quarta-feira, março 05, 2014

OSCAR 2014 – SATISFAÇÃO É O SENTIMENTO DA MAIORIA!


A cerimônia do Oscar é a premiação mais importante e famosa do mundo do cinema, um ator, diretor ou qualquer outro que é premiado, entra para o seleto grupo de estrelas com Oscars. Este ano não foi diferente, assisto assiduamente, mas acompanhei via internet, já que não houve cobertura decente na TV aberta. A premiação é acompanhada por quase 1 bilhão de pessoas no mundo, os cinéfilos que o digam acompanham com olhos críticos e devo a vocês leitores minhas impressões sobre a cerimônia em geral. Claro que opiniões divergem, aqui não é um dado universal e sim uma crítica sobre os altos e baixos do Oscar 2014; fiquem a vontade para discordarem! O pôster acima, foi o primeiro a ser exibido como pré-cerimônia! Gosto da Ellen Degeneres, é uma das apresentadoras mais assistidas dos EUA, a mulher acima, é ela, a Hosted, anfitriã do Oscar 2014. Com tombos, belas apresentações, premiações merecidas e outras nem tanto, selfie e homenagem a Eduardo Coutinho, o cineasta brasileiro morto este ano, a cerimônia ao todo foi agradável!

ATRIZES E ATORES PREMIADOS

Melhor Ator Coadjuvante
Barkhad Abdi nunca tinha atuado antes, conseguiu o papel numa seleção rápida para o filme Capitão Phillips, ao lado de Tom Hanks roubou a cena no filme ao protagonizar um sequestrador fora de si. Bradley Cooper recebeu sua primeira indicação ao Oscar por American Hustle (Trapaça) por seu personagem Richie, um obsessivo agente do FBI que contrata trapaceiros para trabalhar para ele. Michael Fassbender merecidamente indicado por ser um senhor de escravos bem malvado em 12 Years a Slave (12 Anos de Escravidão). Jonah Hill é conhecido por diversas comédias, a conhecida Quero Matar Meu Chefe é uma delas, mas foi em The Wolf of Wall Street (O Lobo de Wall Street) que ele se destacou ao lado de Leonardo Dicaprio. Mas o vencedor foi merecidamente Jared Leto encarnou um travestir melancólico em Dallas Buyers Club (Clube de Compras Dallas), perdeu peso, uma impressionante metamorfose, e estas mudanças já são bem conhecidas de Jared.

Melhor Ator

Admito que esta categoria estava bem difícil de ser escolhida, mas eu tinha meus favoritos, que pena, não ganharam. Christian Bale é um ótimo ator e não foi diferente ao compor seu personagem em Trapaça, ganhou uns quilinhos extras e interpretou um brilhante vigarista. Bruce Dern é um veterano do cinema, uma lenda, seu trabalho em Nebraska é fascinante. Leonardo DiCaprio era meu segundo favorito ao prêmio, seu personagem em O Lobo de Wall Street é sensacional, sem vergonha nenhuma, personificou um cara bem pilantra, definiu seu talento mundo afora. Uma pena, quem sabe no outro ano! Chiwetel Ejiofor era meu favoritíssimo, o escravo liberto, com família e vida feliz, é sequestrado e vendido como escravo novamente é de arrepiar. Simplesmente uma atuação brilhante, digna de Oscar, uma injustiça o não reconhecimento. And Oscar goes to, Matthew McConaughey, tudo bem, eu concordo que foi merecido, o cara simplesmente acostumado a papéis de bonitões e pegadores, mostrou seu talento quando interpretou, um soropositivo decadente, passou meses a pão e água para perder tanto peso e sua atuação é angustiante. Também não posso deixar de ressaltar a injustiça com Tom Hanks, como uma atuação tão magnífica em Capitão Phillips é posta de lado!?? Nem sequer indicado! Genteeee, que é isssoo?!

Melhor Atriz Coadjuvante

Não conhecia Sally Hawkins, mas a admirei em Blue Jasmine, como a irmã pobre de Cate Blanchett. Adoro a Jennifer Lawrence, é uma jovem super talentosa, merecidamente já ganhou Oscar e Globo de Ouro, mas sua atuação em Trapaça não chamou tanto minha atenção. Julia Roberts é uma das queridinhas do cinema, a eterna uma linda mulher, mostra novamente o porquê de sua indicação ao prêmio ao lado de Meryl Streep em Álbum de Família. June Squibb é uma veterana do cinema de 84 anos e mostra que com o passar do tempo o talento só aumenta, uma vida dedicada ao cinema, era uma de minhas favoritas, está hilária em Nebraska! Confiram! Mas a vencedora foi a minha favorita, a novata Lupita Nyong’o, seu primeiro filme, sua primeira indicação e com um papel estreante que lhe deixou meio nervosa: uma escrava com ideais, sua atuação é emocionante, merecidamente premiada!

