sábado, maio 17, 2014

Person oF Interest - Episódio 23 - Fim da Temporada - Parte II

PERSON OF INTEREST MOSTRA-NOS COM QUE REALMENTE SE PARECE O TECHNO-FASCISMO.


Na primeira parte da minha postagem sobre esse final de temporada de Person Of Interest eu estava muito desnorteado com o que vi e com os sentimentos que eles fizeram brotar. Foi tudo muito desconcertante em um nível que eu pensava não poderia chegar. Achei que era preciso esclarecer um pouco mais para que nossos leitores pudessem compartilhar comigo o mesmo nível de espanto que o episódio me causou. Então, mãos a obra!



Greer da Décima e O Samaritano


No final dessa temporada tudo mudou, a atual distopia mostrada pela série se tornou mais obscura do que antes, e a vida de nossos principais personagens está preste a ser devastada por uma ameaça politica que ele nunca imaginaram estar por vir.

A série sempre patinou entre a linha do realismo de suspense e a construção de um mundo especulativo. Mas as cenas finais desse episódio nos levaram muito mais para um fim especulativo das coisas, a criação de uma versão paralela e autoritária dos Estado Unidos, onde parece que nosso personagens viverão na próxima temporada.

A Política de Vigilância: Uma razão sem causa

O episódio começou com Collie, o lider da facção Vigilantes, produzindo um simulacro de julgamento para os crimes cometidos pelo EUA e transmitido em rede mundial, assim ele pensa. Crimes de vigilância em massa e prisões secretas de pessoas inocentes. Como ele questiona cada representante do que ele chama "o estado orwelliano", daí mergulha de volta no tempo para 2010 e nos mostra com se deu sua ancensão dentro da estrutura de poder da facção. Embora Collie tenha ganhado nossa simpatia desde o último episódio, é difícil continuar simpatizando com ele quando o vemos atirar num agente infiltrado do FBI que descobriu a vigilância e nos dias de hoje atirando friamente em um conselheiro do presidente por mentir sobre o seu envolvimento com a empresa Northern Light. Embora os objetivos de Collie tenha muito em comum com a Gangue da Maquina (Finch, Resse, Shaw e Root), seus métodos estão longe de se assemelharem. Collie é muito mais rápido no gatilho, e não esta disposto a questionar seus pressupostos. Ele também está recebendo ordens da mesma fonte misteriosa que o recrutou, enviando mensagens de texto para seu celular. Durante o julgamento, começamos a ver os contornos das novas alianças políticas que são consistente entre Greer (Décima), o Senador Garrison, A facção Controle e Finch, que é o o wild card real aqui. Sabemos que Greer e Garrison são completamente corruptos, dedicados a consolidar o poder, não importa o custo. Mas o representante da facção Controle é um verdadeiro crente que significa que quando eles dizem que ama o país, é de verdade. Ela está disposta a proteger Finch com sua próprias vida, por que ela respeita o que ele fez para acabar com o terrorismo. Finch por sua vez, respeita toda a vida e derrama suas entranhas sobre a maquina quando Collie ameaça matar todos eles.

Collie, Juiz e carrasco
Ao final do julgamento, Vigilância na pessoa de Collie começa a parecer patético, bem como perigoso. Não. Collie não tem objetivos políticos claros, nem ele parece entender plenamente a tecnologia contra a qual ele protesta. Com o seu segredo do passado, o julgamento sem lei, ele está replicando a forma exata de injustiça que ele afirmar querer eliminar.

A Política da Décima: Fabricando dissidências.

Quando a equipe de seguranças privados da Décima invade o julgamento e salva todo mundo que ainda está vivo, é apenas uma questão de minutos antes que Garrison e Greer dêem o sinal verde para colocar Samaritano online com acesso total a vigilância da nação. Root e Shaw estão correndo contra o tempo para instalar sete novos armários servidor na instalação da Décima que detém parte do cérebro do Samaritano. Mas o poder da Décima é ascendente


O servidor, cérebro do samaritano

E é ascendente de formas que são verdadeiramente aterrorizantes, Porque assim que garrison e o Controle estiverem longe, Greer revela a Collie e a Finch quão e exatamente funda a toca do coelho. Acontece que a Vigilãncia foi uma invenção de Greer - era ele o cara que recrutou Collie com as mensagens de texto. Ele criou os terroristas  da privacidade, porque, como ele diz, a maquina estava fazendo seu trabalho muito bem. Para ter o Samaritano online, ele teve que fabricar uma ameaça que iria enviar o governo a correr para ele.


