quinta-feira, novembro 07, 2013

O Passo do Lui - Paralamas do Sucesso, ou: A época em que nos sentíamos bem...

Dia 311.

Fazia muito tempo que não me divertia ouvindo um disco. Escutar música profissionalmente pode ser muito cansativo... escrever todos os dias sobre o sabor que a música te traz acaba te deixando vazio... e ao fim de um ano quase inteiro, escrever no 01Pd é um exercício de tenacidade e teimosia. Você jura que não tem mais nada a dizer, mas aí aparece aquela música e, como no truque de mágica dos lenços coloridos, várias palavras-lembranças-sentimentos vêm, coladas uma na outra, em sequência que às vezes funciona, às vezes não.




Mas, como eu dizia no início do parágrafo acima, fazia tempo que eu não me divertia ouvindo um disco.

Este chama-se "O Passo do Lui", dos Paralamas do Sucesso. Lançado em 1984, é o segundo disco desta banda que é, sem dúvida, uma das bandas-raiz do Rock nacional (junto com Legião, Capital, Engenheiros, Plebe Rude, Titãs e Barão Vermelho - entre outras, para a lista não ficar muito longa).

Um disco leve, mas que traz seriedade por baixo da aparência desleixada. A guitarra de Herbert soa extremamente competente; o baixo de Bi Ribeiro é presente e alto e marcante; a bateria de João Barone é condizente com o status de melhor baterista do Brasil.

Afinados, harmonizados, unidos: Paralamas é a banda que permaneceu fiel - aos fãs, ao estilo musical e a si mesma. Por todos os percalços atravessados, acidentes, a passagem voraz do tempo... o som deles de hoje permanece firmemente ancorado naquele início lá na década de 1980.

"O Passo do Lui" é verdadeiro, honesto, brincalhão, sincero, bacana. Se fosse um amigo, seria aquele camarada que não se estressa com teu atraso e faz questão de ir a pé para casa só para colaborar com a conta no bar.



Escute ele inteiro e curta a sensação de como era viver na década em que todo mundo se sentia bem consigo mesmo, apesar de todos os problemas.



Longos dias e belas noites.

P.S.: Contagem regressiva para o fim do 01Pd. Contagem agressiva. Contagem angustiada e impaciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!