terça-feira, novembro 19, 2013

Os Fantasmas Se Divertem - Tim Burton

Dia 323.

O cinema de Tim Burton tem estado meio capenga estes últimos anos, mas a safra de bons filmes do cara é tão boa que dá até para esquecer "Alice No País Das Maravilhas". 


Vamos falar de coisa boa: vamos falar de Tekpix. Quer dizer... vamos falar de Besouro Suco, o personagem mais surtado de Michael Keaton. Vamos falar de Alec Baldwin e Geena Davis em seus anos áureos, vamos falar de de Winona Ryder roubando (sic!) a cena, vamos falar de fotografia e trilha sonora, vamos falar de cenografia...


"Os Fantasmas Se Divertem" é o título nacional desta belezura lançada em 1988. Como podem abrir a boca e falar mal da década de oitenta, hereges? A década que nos deu o Besouro-Suco e as calças bicolores que ressurgiram com graça e sensualidade (SQN!) em 2013?

Segue a sinopse retirada da Wikipédia:

"Adam Maitland e sua esposa Barbara são um casal residindo em Winter River, Connecticut. O casal decide entrar de férias, mas no caminho tem um acidente de carro e caem no rio. Quando voltam para casa, não se lembram de como voltaram - e quando Adam tenta traçar o caminho de volta para ponte encontra umdeserto com minhocas gigantescas. Voltando para casa, os Maitland descobrem um livro intitulado Manual para os recém-falecidos, fazendo-os perceberem que morreram.

Logo o casal descobre que a irmã de Barbara vendeu a casa para os Deetz, uma família de yuppies de Nova Iorque. A família é constituída do empresário Charles, sua esposa escultora Delia, e Lydia, a filha adolescente e gótica. Adam e Barbara decidem expulsar os Deetz, mas como não podem ser vistos pelos vivos, suas tentativas não surtem efeito. Decidem então ir para o mundo dos mortos atrás de ajuda, e descobrem ser um local marcado por burocracia, com uma enorme sala de espera. Após pegarem uma senha e serem chamados, são informados que têm de passar 125 anos em sua casa, e recebem um livro para aprender a assombrar. Após tentativas frustradas (que só fazem Lydia percebê-los), decidem pedir ajuda ao fantasma especializado em "exorcizar vivos"Betelgeuse/Beetlejuice."

O nome do filme deveria ser "Tim Burtom e Michael Keaton Se Divertem". A maquiagem, o roteiro, é tudo tão absurda e absolutamente surtado e bem feito e bem costurado que você se sente meio dividido entre o terror e a comédia, e não sabe bem se torce pelos Maitland, pelos detestáveis Deetz ou pela fofinha Winona Ryder, linda de colegial/gótica.


Este é um daqueles eternos clássicos da Sessão da Tarde - da antiga, não dessa nova com essa mulher da voz chata narrando! -, junto com "Curtindo a Vida Adoidado" e "Namorada de Aluguel".

Um filme maravilhoso, que está dentro do meu top 20 de filmes para assistir com meus filhos - o Nicholas por sinal gosta muito deste. :)


Longos dias e belas noites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!