Greer o chefe da Décima.
Há um momento profundamente arrepiante quando Greer revela a Collie que pensava que seu julgamento estava sendo transmitido em em rede mundial. "Quem você acha que faz o equipamento que você usa para transmitir?" ele zomba. Acontece que a coisa toda foi fraudada a transmissão estava indo para os servidores da décima e para nem mais um outro lugar. O rosto de Collie cai quando ele percebe que era apenas uma peça manipulada do jogo. Ele está lutando contra uma tecnologia que mal compreende, e a sua ignorância finalmente fica evidente para si-mesmo. Collie tem apenas desempenhado um papel no show de marionetes de Greer. Enquanto ele ainda esta sofrendo com a revelação, as armas da Décima o tiram do jogo.

Sabíamos que Greer era perigoso, mas este é um novo nível de maquiavelismo. Ele está jogando um jogo longo de fabricação da própria dissidência, a fim de trazer o seu deus IA para a vida. E agora.

A Política do Samaritano: Transparência autoritária.

Depois de instalar os servidores nas instalações da Décima. Root diz ao resto da Gangue da Maquina que o objetivo nunca foi impedir que o Samaritano ficasse online O objetivo era simplesmente sobreviver. Quando Greer traz o Samaritano online, percebemos o que isso significa. Porque Finch recusou-se a deixar que o corrupto Senador Garrison fosse assassinado, uma relação entre a Décima e o governo floresceu. A maquina acreditava que isso levaria ao Samaritano ter acesso as fontes do governo, e de fato ele fez.


O Corrupto senador Garrison
Quando vemos a interface completa do samaritano online, é pior do que pensávamos. Este é verdadeiramente um futuro orwelliano voltando a vida> cada pessoa que o Samaritano vê é através da categoria "desviante" ou não. Atividades que a The machine iria ignorar - como vê pornografia, fazer declarações anti-governo, ou baixar filmes piratas - são destacadas como ações potencialmente criminais. O Samaritano parece incorporar os piores aspectos da moralidade conservadora dos Estados Unidos. E seu primeiro passo é criar uma lista de alvos dos "desviantes" que devem ser mortos


A interface do Samaritano e seus "desviantes"
Eu não acho que o amigo de Finch teria deliberadamente concebido o Samaritano desta forma, então eu tenho que assumir que este samaritano é a construção de um código mora com base no que tem sido alimentado pelo Governo dos EUA e a Décima. Lembre-se que Finch diz que fez a The Machine com um sistema fechado para proteger pessoas inocentes. Como resultado, tudo que a maquina revela são os números que ajudam a comunidade de inteligência a descobrir onde os crimes vão acontecer por meio de análises. O samaritano não tem restrições - É uma inteligência de erradicação da privacidade, e define "crime" como "desvio", o que significa que ele está julgando as pessoas e não apenas quebrando a lei, mas pisando nas normas sociais externas.



Para ajudar o grupo da maquina a sobreviver, Root foi capaz de modificar a programação do Samaritano, de forma crucial. Ela instalou um "ponto cego", que vai permitir que sete pessoas-chave (A gangue da maquina e mais três Nerds amigos de Root) ficar fora de vista, com novas identidades que ela fabricou. Samaritano acredita que eles se tornaram essas novas identidades, e etá programado para ignorá-los. Seus desvios foram apagados - contanto que eles encarnem as novas pessoas que o Samaritano acredita que elas sejam.


Os setes que ficaram de fora da visão do samaritano
"Você não é um homem livre Harold", adverte Root. "Você é um número... e um monte de gente vai morrer" Entramos num estado policial, gerido por uma maquina de vigilância.

Como eu disse anteriormente, isso sinaliza uma grande mudança na série. Muitas das ameaças que se escondiam em Root e nas imaginações de Finch se tornam reais. As autoridades descobriram o esconderijo secreto da biblioteca da Gangue da maquina, e conhece as suas identidades reais. A Gangue da maquina vai ter que se espalhar, fingir não ser um "desviant", e trabalhar ainda mais secreta que antes. Por fim, nossos personagens estão realmente vivendo em um mundo orwelliano, sob vigilância de uma maquina hostil, e ameaçada por uma corporação multinacional que é muito mais perigosa do que o governo dos EUA. Só o Detetive Fusco parece ter saído ileso - samaritano não o classificou-o como um desviante, ele vai manter a sua verdadeira identidade.


Finch, Urso e John, até a próxima temporada
Nos momentos finais do episódio, aprendemos que Greer não é apenas um Powermonge sem alma. Ele é um verdadeiro crente também - no Samaritano. Ele é basicamente uma "singularidade" que acredita que a IA deve governar todos nós. Quando Samaritanos pede a Greer o seus próximos comandos, Greer responde: "O que, meu caro Samaritano? quais são os seus comandos para nós"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!