quinta-feira, maio 15, 2014

Person of Interest - Episódio 23 - Fim da temporada



QUANDO NASCEM OS DEMÔNIOS


Estou aqui porque acabei de ver o último episódio da temporada de Person of Interest e não poderia existir forma mais ruim de acabar uma temporada que nem nos promete uma continuação. Mas esperem, não ruim no sentido que eu dei a entender, é que foi triste, melancólico como algo que nos aperta o peito e nos fere no fundo da alma. A velha sensação de que mesmo que você tenha se empenhado ao máximo, com toda a sua vontade e recursos, ainda assim você não conseguiu vencer. O sentimento de que o seu inimigo foi mais forte que você e por isso venceu? Não. Ele apenas jogou mais sujo e não pensou duas vezes antes de colocar em curso qualquer coisa que estivesse ao seu alcance para atingir seus objetivos. Fato: Não há melhor defesa quando seu inimigo e pior do que você!


Alguém entre vocês poderia dizer: Há! isso é apenas uma obra de ficção! Não me perturba. Ok, amigo, se é assim que você vê o mundo não o culpo por isso, pois os verdadeiros culpados você nem consegue sonhar quem são.

E mais: Quantas vezes já vimos a ficção se tornar realidade bem diante de nossos olhos? Um par de vezes, não? Para você só vai restar uma ligeira sensação de Déjá Vu, ou talvez, estas palavras lhe soem como uma profecia já feita em algum lugar. Quem sabe naquele oráculo da rede que tudo pode responder ainda que seja tarde demais? Não há com que se preocupar! É tudo que "eles" querem que você pense.

Meus amigos que me conhecem bem, e para o quais não tenho o menor pudor de confessar meus pecados e intensões, sabem que adoro uma teoria de conspiração e quando vejo algo como o que vi neste episódio, fico desconfiado que alguém sabe mais da verdade do que pode revelar. Então, vai assim, um pouco de cada vez, em forma de ficção para não assustar os que nos observam. Tente fazer isso: Escolha um criador de séries, um diretor ou roteirista de cinema e comecem a costurar a obra do cara, não o perca de vista, pesquise, use o oráculo se preciso. Não demorará e você, se for esperto, começará a enxergar um sentido que lhe informe que esse cara sabe mais do que está dizendo por meio de usa obra. Ou então não faça nada, apenas continue pensando que tudo isso é ficção. Mas por favor, não me tomem por crédulo demais, mesmo que eu não possa fazer nada além de escrever, não gosto de surpresas. "O preço da paz é a eterna vigilância". Se serve pra "eles" também pode lhe servir para algo!

313 milhões de escutas ilegais? Perto disso. Espionagem, conspiração e traições para complementar? Será tudo isso de verdade? Posso esperar que seja, nós nunca sabemos o que está de verdade em jogo. Você saberia? Então melhor desconfiar sempre. Não esqueçam de quantos loucos o mundo já produziu ou deixou que eles se tornassem assim porque serviam a seus propositos, posso lhe fornecer pelo menos uma dezena deles, mas deixarei para você o exercício.

Talvez eu seja apenas um velho louco profundamente impressionado depois de assistir uma obra de ficção, mas em todo caso, quando todos são observados, arquivados, classificados e numerados o único modo de desaparecer  é aparecer dentro de vidas aparentemente normais. Você não é o homem livre que pensa ser, você é apenas um número. Tudo está mudando e logo vai piorar. Não se impressione com o contrario. O significado da caixa de Pandora é que uma vez aberta não se pode mais fechá-la de novo. Como a história termina? Ainda restava uma coisa dentro da caixa de Pandora... Esperança!

Ou talvez a esperança é o que nos fôda!

Se você não está a entender porque escrevo tudo isso, assista a série, não apenas o último episódio, veja tudo pra não perder nada.

Ou continue na sua sábia ignorância... as vezes ela é uma benção!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!