sexta-feira, outubro 11, 2013

Person of Interest - Episódio 3 - 3ª Temporada


Dia 284

Serie: Person of Interest - 3ª Temporada (2011-213)
Criador: Jonathan Nolan
Atores: Jim Cavizel, Michael Emerson, Taraji P. Henson e mais


Estava esperando a hora certa para comentar sobre a volta desta série que é de longe a minha preferida entre todas que estou a acompanhar. E porque eu acho isso? Por causa da sua trama elegante e atual, por causa do seu elenco carismático e por seus roteiristas não se cansarem do bom humor.

Nesta temporada a ainda importante "machine" continua a enviar os números sociais das pessoas que estão próximas do crime para a equipe de Finch (Michael Emerson) que agora tem mais um integrante. Depois resistir o quanto pode ao assédio de Finch e John (Jim Cavizel), para ser recrutada, finalmente Shaw (Sarah Sahi), a bela e fatal assassina se rende e entra para a equipe. Ela está sempre a espreita e com o olho grudado numa mira protegendo  a retaguarda de Jonh. E a moça é impossível e tem um dedo nervoso, enquanto Jonh prefere resolver as coisas com a boa e velha briga, tudo que Shaw deseja é apertar o gatilho e ir pra casa. A moça foi uma bela aquisição para o grupo feminino da equipe, que agora conta com a ex-detetive Carter (Taraji P Henson) - que foi rebaixada a uma simples policial de rua e Zoe (Paige Turco) - Uma especialista em engenharia social com muitos contatos em Nova York e responsável por colocar John em lugares onde ele não poderia estar. Três episódios e três novos números que serviram para levar pra tela o novo rumo que a série terá em sua trama principal.

Shaw que só acredita nas arnas
A "machine" está agora no seu próprio controle, Finch, o seu criador, sabia que logo grupos criminosos e setores do governo se moveriam e tentariam assumir o controle dela. Pensando nisso seu plano ela liberta-la até dele mesmo assim que isso acontecesse. A Machine tem agora seus próprios objetivos, e nem mesmo Finch sabe quais são. Junto com os números  que envia para Finch, ela continua a se comunicar com a "root" a superusuária (Amy Acker), a perigosa vilã e hacker que devotou sua vida a se aproximar da Machine, mesmo quando ainda não tinha certeza de sua existência. Ela percebe a Machine como um Deus,  percebe a beleza do que ela é enquanto um algorítimo de programação e esteve próxima de estar no seu controle. Agora ela parece ser apenas uma ferramenta nos propósitos da Machine. Neste episódio a Machine providenciou para que ela deixasse a instituição psiquiátrica onde era mantida e controlada. Por que ela a libertaria? e por que informou a Finch enquanto fazia?

A superusuária, bela mais fatal
Uma série que fala de tecnologias e de suas infindáveis utilizações em vigilância, a possibilidade de autogestão e autocontrole de coisas que criamos como ferramentas para tornar nossas vidas mais fáceis, mas que acabam nos controlando e assumindo o nosso controle. Nesse contexto, estamos aqui, lidando com coisas absolutamente plausíveis e possíveis de atingir nossas vidas reais a qualquer momento. Os fantasmas que habitam as maquinas estão sempre por perto, e cada vez mais, e de forma ameaçadora eles assumem a direção das coisas que nos rodeiam. Eles nos vigiam, mudam nosso hábitos e de quebra nos colocam ainda mais distante da desejada emancipação humana. O que há pouco anos era apenas ficção, caminha a passos largos para atingir o status de realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!