Melhor Atriz

Amy Adams já era um rosto conhecido, mas creio que depois de Man of Steel tornou-se mais conhecida e queridinha, indicada por sua atuação de vigarista em Trapaça. Meryl Streep, linda, talentosa e diva, como não amar Streep? A recordista de indicações ao Oscar, são 18 nomeações no total, e mais uma vez em Álbum de Família ela mostra seu talento gigantesco. Judi Dench é mais um veterana das artes, sua Philomena é suava, fenomenal e tocante! Sandra Bullock é veterana em comédias, mas nos últimos quatro anos ela tem feito ótimos trabalhos, premiada em 2009, mais uma vez nomeada por sua ótima personagem no também ótimo Gravidade. Mas o Oscar foi para Cate Blanchett pela sua excelente Blue Jasmine, uma rica falida, ou seja, uma nova pobre que vai viver no subúrbio com seus parentes esquecidos por ela.

MELHOR DIRETOR

David O. Russel conhecido por dirigir o tão aclamado o Lado Bom da Vida e por ter Jennifer Lawrence como sua musa nos últimos de seus filmes, decididamente fez jus a mais uma nomeação com Trapaça. Alexander Payne já foi premiado duas vezes no Oscar por roteiros adaptados e ganhou 3 Globos de Ouro, mas desta vez foi indicado a melhor direção pelo excelente Nebraska. Steve McQueen era favorito, todos só falavam de seu filme, 12 Anos de Escravidão e não é para menos é um p$%a filmão. Sempre considerando o tema preconceito racial em seus filmes, esta é a terceira vez que é indicado ao Oscar. Martin Scorsese, meu lindo, meu ídolo, esse sempre é meu favorito, e com O Lobo de Wall Street ele podia ter ganhado merecidamente. Mas reconheço que nem meu ídolo Scorsese e nenhum outro foi ótimo o bastante como Alfonso Cuáron, o primeiro cineasta latino-americano a ganhar o Oscar, não é para menos, Gravidade é um dos melhores filmes dos últimos tempos.

MELHOR FILME

Na ordem; Trapaça, Nebraska, Capitão Phillips, Philomena, Clube de Compras Dallas, 12 Anos de Escravidão, Gravidade, O Lobo de Wall Street e Ela.
Nove foram os indicados a Melhor Filme, uma disputa acirrada, pois todos os indicados são ótimos. Vamos lá comentar cada um!
Trapaça (American Hustle) conta a história de um grupo de vigaristas que são obrigados a trabalhar para o FBI envolvento também os maiores políticos do país. Um thriller instigante do começo ao fim.
Nebraska é a cidade enredo da história de Woody Grant (Bruce Dern), um homem idoso que acredita ter ganho 1 milhão de dólares devido a uma promoção via correio. Daí ele resolve buscar o prêmio na cida de Nebraska, viaja de carro e leva o filho junto, situações hilárias e dramáticas se encontram aqui.
Capitão Phillips (Captain Phillips) personificado por Tom Hanks é um comandante de navios cargueiros, milhares e toneladas de mercadorias são transportadas a seu comando. Só que num dia de má sorte seu navio é sequestrado e ele tem de fazer de tudo para sobreviver e proteger a tripulação.
Philomena (Judi Dench) é uma mulher que quando jovem deixou um filho à adoção, mandada depois a um convento onde passa muito tempo. Depois de sair da clausura religiosa, Philomena percorre o país em busca de seu filho na companhia do agressivo jornalista Martin (Steve Coogan), porém os dois criam uma forte afetividade.
Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) expõe a batalha pela vida de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), um soropositivo que luta contra a indústria farmacêutica. O enredo do filme é baseado numa história real. Simplesmente emocionante.
12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave) é baseado na história de Solomon Northup, um escravo liberto que foi sequestrado e novamente vendido como escravo. Passou 12 anos escravizado, e durante este tempo faz de tudo para liberta-se diante de inúmeras humilhações.
Gravidade (Gravity) mostra um universo desconhecido. Dois astronautas experientes estão em mais uma missão espacial, normal para eles, tudo corria normalmente se não fosse pela chuva de destroços de um satélite. Essa chuva os joga ao espaço sideral, onde ficam sem qualquer ajuda da NASA. Angustiante!
O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) é a famosa alcunha de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) um corretor de seguros de Wall Street que começou trabalhando honestamente, após a falência da empresa onde trabalha, ele é demitido e começa a trabalhar numa corretora menor. Com sua esperteza e sagacidade, Jordan decide montar uma empresa própria ao lado do amigo Donnie (Jonah Hill), tal empresa os enriquece e levam uma vida regada a luxúria. Um filme do super Scorsese, mas é ultra excelente e sem vergonha!
Ela (Her) é uma voz de um sistema operacional novo. Theodore (Joaquin Phoenix) compra o sistema para seu computador, ele se apaixona pela voz do programa e inicia uma fantasiosa relação amorosa entre os dois. É um drama bastante atual, mostra nossa relação com a tecnologia.
And Oscar Goes To 12 Anos de Escravidão! Já era esperado e sabíamos desde o Globo de Ouro que o prêmio já estava anunciado antes da cerimônia. O filme não tem uma história inovadora, escravidão e preconceitos raciais são temas bastante alocados no cinema e a filmografia do diretor do longa Steve McQueen mostra tais temas com exatidão. Mas a forma como o filme retratou, os atores personificaram a história é genial! Apesar de ter O Lobo de Wall Street como um grande concorrente (e meu favorito), McQueen levou a melhor!

