sexta-feira, janeiro 03, 2014

10 Regras sobre história de distopia de vigilância

Dia 3 - Ano II

O que Person of Intrest, Jogos Vorazes e Minority Report têm em comum? Eles são todos filmes sobres uma distopia de vigilância, onde alguém está observando todos os seus movimentos com o objetivo de controlar sua vida usando dispositivos eletrônicos. Como todos os subgêneros da Ficção, essas histórias tem regras. Aqui estão as 10 regras *que definem as distopias de vigilância

* Qualquer semelhança com regras reais do cotidiano não é mera coincidência.
1.  Você usa rastreadores de localização que transmitem todos os seus movimentos para sede da sua empresa.
Todo mundo usa colares, pulseiras ou implantes, que podem ser usados para rastreá-lo e/ou mantê-lo sobre controle. Você pode ter realizado recentemente uma cirurgia que pode transforma-lo em um cidadão "na grade", para que eles (sempre os big eles), saibam onde você está e/ou o que está a fazer. Ou talvez o dispositivo de vigilância esteja escondido dentro daquele jogo que você adora ou outro dispositivo que todos dependam. Você acha que carrega um smartphone, um comunicador ou um jogo de corrida, mas está realmente dizendo para eles onde você pode ser encontrado quando eles decidirem mantê-lo na linha.

2. Sua televisão esta te observando.

Novamente sua diversão que na verdade mantem o controle sobre a frequência com que você abre a geladeira e a hora que você volta para casa. Talvez o Citzenscreen seja realmente obvio nesse sentido e talvez ele possa até latir pra você quando você negligenciar seus exercícios matutinos, ou talvez esteja apenas silenciosamente monitorando cada série que você assisti e quando você "zapeia" o controle fugindo dos comerciais, transmitindo de volta a informações para eles. Talvez seja conveniente, no entanto, que ele tenha um sistema de reconhecimento facial embutido, para que quando você chegue em casa e possa anunciar algo importante sobre a seu episódio favorito. Como beneficio colateral, pode sempre reconhecer quando você trouxer um estranho para casa e ele poder verificar seu rosto numa base de dados dos delinquentes conhecidos.

3. Todas as suas compras são rastreadas por um pedaço de plastico que você leva pra todo lado.

Às vezes você usa dinheiro de papel, ou pode se aventurar usando aqueles "dots" acumulados em outras compras, mas na maioria do tempo você usará o seu cartão de plastico contador de créditos em todos os lugares operando-o por meio de terminais onlines cada vez que você comprar algo, armas ou queijo. Ops! você não tem permissão para comprar queijo esta semana. Você precisa manter sua compras no nível correto, ou não será elegível para o "Medfriends" ou coisa que o vala. Mas eles notam que você tem comprado um monte de livros de História e Filosofia. Por que isso?

4. Você não poderá fazer um novo amigo, sem eles saberem sobre ele.

Se você não estiver na "SocialNet", você não existe - eles cuidarão disso pra você, assim todo mundo fica com uma conta, quando chegar lá pelos 14 anos. Antes disso, seus pais controlarão sua conta no "KiddieTime", e isso não será nada divertido. Se você quiser ver aquele amigo novo que fez no shopping de novo, isso só será possível pela conta dele no SocialNet. Você poderá fazer isso facilmente no seu "FunBit". A melhor parte disso é que o SocialNet, informará automaticamente ao amigos do seu novo amigo que você está na rede. Não se esqueça de manter o seu FunBit com você o tempo todo para poder compartilhar com seus amigos. Lindo não!



5. "Sharing" assume um novo significado.

É chamado Sharecon ou Megashare ou talvez Infofun. Não importa - é apenas o mais recente novo aplicativo que você adicionou ao seu Funbit, e que vai lhe encher de coisas legais sobre você para que todos os seus amigos saibam onde você está, que tipos de coisas você gosta de fazer, e qual os seus planos de viagem para as próximas semanas. Claro que você quer compartilhar o que você lê na net, e em quem você está votando para fazer a leis e quem irá lhe governar pelos próximos 4 anos. De vez em quando você  você vai compartilhar o que comprou e ajudará seus amigos a tomar uma boa decisão sobre aquele game que ele deseja comprar, ou qual restaurante tem o melhor Sushi. O que você não percebe é que eles estarão assistindo isso também. Eles possuem os fluxos de dados, os fios ou os satélites, e veem tudo que se passa entre você e o Sharecon.

