quinta-feira, janeiro 02, 2014

Crimes temporais (Los Cronoscrímenes)

Dia 2 -  Ano II

Filme; Los Cronocrímenes / Crimes Temporais (2007) - IMDb 7,2
Diretor: Nacho Vigalondo
Roteiro: Nacho Vigalondo
Elenco: Karra Elejalde, Candela Fernández, Bárbara Goenaga

Hector é um homem comum que está se mudando para uma casa nova com sua esposa. Numa manhã, enquanto ele está olhando através de seus binóculos, ele vê uma garota nua na floresta. Ele decide ir até lá só para encontrar a garota desmaiada junto a uma rocha. De repente, um homem com uma bandagem rosa cobrindo o rosto, apunhala Hector em seu braço com uma tesoura ... 

Hector, o nosso protagonista acaba de se mudar para sua nova casa. Bem perto dali um estranho laboratório que ele ainda não conhece, sera o objeto da estranheza do seu dia. Aparentemente cansado mas sem conseguir fazer sua "siesta" enquanto sua mulher trabalha no novo jardim, Hector decide passar o tempo exercendo seu "voyerismo". Munido de um binoculo ele começa a observar a floresta do qual ele é vizinho. Uma garota se despindo dentro dela chama a sua atenção, e quando a mulher sai para compras ele resolve ir até lá investigar o que está acontecendo. Quando encontra a garota nua e desmaiada,  e antes que possa assimilar o que está a acontecer é atacado com um golpe de tesoura desferido por um estranho com um rosto enfaixado por uma bandagem rosa. Sua fuga acaba por lhe levar a um laboratório, onde ele encontra um estranho, que lhe diz querer ajudar a se esconde do seu perseguidor e lhe diz para entrar em um estranho dispositivo, ele desconfia, mas acaba por entrar nele. O que acontece quando ele sai dele vai se tornar o dia mais estranho da vida do comum Hector. Logo cópias de si mesmo - pelo menos três - começam a surgir com uma diferença temporal de alguns minutos. O Hector que acompanhamos terá que correr contra o tempo para ajustar as coisas e evitar que todos se encontrem prevendo que algo ruim possa acontecer, e acontece.

Um dos problemas mais comuns  dos filmes com o tema Sci-Fi de viagem no tempo é que quase sempre temos uma história cheia de buracos que fazem com que você nunca  saiba o que está acontecendo, ou dificultando a compreensão disso, ou ainda por que a coisas começaram a acontecer assim no seu inicio. Este filme então é perfeito nesse sentido e não cai no erro comum. O enredo é redondinho e cada pequeno detalhe, como deve ser, tem uma razão significativa para existir. Isso de uma forma matematicamente perfeita o que nos deixa com um sentimento gratificante por vê-lo. Ele é tão arrumado nesse sentido que você, infelizmente, você pode  resolver o mistério dele antes da hora´tornando os últimos minutos dele apenas óbvio... mas este é um grande filme e lhe deixa  se perguntando o que teria acontecido se ele tivesse um enredo mais ambicioso e mais fatores envolvidos na equação. Talvez mais personagem, ele tem apenas quatro, e mais interação entre eles... quem sabe! você apenas quer mais!
Este filme simples mostra a Hollywood o que de fato é necessário para fazer um grande filme (como ele). Não é preciso um protagonista sexy e bonito, efeitos especiais caros, enredo mirabolante e violência gratuita para que ele seja divertido, provocador e bem sucedido. E este é assim em todos os aspectos. Uma boa escrita, direção competente, plausibilidade em termos de cenário e enredo legal. Ele vai deixa-lo certamente a coçar a cabeça, pensando como os roteiristas o fizeram tão inteligentemente. Ele auxiliado por um trabalho maravilhoso de edição que, juntamente com uma direção firme move a história pra frente e para trás, para os lados, e de qualquer forma  que seja necessário. Nosso herói consegue se encontrar preso em um tempo continuo que se deteriora enquanto ele tenta encontrar uma solução para a bagunça origina que começou tudo O desafio não é como ele se esforça para amarrar as pontas soltas é sair da confusão que ele aparentemente criou. Mexer com o continium do tempo sempre trás consequências terríveis, e este filme é um exemplo perfeito disso.
Eu gostei do fato em particular de que o filme possua apenas três configurações de cenários (set), um bosque escuro, um complexo vazio e uma casa que está em reforma, para onde Hector está a se mudar com a espósa. Isso nos mantem ancorado e conscientes de que tudo é possivel e tem a chance de acontecer. Nunca, ao longo de todo filme eu duvidei que a desajeitada maquina do tempo poderia funcionar. Grande ficção científica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!