CERIMÔNIA
Jared Leto, Jennifer Lawrence, Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong'o, Angelina Jolie, Meryl Streep, Ellen Degeneres, Bradley Cooper e um que não sei quem é.
A apresentação de Ellen Degeneres foi ótima, ela conduziu a apresentação de maneira leve e divertida, com suas piadas lights, a produção da academia este ano decidiu por Ellen, além de ser uma das maiores apresentadoras americanas, sua escolha se deve ao fiasco do anfitrião do Oscar 2013. Seth McFarlane, o criador da ótima série Family Guy foi o babaca do ano passado, pense em piadas sem graça, seu humor bem ácido não agradou a plateia estrelada e nem aos espectadores. O gif acima mostra um dos momentos super descontraídos da cerimônia, astros do cinema fazem um selfie (eis sua definição: fotografia que alguém tira de si mesmo, em geral com smartphone ou webcam, e carrega em uma rede social), esta foto postada no Twitter por Degeneres foi a foto mais retuitada da história, mais de 2 milhões de reproduções. Um dos momentos também fora do comum foi a entrega de pizza, Brad Pitt servindo de garçom, e depois se deliciando com um pedação. Achei super cool! Não dá para comentar as outras categorias que foram premiadas, mas uma tenho que comentar em especial: Frozen, Uma Aventura Congelante, ganhou o oscar de melhor animação. Frozen é um ótimo filme para todas as idades, recomendo; estava concorrendo também a esta categoria o fofo Meu Malvado Favorito 2, creio que a maioria da torcida era para este.
Bom, concluindo, minha opinião acerca do Oscar 2014 é a seguinte: foi uma boa apresentação, ótimas tiradas de Degeneres, super descontraído, deixou aquele toque de glamour de lado e mostrou que as ‘estrelas’ também fazem coisas normais como qualquer outra pessoa. Devo ressaltar a falta de compromisso com a transmissão do Oscar na TV aberta. Galera que transmissão foi aquela da Globo? Tapete Vermelho do Oscar? Quatro mulheres que não conhecem nem Jean-Luc Godard, esquecem de falar de cinema e se prestam a falar das roupas e joias das atrizes. Aquela Monica Iozzi (ex CQC) denominou Channing Tatum de primo penetra de Julia Roberts! Oh God, why? Calma, let’s go! As premiações de ator e atriz coadjuvantes foram justas, Jared Leto e Lupita Nyong’o realmente mereceram o prêmio, seus personagens curiosamente mostraram a minoria. Tudo bem, eu gosto de Cate Banchett, admiro mesmo, mas não nego que Sandra Bullock e Judi Dench ganhariam sem dúvida se fosse meu julgamento. As nomeações a atores principais me deixaram chateada, e claro quase a maioria concorda que Tom Hanks merecia ter sido nomeado! Bom, já foi, superaremos! Ademais espero vocês no Oscar 2015, onde torço para meus favoritos ganharem! Abaixo segue uma lista com indicados e vencedores das outras categorias!
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
"Trapaça", escrito por Eric Warren Singer e David O. Russell. "Blue Jasmine", escrito por Woody Allen. "Clube de Compras Dallas", escrito por Craig Borten e Melisa Wallack. "Ela", escrito por Spike Jonze (VENCEDOR). "Nebraska", escrito por Bob Nelson.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
