segunda-feira, janeiro 13, 2014

About Cherry (2012)

Dia 13 Ano II

Filme About Cherry (2012) - IMDb 4,8
Diretor: Stephen Elliott
Roteiro: Stephen Elliott, Lorelei Lee

Elenco: Ashley Hinshaw, James Franco, Heather Graham


Alguma mulheres vendem seus corpos por necessidade. Algumas por que gostam do dinheiro ou da independência que isso pode trazer. Angelina, a garota de 18 anos desta história é a primeira de que tenho noticia que faz faz isso por distração e um certo narcisismo. Aqui temos um filme que sugere (atenção: sugere), que a prostituição possa ser uma especie de desvio da psique, um distúrbio de personalidade.



Angelina (Asley Hinshaw) é uma adolescente de Long Beach, que vive infeliz com sua mãe alcoólatra (Lili Taylor) e trabalha em uma lavanderia lavando a roupa suja de outras pessoas. O namorado dela, um baterista de uma banda de rock sugere que ela pode ganhar algumas centenas de dólares possando nua para fotos. Curiosidade: Namorados em banda de rock são quase sempre bateristas, porque é mais fácil fazer contato visual com ele do que os outros músicos.

Angelina larga o trabalho na lavanderia, tira a roupa e fica muito afetada com o resultado. O namorado por sua vez, arrepende-se do que sugeriu e faz uma cena de ciumes. Angelina deixa Long Beach e viaja para São Francisco levando a tiracolo, Andrew (Dev Patel), que ela a muito mantem por perto como uma animal de estimação. De uma maneira cruel e sem dá a minima para os sentimentos que possivelmente ele nutre por ela, Angelina o trata como um animal de estimação, alimenta-o e deixa-o dormir na cama junto com ela, mas parece tão estupida que não percebe que ele está sob as cobertas.

Em São Francisco iremos encontra-la para cima e para baixo na escada da industria pornô, já que ela progride de forma passiva das fotos da menina nua para o sexo, graças a avidez da pornografia para rostos bonitos e a disposição de fazer coisas "sujas". Não demora muito e ela está fazendo sexo por dinheiro sem lhe ocorrer que se tornou uma prostituta. Ela faz sexo com estranho por dinheiro e quando alguém protesta sobre isso ela diz: "Este é o meu trabalho!"

Angelina, agora conhecida profissionalmente como Cherry, começa a trabalhar com Margareth (Heather Graham) uma diretora lésbica de filmes hardcore. Cherry desperta fantasias repletas de luxuria através do olhar da câmera de Margareth.
Em um clube de sexo, Angelina encontra um advogado bem sucedido chamado Francis (James Franco) que parece um tipo bom, até a primeira carreira de cocaína. A introdução de drogas geralmente é um ponto crucial em histórias desse tipo, conduzindo a heroína para a degradação. No caso de Angelina ela parece gostar muito, mas usar não lhe impressiona tanto quanto deveria. Aqui está uma menina que clama por atenção.



Há ainda um subtrama, o relacionamento lésbico de vários anos de Margareth com Jillian (Diane Far), e está é tão rápida que  serve apenas para pontuar a obsessão, aparentemente apenas física que Cherry desperta em Margareth, e que desperta os ciumes de Jillian. Este evento não tem nenhum peso emocional. Nenhuma das ligações românticas do filme transmitem qualquer condenação - salvo talvez a paixão celibatária de Andrews por Angelina, que agora o leva a se masturbar enquanto alguns dos filmes que Angelina faz. Um dia ao flagrar Andrews em pleno ato masturbatório ela vai com tudo para reprende-lo pelo ato. Explodindo de raiva ela grita indignada: "Então é assim que você me ama? Apenas o suficiente para bater uma" Essa é uma linha de dialogo que precisa ter um livro para explicar o que tem nele e que não foi dito. Então ela teria menos ciúmes se ele estivesse fazendo isso enquanto via um pornô estrelado por outra pessoa? Por quê? Ela não deveria estar lisonjeada com isso isto é, com tantas outra garotas no mesmo ramo que ela, não deveria se uma honra para ela ser o objeto de suas fantasia masturbatória? Angelina parece estar desconectada de seu corpo, de seu self, seu trabalho e suas consequências. Essa é uma razão pela qual About Cherry é um filme tão estranhamente passivo e distante. Se essa pobre e coitada menina não tem outro motivo para vender a si mesma, ela não deveria pelo menos se preocupar com o dinheiro?

A prostituição pode ser uma profissão fascinante, permitindo independência pessoal e financeira ou um tipo de empreendedorismo para estranhos, e gente que de alguma maneira tenha uma tendência ao submundo da contravenção. Prostitutas tem inspirados alguns dos personagens mais inesquecíveis da ficção. Quanto o todo seu efeito sobre Angelina, ela poderia muito bem ter se poupado do desgaste e ficado na lavanderia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!