Até ai tudo bem, mas então os navegadores resolveram cada qual criar suas próprias tags, o que em um navegador era <b> em outro seria <strong> por exemplo. Não é difícil imaginar na torre de babel que isso poderia chegar. Nesse mesmo ano então foi criada a W3C, World Wide Web Consortium, que era um acordo para padronização das tags e padrões utilizados nas páginas web.
Em 1997 foi criada a versão 4 esta teve um tempo de vida bem mais longo sendo substítuido em 2004 pelo XHTML(Extensible HTML - HTML extendendida). Mas a criação do XHTML não foi vista com bons olhos pelo grandes navegadores que então criaram o WHATWG para continuar com o padrão HTML. Entravam nessa lista o Opera, Safari - Navegador Apple e Firefox.
Em 2007 o W3C desenvolveu a versão 2.0 do XHTML. O grupo WHATWG(Web Hypertext Application Technology Working Group) que havia sido criado para acelerar o desenvolvimento e a interoperabilidade entre navegadores, juntamente com a W3C, resolveram abandonar o termo XHTML e integrar o trabalho de ambos os grupos. Retornando ao termo HTML e lançando a versão 5. Em 2008 foi realizado o 1º Working Draft do HTML5 e as principais características são a separação completa da semântica, estilo e interatividade.
A semântica é feita pelas as páginas HTML - porém guarda-se somente o conteúdo.
Todas as formatações são feitas pelo CSS - Linguagem criada para guardar o layout da página, coisa que antigamente era feito diretamente pelo HTML, atualmente o CSS encontra-se na versão 3.
Interatividade é feita pela linguagem de programação javascript - dando assim a possibilidade da execução de funções, e ações sem a necessidade de interação com o servidor ou seja diretamente no computador de quem está navegando. Isso dá agilidade e alivia a carga de serviços em servidores.

O resultado final de tudo isso são páginas que rodam praticamente em todos os dispositivos e navegadores. São seguros, rápidos, estáveis, aproveitam melhor o trabalho desenvolvedor, economia de tempo de desenvolvimento, barateamento dos sites, uma web cada vez mais profissional e interativa.
Sim, existem rumores sobre HTML6, que promete uma integração maior com novas tecnologias como a nuvem, css4, peer-to-peer direto pela web. É esperar para vê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!