segunda-feira, julho 07, 2014

Top 10 Melhores Filmes – Um Resumo do Meu Amor ao Cinema (I’m Back Again)

P.33 – Janiê Maia

Olá galera! Tudo ótimo e maravilhoso com vocês? Bem, espero que sim! Depois de 2 meses ou mais afastada do 01PorDia estou de volta, aos poucos, me arriscando novamente a me aventurar no mundo das críticas. Mas porque aventurar-se? Porque cada crítica de cinema que faço é uma crítica à mim mesma, é um esforço feito com carinho e dedicação a cada leitor, à você. Agradeço de coração aos meus colegas Felipe Pereira, Michel Euclides e Assis Oliveira por terem permitido minha entrada nesta dose de cultura diária. Meu afastamento se deu devido ao ano de colação de grau da faculdade, mono, trabalho, tarefas diárias que acabaram consumindo boa parte do meu tempo, mas conseguindo administrar para ter tempo novamente para vocês. Sem mais delongas, tenho uma lista extensa de filmes para resenhar (bastante acumulada afinal), porém, volto again com um Top 10 Cinema – meus melhores filmes, em minha opinião, please, podem criticar a vontade. Afinal, estes 10 filmes resumem o porque do meu amor pelo cinema, claro que tem outros, foi muito difícil resumir em 10 escolhidos, mas aqui estão eles. Como sempre, let’s go!

10 - O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
Scorsese é e sempre será o meu diretor predileto, sua contribuição para o cinema é inegável, ele tem aquele status quo que sempre confirma seu jeito diferente de filmar. Aí do nada ele decide fazer um filme diferente, uma comédia meio drama, isso para os scorsesianos é novidade. Surgiu então O Lobo de Wall Street, um filmaço, mudei minha lista dos 10 melhores várias vezes e decidi incuí-lo de forma merecida. Este longa conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) um acionista ambicioso que decide acumular riquezas sem deixar a diversão de lado, mesmo que isso lhe custe sua liberdade! Vale a pena! Uma puta atuação de DiCaprio.

9 - Clube da Luta (David Fincher)
É um daqueles filmes que você tem que assistir pelo menos uma ou duas vezes no ano para não perder a prática, Fight Club é um filme intenso no que tange a emoção humana ou a nossa dualidade mental. São duas horas de pura adrenalina, a cada cena é perpetuada para o final primordial e surpreendente! O melhor filme de Fincher em minha opinião, e sem falar nas atuações magníficas de Brad Pitt e Edward Norton.

8 – Segredos de Sangue (Chan-wook Park)
Já critiquei esse filme aqui no 01pordia e afirmo a mesma coisa: é uma obra prima, um clássico. O longa narra a história de India Stoker e sua tragédia familiar iminente, ao perder o pai vem a tona um segredo de família, um segredo de sangue. O filme é realmente surpreendente, a estreia do filme causou controvérsia entre os críticos, porém a recepção foi realmente bastante favorável. O mais interessante é que o diretor Chan-wook mostrou a Hollywood uma nova forma de suspense, o suspense drama. Aquele que te deixa grudado na tela e não com receio de ver cenas sanguinárias.

7 – Alabama Monroe (Felix Van Groeningen)
Ahh esse filme é realmente feito por aquele cineasta que entende o que é o verdadeiro cinema. O drama do casal protagonista da história que descobre que sua filhinha está doente é realmente tocante, porém o ponto forte desta película é a forma como a religião e o sexo são retratados. E ainda com músicas country! Também aqui há um tema visual que amo de paixão – as tatuagens, sim meu caro cinéfilo, a protagonista é uma tatuadora e tem o corpo coberto pela arte da pele. A linda fotografia seduz ainda mais!

6 – DogVille (Lars Von Trier)
Não é de hoje a minha paixão por Von Trier, tudo bem que ele é quase um seminazista, mas fora isso ele é um ótimo diretor. Que o diga seu mais novo sucesso – Ninfomaníaca! Mas o filme de Trier que é meu preferido é sem dúvida Dogville, é simplesmente magnífico, é um filme diferente em todos os sentidos, personagens, histórias e o cenário. Sim, o cenário é interessante porque quase não existe!!! O longa foi totalmente rodado dentro de um galpão, Dogville é o nome da cidade referencial do filme, sugestivo! Nicole Kidman é a protagonista, confiram!

5 – Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino)
Tarantino, meu caro, confesso que não era fã de seu estilo, mas com o tempo aprendi a admirar desde o momento que assisti Cães de Aluguel, e o ovacionei com Bastardos Inglórios! Bastardos é um filme grande de soberbo, do tamanho do talento do diretor. A história dos soldados americanos que tentam matar Hitler e anular seus planos é recheada com requintes de adrenalina, uma aula, sobretudo de história. Destaco a atuação de Christoph Waltz!

4 – O Iluminado (Stanley Kubrick)
Quem nunca ouviu falar neste filme, ou mesmo no livro de Stephen King? The Shining é um clássico, uma das obras primas de Kubrick, que nos deixou filmes magníficos. O Iluminado nos mostra a angústia da família Torrance ao se mudar para um hotel um tanto assombrado onde o filho deles expõe ainda mais seu dom paranormal!  Todo cinéfilo deve assistir!

3 – Persona (Ingmar Bergman)
Bergman é o rei dos diálogos expressivamente humano, em todos os seus filmes fica claro como o mesmo entendia tão bem a inquietude do que somos e o faz de forma tão mestra que fica difícil não admirá-lo! Em Persona essa característica não é diferente, ele compôs um enredo em que duas mulheres se confrontam diante de seus anseios! O admirável nesse filme é a forma como podemos nos identificar diante de questões filosóficas existencialistas.

2 - Fahrenheit 451(François Truffaut)
Conheci Truffaut a quatro anos e digo que o cinema que fez deixou um grande leque de ensinamentos. Seus filmes são compostos de temas clichês a polêmicos, contudo todos estes nos levam a novos questionamentos. E não é diferente em Fahrenheit 451, ao contar o enredo de uma sociedade futura em que é proibido ler, ter livros e escrever Truffaut traz a tona um debate cultural: sem livros não há conhecimento, porque são neles onde o homem expõe seus medos e opressões!

1 – Taxi Driver (Martin Scorsese)
Comecei e finalizo meu Top 10 com Scorsese, foi proposital, meu diretor de coração, simplesmente admiro e endeuso sua forma de fazer cinema. Taxi Driver é um filme divisor de águas, é uma relíquia cinematográfica, em sua época causou um grande impacto cultural e até hoje seu conteúdo é bastante forte para quem não está devidamente preparado. É considerado um dos melhores filmes de todos os tempos! Curioso? Assista e confira a trajetória de Travis Bickle da alienação a libertação!
 Talvez meu Top 10 agradaram a alguns e a outros não, mas é top pessoal e não dá para definir o gosto cinéfilo de todos! Mas os filmes são excelentes galera, sugiro para quem está começando a adorar cinema a assisti-los e criticar depois. Ademais, desculpem alguns erros ou falta de mais conteúdo, estou meio enferrujada na crítica, a abstinência de cinema está acabando. Voltando aos poucos, mas voltei!

Super Beijos!!!!

3 comentários:

  1. Retorno com todo gás! Sela bem vinda de novo. Não vou fazer nenhuma ressalva a sua lista, em especial por começar/terminar com Martin Scorsese e seu Lobo marrento.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico! FENOMENAL! Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!