Saudações, nação 01Pd! Vou faze uma coisa diferente hoje: um review tecnológico atualizadíssimo!
Recentemente criei vergonha na cara e comprei um Kindle. Nada da nova geração, comprei o modelo mais básico e antigo, o Kindle 4 ou, para os íntimos, apenas Kindle.
Kindle, para quem não sabe, é o leitor digital mais vendido do mundo, produzido pela Amazon e vendido no Brasil no site da mesma.
A ideia do aparelho é simples e atraente: um leitor de livros cuja única função é essa, ler livros. Você não vai ser distraído pelo Facebook, não vai se distrair pelas notificações do Twitter, não vai ficar tirando fotinha pra postar no Instagram, não vai ter um milhão de podcasts te impedindo de ler e não vai contrair hérnia de disco de carregar 45 quilos de livros em uma mochila.
Tudo no Kindle é charmoso: o ato de comprar o aparelho na loja da Amazon é simples e prático, tudo é explicado a você nos mínimos detalhes e, mesmo que a compra seja feita em um site, algo que poderia ser distante e impessoal, a sensação que se tem é a de um bom atendimento. Quando o produto chega na sua casa (o que nunca passa dos dez dias, aqui não chegou a seis) e você pega a caixa nas mãos, a vontade que tem é de abraçar o pacote. Abrir a caixa também é prazeroso: Não é como uma caixa de celular: tudo é tão bem acomodado que até emociona.
O aparelho em si é sóbrio e elegante: pequeno, leve e bem acabado, sua tela monocromática reflete pouquíssima luz e suas bordas arredondadas fazem com que ele se acomode em suas mãos de forma quase carinhosa.
Quando você liga, se você já tem um e-mail cadastrado na Amazon, o dispositivo já vem cadastrado em seu nome e, após algumas configurações básicas, é só começar a usar.
O Kindle 4 tem 2 GB de armazenamento, onde cabe MUUUUITA coisa, mede 6" de tela e pesa 213 g. Tem, ao todo, 9 teclas e um pad: a de ligar e desligar (que também serve para bloquear a tela) que fica abaixo do dispositivo, ao lado da entrada micro USB, cinco teclas no painel dianteiro, a tecla voltar, a que aciona o teclado virtual, a tecla menu e home, além do pad para movimentação do teclado e a tecla enter. Nas laterais há as teclas de página, duas no lado direito e duas no lado esquerdo. A função delas é a mesma: passar páginas, indiferente se você é canhoto ou destro. Sim, eles pensaram em tudo.
A tela do aparelho é um charme: monocromática, não é touch (pelo menos não a desse modelo, o que é divertido, porque todo mundo que pega nele vai logo esfregando o dedo na tela, mas já voltamos a esse tópico) e imita quase perfeitamente o visual de um livro, o que é confortabilíssimo aos olhos. Sem falar que tem um glitch que, acada passagem de páginas, dá uma rápida escurecida na tela, que é charmoso pra caramba.
Você pode usar o leitor do jeito que ele sai da caixa, ele já vem até carregado, mas pode fazer algumas pequenas alterações nas configurações, caso convenha. Como mudar o tamanho da fonte ou o nome do dispositivo. Por falar em bateria, a carga dura semanas!!!
O acervo de livros da Amazon é uma das coisas mais lindas do mundo, são milhares de títulos em português e milhões de livros em inglês, sem falar nos outros idiomas. Praticamente toda a obra dos grandes autores brasileiros (Machado de Assis e afins) está disponibilizada de graça para baixar quando você quiser, além de uma infinidade de títulos menos interessantes. Há a possibilidade de transferência do material que você tem no HD, mas a coisa é um pouco complicada e você precisa de um software específico pra fazer o trabalho. Não que não compense, mas os livros da Amazon são formatados de uma maneira que você nunca vai conseguir fazer.
Os livros são, em geral, do mesmo preço de suas cópias impressas, mas praticamente todo dia tem promoção na loja, então você pode, facilmente, encontrar um Game of Thrones a R$ 9,90, um Harry Potter a R$ 5,00... Você pode, inclusive publicar na Amazon, olha que beleza.
É importante saber que, depois de comprar o Kindle, sua vida vai mudar. E, em certos aspectos, não será para melhor. Você vai passar dias e mais dias explicando a todo mundo que não é um tablet e as pessoas vão dizer coisas como "e pra que que serve, então", ou "só pra ler? Que coisa mais sem graça" ou ainda, "E porque você não compra um tablet?". Sem falar no medo que você vai ter de ler no ônibus e precisar explicar ao assaltante que aquilo não é um tablet, até demonstrar o funcionamento ao mesmo. Por outro lado, é divertido ver as pessoas tentando descobrir como ele funciona e ficando decepcionadas ao esfregar o dedo na tela e ver que nada acontece. A decepção no rosto das pessoas é sempre algo engraçado de se ver.
Entre outras dezenas de funcionalidades, o Kindle conta com um e-mail que converte automaticamente qualquer documento (sem imagens) para o formato nativo do dispositivo. Se você envia um .DOC para a conta, ele será convertido e adicionado à sua biblioteca, pronto para ser lido no formato correto e com uma formatação decente.
Um dos poucos inconvenientes do aparelho é sua incapacidade de ler os formatos PDF (sem gambiarras) e EPUB, entre outros menos populares. O único formato aceito é o MOBI. O que não chega a ser um inconveniente grande, exceto que o formato não trabalha bem com imagens.
O Kindle é isso: charmoso, prático, leve, barato, bonito, funcional e, o melhor de tudo: não entorta no bolso e cumpre exatamente tudo ao que se propõe. Diferente de uns telefones aí.
Altamente recomendado.
Especificações:
Tela | Tela E Ink Pearl de 6" (15,2cm) da Amazon, com tecnologia de fontes otimizada,167 ppi, escala de cinzas com 16 níveis. |
Dimensões | 165,75 mm x 114,5 mm x 8,7 mm. |
Peso | 170 gramas. |
Armazenamento | 2 GB interno (aproximadamente 1,25 GB disponíveis para conteúdo do usuário). |
Tempo de Bateria | Uma única carga dura até um mês com a função wireless desligada, baseando-se em uma leitura diária de 1/2 hora. |
Tempo de Recarga | Carga completa em aproximadamente 3 horas por meio de um cabo USB – incluído – conectado a um computador. |
Conectividade Wi-Fi | Suporta Wi-Fi b/g/n e protocolos de segurança WEP, WPA, e WPA2. |
Porta USB | USB 2.0 (conector micro-B) para conexão com o adaptador de corrente do Kindle (vendido separadamente) ou para conexão com um computador PC ou Macintosh. |
Formatos de Conteúdo Suportados | Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção e PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG e BMP através de conversão. |
Documentação | Guia de início rápido (incluído na caixa); Manual do Usuário Kindle (pré-instalado no dispositivo). |
Garantia e Assistência | Garantia limitada e assistência técnica por 1 ano inclusas. |
Incluídos na Caixa | Leitor de livros digitais Kindle, cabo USB 2.0 para carga e Guia de início rápido. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!