagem adequado ao Departamento de Policia de Gotham City. Suas cenas com Gordon e Bullock esta semana deveria ter sido escrito muito antes na temporada. Estranho e esquisito, mas não foi uma cena com uma grande bandeira verde em seu rosto. Inferno, talvez devemos a começar a nos preocupar em sentir pena dele antes de transformar no vilão que o aguarda, se continuar assim.

Há um pouco mais de ênfase nas experiências reais do Dr. Crane com a sua toxina do medo esta semana (Julia Sands esteve muito legal como o Dr.  Gerald Crane), e é adequadamente horripilante. Quer dizer, a cozinha real e a destilação das glândulas adrenais, parece ter saído direto de um filme de terror, mas, na verdade, injetar em seu filho adolescente, com um poderoso estimulante/alucinógeno é, provavelmente, uma coisa muito louca na categoria abuso infantil.É um bom sinal de partida para o vilão Espantalho com um toque adequado, eu acho. Está é também  a primeira vez que nos realmente vimos uma origem feita em live-action, e há uma recompensa divertida ao seu final.

Assistindo Maroni e Falcone começando a ficar "amigos", mas prontos pra enfiar um punhal nas costas um do outro foi um prazer, e eles se parecem mesmo juntarem-se para tornar os dias do Pinguim ainda mais complicado e doloroso. Eu gostei da grande maioria das histórias do Pinguim neta temporada, mas os cruzamentos que estavam ocorrendo estavam se tornando muito pesado. Agora ele tem seu próprio caminho com Maroni sendo tirado das suas costas, e com Fish Mooney longe por um tempo. Pinguim e Falcone podem se mover-se um pouco mais para frente na trama.

A maneira pela qual Falcone escolhe "possuir" o Juiz se sente como uma boa jogada. Gotham City é conhecida pela extravagancia, e os maus (e os mocinhos) daqui certamente tem uma certa distorção de caráter. Em Gotham, você não apenas chantageia um Juiz com imagens de seus flertes sexuais distorcidos, você junta as imagens dominatrix para quebrar seu espirito enquanto dois senhores do crime assiste de camarote.

Então vamos ver se consigo manter uma boa pontuação esta semana. Muitos bons visuais esta semana? Confere! A origem de um batvilão que não ofusca o resto da história? Confere! Os melhores elementos da série progredindo de uma forma logica? Confere! Acrescente algumas boas canções em sua trilha sonora e a coisa começa a crescer. Há, e por falar em trilha sonora, eu quase cai da cadeira quando a banda no club do Pinguim (sim, o que era antes de Fish) estava rasgando a canção de The Stranglers, No More Heroes. Eu suspeitei durante toda a temporada que alguém com um serio e bom gosto musical estava se esgueirando e trazendo algumas musicas apropriadas para esta série, mas isso seria assunto para o Michel, o nosso critico musical.

VIDA COM OS WAYNES

- Eu senti que a caminha de Bruce sozinho pela floresta seria uma oportunidade seria para introduzir a caverna debaixo da propriedade dos Waynes, mas não era para ser. Mas isso não foi realmente um problema.

- E quanto a Sean Pertwee ser o melhor Alfred? Eu estou começando a sentir a coisa assim. Ainda tivemos uma dica de que no passado Alfred era um fodão Eu ficaria feliz com um episódio em flashback focado nisso em algum momento.

CENTRAL GOTHAM


- Eu não tenho certeza de como me sinto sobre o "estado de terror constante" em que Jonathan Crane se encontra depois das toxinas do pai, a menos que este acabe com um corpo ardente de medo a medida que se olhe para dentro de suas alucinações terríveis... Teria sido bom conhecer Jonhatan um pouco mais, ja que ele me parece um garoto razoavelmente ajustado aqui.

- Há um grande inimigo de Jonah Hex que compartilha o mesmo sobrenome do Juiz favorito de Maroni e Falcone, mas acho que isso foi apenas uma coincidência.

- Nygma esta cozinhando alguma coisa verde em seu laboratório. Aquilo tem algo melhor que apenas coincidência.

O EVENTO DE GOTHAM QUE TODO MUNDO ESPERAVA


Não, não foi esta semana. Será na próxima. Um Trailer do próximo episódio nos mostra o que com certeza sera o mais doido varrido e psicopata dos batvilões. Sim senhores, o Joker, o nosso Coringa. Confira e veja se você tem duvidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!