sábado, novembro 09, 2013

Grand Theft Auto V - GTA V - Game do mês

Dia 313

Pra começar sendo justo tenho que dizer, que apesar do grande sucesso da franquia GTA, ela nunca foi uma prioridade para min como é Assassins Creed, Batman ou a franquia FIFA de futebol. No entanto, sou absurdamente fascinado pela industria de game e já há muito tempo elevei os Games ao estado de arte. Assim sendo me sinto no dever de pelo menos experimentar tudo que for possível, ainda mais depois que passei a escrever sobre esse mundo para vocês.
E veio GTA V, o mais caro game já produzido por esta industria, cerca US$ 265 milhões, mas que no primeiro dia de vendas, arrecadou US$ 800 milhões para os cofres da produtora Rockstar. São números robustos que consolidam essa industria como uma das mais rentáveis do mundo do entretenimento já rivalizando até com o cinema.

Mais e ai? ele vale mesmo tanto quanto pesa? Eu diria que sim. Pessoalmente pelo que joguei até agora, o que já muito foi mais que o tempo que gastei com outros lançamentos da franquia, ele é surpreendente se comparado com os anteriores.



Em Grand Theft Auto V, o jogador controla três personagens que tem histórias interligadas. Michael é um ex-assaltante de banco que tem por volta de 40 anos e vive com uma família disfuncional, consequência da sua vida passada. Michel vive na área de classe alta de Rockford Hills, baseada em Beverly Hills. Trevor vive sozinho em um trailer no deserto de Blaine County, seu comportamento fortemente psicótico é alimentado por sua dependência em drogas, sendo ele mesmo um fabricante de metanfetaminas. Trevor é ex militar e um antigo companheiro de Michael e pensa que este está morto depois de um roubo que eles praticaram. O terceiro personagem é Franklin, que vive em Vespucci Beach (baseado em Venice Beach) e rouba carros para um armênio sem escrúpulos, dono de uma concessionárias de automóvel.

Parece que na entrega anterior da franquia (GTA IV), era possivel o controle de mais de um personagem, mas de forma separada, de maneira que as histórias não se cruzavam. De forma e detalhada desta vez as histórias dos três personagem se cruza que  que de cara cativa quem joga. Isso permite uma alternância focada em cada um dos personagens para realizar missões próprias e outras que afetam os demais personagens, até mesmo interagindo entre si.

GTA V continua polemico, com suas ações que ainda consistem em realizar ações criminosas, que vão desde assassinatos a ousados assaltos dos mais diversos, passando agora por ações criminosas no mundo virtual. Logo no começo temos uma do tipo, com Michel e seu companheiro Harcker, sabotando a apresentação de um dispositivo celular que em tudo lembra os Iphones, até no tipo de apresentação espetacular que tem este produto no mundo real. Uma coisas interessante, é que de alguma maneira, as ações criminosas agora, tem uma características menos gratuitas. Exceto pela personalidade marcadamente criminosa como a de Trevor por exemplo, todos tem seus motivos para enveredarem no crime, nada é simplesmente, matar e roubar. Há alguma humanidade em cada um deles, existe um forte vinculo de amizade e de família.

Los santos (baseada em Los Angeles), está espetacular. De qualquer lugar, seja do céu, do mar ou da terra o que temos é um cenário vivo que não é monótono em nenhum sentido e é um prazer a parte explorar a cidade por qualquer meio de transporte disponível, e olha que são muitos. Os automóveis  que são uma identidade do game, serão os seu modo prioritário de andar bela cidade, acompanhado de uma trilha sonora de radio de excelente qualidade e variação que passa pelo country, rock, soul blues, jazz e pop.

Se tudo isso não for o suficiente, temos o modo on line. Praticamente tudo que que você faz no modo off line também fará em rede com muito mais liberdade e interação com outros jogadores ou até mesmo criar sua própria gang ou participar das que já existem

GTA V é um consumidor de tempo em potencial, por sua característica de ter um modo história longo, e seu mundo aberto que é um convite a ser explorado infinitamente. Muito do mesmo colocado sobre um foco especial que o torna único e com certeza terá vida longa até que chegue o GTA VI na próxima geração de consoles.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!