quinta-feira, dezembro 26, 2013

Tá Chovendo Hambúrguer - Phil Lord e Christopher Miller

-5.

Quando meu filho Nicholas nasceu eu já era fã de animações, mas eu nunca imaginei que estas seriam uma constante em minha vida. 

Quando a Maria Julia chegou, eu dobrei minha capacidade de assistir a um mesmo filme trezentas vezes seguidas, ou de vê-los aos pedaços. Muitas vezes assistindo ao final antes do meio e o início no final, fazendo uma montagem "nolanesca" totalmente involuntária.


Eu me vejo como um pai formador/curtidor: procuro dar a eles conteúdo musical, cinematográfico e literário de qualidade, de modo que eles possam ter um alto nível cultural e escolher seus caminhos baseados em coisas boas; e sou curtidor porque eu acho o maior barato assistir aos filmes com eles, enquanto eles comentam - sem parar! - o que estamos vendo. É super bacana ver como, muitas vezes, eles têm uma compreensão diversa e totalmente inesperada de uma cena ou de um filme.

Enfim...

O filme de hoje é o maravilhoso e surpreendente "Tá Chovendo Hamburguer",  da Sony. Lançado em 2009 e dirigido por Phil Lord e Christopher Miller, o filme inova já nos créditos iniciais: 



Pois é. "Um filme feito por muita gente". Que irado! Que inesperado! E corajoso.

Continuando. "Tá chovendo..." conta a história de um jovem inventor chamado Flint Lockwwod e sua relação com sua cidade, chamada "Boca da Maré". Ele é tratado de maneira diferente pelos moradores por ser considerado um "nerd" e um "inventor maluco" - coisa que ele é. Mesmo seu pai - com quem tem um relacionamento difícil e complicado - não consegue se comunicar com ele, pois o coroa só consegue se expressar através de metáforas de pescador.

Boca da Maré é uma ilhazinha que fica escondida embaixo do "A" do Atlântico Norte nos mapas, e sua dieta é baseada em sardinha. Sua vida é sardinha. Seu lema é... adivinhem... sardinha.

A luta de Flint é ser reconhecido por seu talento, inteligência e inventividade. Apenas sua mãe sabia ver suas qualidades, e ela morreu quando ele ainda era um garoto.

Flint cria, então, a FLDSMDFR (replicador dinâmico de alimento super mutante de Flint Lockwood), uma máquina que cria comida através da estimulação e mutação das moléculas de água por microondas, e uma alternativa à dieta de sardinhas (sardinha é uma ECA!). Mas a primeira vez em que ele usa a máquina para valer, ela sai como um foguete e destrói o plano do Prefeito, a Sardinholândia.

No meio da confusão, Flint conhece Sam Sparks, uma repórter "provisória", que veio cobrir a inauguração da Sardinholânda para uma grande agência de notícias. Ela foi escolhida por ser "bonitinha e simpatiquinha", as qualidades necessárias para ser uma boa "Moça do Tempo" - de acordo com os seus superiores.



Sardinholândia: destruída. A carreira de Sam: terminada vergonhosamente. Tim Lockwood, o pai de Flint: decepcionado. O sonho de Flint, a FLDSMDFR, foi para o espaço - literalmente. Mas quando tudo parece perdido...

Começa a cair Hambúrguer do céu!

O filme é louco, colorido, psicodélico, cheio de piadas e tiradas inesperadas e inteligentes. Ele brinca com as expectativas e clichês do cinema de Ficção Científica, e leva crianças e adultos ao delírio com seu ritmo insano e surpreendente.

Ah, e o elenco de dublagem original é bom... mas a dublagem nacional é muito superior! Eu diria que é uma das melhores dublagens já feitas para animações .


Tem reviravoltas, tem romance, tem suspense e aventura... é muito bom! Divertido, bem humorado, inteligente e super aconselhável de se assistir com os filhos.


Recomendo demais.


Longos dias e belas noites, meus queridos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!