6. As câmeras escondidas gravarão todos os seus movimentos nas rua e no trabalho.

Você está sendo vigiado. Esse domo azul brilhante na parede é na verdade uma câmera. Eles habilmente cobriram todas a ruas com os olhos que se alimentam de imagens dos milhares de escritórios e ruas, onde o soft de reconhecimento facial e as informações do SocialNet fornecerão o contexto que eles precisam. Você tentará encontrar aquela porta vermelha especial que marca a entrada para o metrô ou o beco escuro que as câmeras não cobrirão. Mas eles podem ter chegado lá antes de você. Ou a porta vermelha poderá ser sempre uma mentira conveniente.

7. As formas mais populares de entretenimento envolvem colocar as pessoas sob vigilância e observar o que ela s fazem.

O ensino médio visa proporcionar aos amolecentes o ensinamento que só é possível vencer usando os equipamentos escolares - haverá sempre um monte de canetas e FunBits sendo atirados em orbitas e cabeças. Depois há o programa, onde um grupo de pessoas que se odeiam ou são induzidas a acreditarem nisso, são obrigados a viver em uma casa (fazenda, apartamento, spa e etc). Todos dias, eles vão há um confessionário de vídeo para dizer ao publico assistente anestesiado, por que um ou outro concorrente deve morrer, vote em que morre com o aplicativo DieFuckerDie para o Funbit! Famílias em áreas remotas fora da rede social nem sequer sabem que drones estão as assistindo-as a fazer as suas coisas mais sórdidas. E aquele lugar esquecido e tolerado por eles como espaço sagrado, com todas aquelas menores a se despir naquela escola Quaker, até que algum grupo benfeitor clame para que ela sejam desligadas.

8. Robôs leem todos os emails, à procura de palavras chaves.

Como eles podem manter a paz se o governo não esta a acompanhar o que as pessoas dizem na net? É sempre examinando as suas mensagens eletrônicas em busca de palavras chaves secretas (você nunca saberá qual a palavra do dia) que eles mantem as coisas em ordem - a deles, é claro! E tem as empresas de cujos os sistemas emails são projetados para escanear suas palavras para lhe fornecer informações úteis, como onde comer ou o que comprar. Tudo que eles tem a fazer é inserir alguns comandos extras e Bum! Ruim pra você e seus amigos se usarem uma dessas palavras acidentalmente. Assim que estiverem nas câmeras interrogatórios, é quase impossível de sair.


9. Presentear um amigo com uma musica ou um filme é um crime.

Todo entretenimento é de propriedade da ZIM, que arranca crianças talentosas da obscuridade e os transforma em brilhantes artistas com um repertorio de gosto duvidoso para agradar as massas e concentrar suas emoções em metas adequadas. Zim deseja que você consuma mais mídia,  mas a Zim incorpora nelas uma parte especial de um soft em cada arquivo de som ou mídias consumida que é feito sob medida pra você. Faz você amar a ZIM e querer compra mais. Mas se você presentear um amigo sem pagar a ZIM, o soft se transforma em outra coisa. Você já ouviu falar dessas pessoas de olhar vazio que vivem nos Zim lares especiais de idosos? Eles estão bem cuidados. Eles estão felizes. Eles consomem mais mídia.

10. Ninguém está realmente certo o que é "privacidade", e enormes debates e tratados acadêmicos são dedicados a descobrir isso.

Um antigo departamento de uma Universidade atulhada de professores e doutores dedicados a descobrir o que os livros de histórias querem dizer quando descrevem algo chamado privacidade. Ativistas irritados se reúnem em esquinas, usando mascaras engraçadas e o governo bufando com cassetetes e gás lacrimogênio sobre eles, tentando aprovar uma lei ou fazer uma politica sobre isso, mas ninguém sabe o que isso significa. Mesmo a Masterpidia.com diz que privacidade é um termo "rêtro", então você não tem certeza sobre todo essa algazarra. Quero dizer, a Masterpidia é editada pelos cidadãos, e se eles dizem que é rêtro, deve ser verdade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!