quinta-feira, fevereiro 12, 2015

10 canções para amar, sofrer e lembrar.

Hello, stranger.
Não há muito o que falar. Esses dias, amor tem sido para mim sinônimo de pensar, sofrer e lembrar. Escrever e ouvir músicas, tocar um violão, vagar por aí procurando e evitando coisas e situações, sendo pego de surpresa...

Viver é mesmo muito arriscoso, e amar é se perder.

1. Al Green - Simply Beautiful (1972)


Uma canção cheia de mojo. Uma ode ao amor meio safado, que transforma a mulher em objeto de devoção e de perdição. Perfeita para se mostrar a ela que é impossível viver sem poder contemplar/degustar sua beleza. Obra prima do mestre Green.

2. Rumer - Slow (2010)


Essa entra no meu top 10 de músicas mais lindas de todos os tempos. Rumer é linda, e sua voz suave é perfeita em cada instante dessa pérola que é "Slow". Sabe aqueles momentos em que você percebe quando seu novo relacionamento está caminhando rápido demais? É a hora de tocar esta música e pedir para desacelerar um pouco - ao mesmo tempo que se sente consumir pelo desejo de se perder nesse turbilhão. Foda.

3. Sara Smile - Hall & Oates (1976)


Uma linda declaração de amor, Sara Smile, de Hall & Oates, tem sabor de um amor puro. Perfeita para se mostrar a que todos os problemas se vão quando ela sorri. Linda, suave, gentil, harmoniosa, estilosa... entra no top 10 de músicas essenciais para uma noite de amor.

4. The Rolling Stones - Wild Horses (1971)


Uma das canções mais lindas dos Stones. Entregue, apaixonada, inspirada... "Nem cavalos selvagens me tirariam daqui", diz o amante para sua amada em um momento de paixão. Perfeita em sua simplicidade e na intensidade do violão de Keith Richards e na voz contida de Jagger.

5. Take That - Back For Good (1995)


Aquela baladinha despretensiosa, mas que acaba pegando você por ser extremamente doce. Ela já embalou uma de suas antigas paixões, e tem um lugar especial no seu coração para ela. Muito bacana.

6. James Blunt - You're Beautiful (2004)


"Como se chama esse sentimento, essa sensação de ser dominado, de estar impotente diante de uma beleza inexplicável? Por que ela, tão pequena, conseguiu fazer meu coração descompassar sem esforço algum, estando apenas ali, parada, olhando para mim, esperando por mim?"
Ainda que eu não a conhecesse?

7. Air Supply - Lost In Love (1979)


Nenhuma dupla romântica conseguiu cantar o amor como Air Supply, e "Lost In Love" é sua opera maxima. Amar é estar perdido, nenhuma definição pode ser mais exata. E esta está, definitivamente, no top 10 das românticas mais lindas.

8. Bee Gees - How Deep Is Your Love? (1977)

A sinceridade da voz dos irmãos Gibb, a ingenuidade em perguntar... "O quanto você me ama?"



Essa linda canção embalou muitos romances, tenho absoluta certeza. A harmonia das três vozes, a beleza do arranjo, o sentimento de prazer que surge ao ouvi-la... uma declaração de amor meio egoísta, sim, mas qual amor não é?

Sem falar que ela é deliciosa de cantar ao violão.

9. Damien Rice - The Blowers Daughter (2002)


O Amor cantado por Damien Rice é um jogo perdido, e todos saem sofrendo no final. Mas enquanto ele acontece, há algo que não pode ser evitado: amar torna-me uno com o objeto de meu amor. "The Blower's Daughter é, com certeza, uma das músicas mais belas e mais tristes de todos os tempos.

E ela teve uma participação especial em minha história.

10. James Vincent McMorrow - Cavalier (2014)

Escolhida para encerrar a lista de hoje por ser simplesmente uma das músicas mais fodas de todos os tempos. E por ela falar uma das frases mais doloridas já proferidas por todos os poetas e músicos:

- Eu me lembro do meu primeiro amor.

*    *   *

Encerro aqui esta pequena lista, e deixo-vos na presença do amor e de todas as suas sutilezas e armadilhas.

Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!