"12 Anos de Escravidão" (VENCEDOR). "O Lobo de Wall Street". "Antes da Meia-Noite". "Capitão Phillips". "Philomena"
MELHOR ANIMAÇÃO
"Os Croods". "Meu Malvado Favorito 2". "Ernest et Célestine". "Frozen: Uma Aventura Congelante" (VENCEDOR). "Vidas ao Vento".
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"Alabama Monroe" (Bélgica). "A Grande Beleza" (Itália) (VENCEDOR). "A Caça" (Dinamarca)."The Missing Picture" (Camboja). "Omar" (Palestina).
MELHOR DOCUMENTÁRIO
"O Ato de Matar". "The Square". "Cutie and the Boxer". "Guerras Sujas". "A Um Passo do Estrelato" (VENCEDOR).
DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM
"CaveDigger". "Facing Fear". "Karama Has No Walls". "The Lady in Number 6: Music Saved My Life" (VENCEDOR). "Prison Terminal: The Last Days of Private Jack Hall".
TRILHA SONORA
John Williams, por "A Menina que Roubava Livros". Steven Price, por "Gravidade" (VENCEDOR). William Butler e Owen Pallett, por "Ela". Alexandre Desplat, por "Philomena”. Thomas Newman, por "Walt nos Bastidores de Mary Poppins".
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Happy", de "Meu Malvado Favorito 2" - Música e letra de Pharrell Williams. "Let it Go", de "Frozen" - Música e letra de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (VENCEDOR). "The Moon Song", de "Ela" - Música de Karen O; letra de Karen O e Spike Jonze. "Ordinary Love", de "Mandela: Long Walk to Freedom" - Música de Paul Hewson (Bono), Dave Evans (The Edge), Adam Clayton e Larry Mullen; letra de Paul Hewson (Bono); interpretada por U2
FIGURINO
"Trapaça". "O Grande Mestre". "O Grande Gatsby" (VENCEDOR). "The Invisible Woman". "12 Anos de Escravidão".
CABELO E MAQUIAGEM
"Clube de Compras Dallas" (VENCEDOR). "Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha". "O Cavaleiro Solitário"
MELHOR CURTA
"Aquel No Era Yo" (em inglês, "That Wasn't Me"). "Avant Que De Tout Perdre" (em inglês, "Just Before Losing Everything"). "Helium" (VENCEDOR). "Pitääkö Mun Kaikki Hoitaa?" (em inglês, "Do I Have to Take Care of Everything?").
"The Voorman Problem".
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
"Feral". "É Hora de Viajar". "Mr Hublot" (VENCEDOR). "Possessions". "Room on the Broom".
MELHOR EDIÇÃO
"Trapaça". "Capitão Phillips". "Clube de Compras Dallas". "Gravidade" (VENCEDOR). "12 Anos de Escravidão".
EFEITOS VISUAIS
"Gravidade" (VENCEDOR). "O Hobbit: A Desolação de Smaug". "O Homem de Ferro 3". "O Cavaleiro Solitário". "Além da Escuridão: Star Trek".
FOTOGRAFIA
"O Grande Mestre". "Gravidade" (VENCEDOR). "Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum ". "Nebraska". "Os Suspeitos".
DESENHO DE PRODUÇÃO
"Trapaça". "Gravidade". "O Grande Gatsby" (VENCEDOR). "Ela". "12 Anos de Escravidão".
EDIÇÃO DE SOM
"Até o Fim". "Capitão Phillips". "Gravidade" (VENCEDOR). "O Hobbit: A Desolação de Smaug". "O Grande Herói".
MIXAGEM DE SOM
"Capitão Phillips". "Gravidade" (VENCEDOR). "O Hobbit: A Desolação de Smaug". "Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum". "O Grande Herói".

Bjoooos!

2 comentários:

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!