quinta-feira, novembro 07, 2013

COMSOLID 2013 - Dia 07/11/2013 - Governança de TI - Palestra profissional de um entusiasta por tecnologia.

Hoje me reservei a observar mais com os olhos do que com as cameras, não filmei e tirei apenas uma foto, no entanto sai mais uma vez com a certeza de que todo aquele esforço e cansaço que vi algumas pessoas, vale muito a pena. Não tenho filhos, mas acho que o sentimento de entrega deve ser algo parecido (guardadas as proporções, claro). Apesar de não poder ir pela manhã. Pela tarde me identifiquei bastante com a palestra de Governança de TI. Ao vê toda aquela galera do ensino médio foi inevitável imaginar em tempos de outrora e minha mente me levou a pensar também em porque não organizei algo para levar o nono ano do José Batista (Escola em que trabalho). Mas tudo bem próximo ano já organizo isso mais cedo, para dá tempo.

A palestra de Governança de TI contou com o simpático palestrante Messias Junior que hoje trabalho como Gerente de TI da AVON na unidade do distrito industrial. Além da evidente descontração e bom astral vi uma palestra bastante rica com exemplos do dia-a-dia, tão descontraída que esqueceu do protocolo e em vez de fazer uma hora de palestra como planejado fez na verdade duas. E vi nitidamente a frustação de não poder mostrar mais coisas. Eu tenho certeza que os jovens ali presentes tinham muito coisa pra dizer, mas devido a vontade de conhecer e talvez medo de errar em alguma pergunta não mostraram suas dúvidas, o que muito provavelmente enriqueceria a palestra. O palestrante focou muito na realidade do mercado de governança e de TI hoje. Mostrou as opções de certificação disponíveis no mercado, a dificuldade de ser um gerente e conciliar opiniões diferentes; ética em TI, caminhos mais curtos para se destacar no mercado, brainstorm (chuva de ideias), a importância de planejar; mostrou os cargos em que o profissional de TI pode atuar e quais mais valorizados; O que é CIO e CEO (Gerentes de alto escalão da empresa e da área de TI respectivamente. ITIL/COBIT como frameworks de Governança de TI. Eficácia e eficiência. Tomadas de decisões, quem decide. A velha retórica de menino do computador e necessidade de acabar com esse mito. Terceirização como opção lucrativa para algumas empresas. Os nichos de mercado de TI. Um pouco sobre Steve Jobs e sua forma de gerir. Indicação de livros na governança de TI e a importância de saber inglês e ler livros diretamente nessa lingua. Portfólio e sua importância. PMBOK recomendado para quem quer ter um diferencial para gerência de projetos. Comentários sobre Windows e Linux, diferenças e críticas de cada tecnologia. Limitações entre LibreOffice e MS Office. Discursão sobre a utilidade de tecnologias como Excel e Access. Programador, peão de TI no sentido daquele cara que bota a mão na massa. Gestor de Riscos profissão de alto escalão que tem por função avaliar o risco das atividades corporativas e o melhor investimento a ser feito. Alinhamento estratégico do negócio. Linguagens de programação mais produtivas de produtivas X Linguagens mais antigas. Desenvolvimento de aptidões de profissionais de TI e o direcionamento para atividades em que tenham melhor desempenho. Mercado de TI de alto nível escasso.

Por fim assistindo finalzinho da palestra do meu amigo Darlildo Lima, entusiasta declarado do espírito do software. Mostrando todo o potencial do software livre e presenteando duas camisas sorteadas no final da palestra.

Parabéns a todos que estão organizando o evento e não vejo como essa iniciativa não crescer e fico muito feliz que exista um evento desse porte tão perto de nós e disponibilizar algo diferenciado. Não só para os participantes do COMSOLID 2013. Mas sim a todos os participantes do evento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!