quarta-feira, outubro 30, 2013

A Arte do Gore - Semana Halloween 4


Dia 303

Filme splatter ou filme Gore é um subgênero do cinema de terror que, deliberadamente, se concentra em representações gráficas de sangue e violência. Estas películas, por meio da utilização de efeitos especiais, tendem a apresentar um interesse evidente na vulnerabilidade do corpo humano e a sua teatral mutilação. O termo "cinema splatter" foi cunhada por George A. Romero para descrever seu filme “Zombie – O Despertar dos Mortos” (Dawn of the Dead) (1978), apesar desse filme geralmente ser considerado pelos críticos a ter aspirações mais altas, como comentário social, do que ser simplesmente exploradora para o seu próprio sangue. A combinação de violência gráfica e imagens sexualmente sugestivas em alguns filmes tem sido rotulado como " tortura pornô "ou" gorno "(a junção de "gore" e "porno"). Por outro lado, filmes como “Fome Animal” (Braindead) (1992), e até certa medida “Zombie – O Despertar dos Mortos”, os quais apresentam como top gore, pode ser interpretado como comédia, e se enquadram na categoria de splatstick ou algo como, palhaçada .
O termo “splatter” foi definido pelo crítico de cinema o americano John McCarty (Wikipédia).



E estamos de volta, agora mais perto do fim da nossa nojenta lista TOP FIVE de filmes Gore, e a nossa master piece de hoje é a prova que de alguma forma todo grande cineasta já pisou no terreno de fazer algumas coisas bem desagradáveis antes de virar um consagrado nome de Hollywood. Sobre o gênero, já esgotei tudo que me vem a mente para falar sobre ele, e fico pensando quanto tempo irá demorar para que alguns dos mais cultuados filmes de hoje se tornem alguma coisa entre o Trash e o Gore na opinião da assistência.

Não tendo mais o que acrescentar vamos ao nosso sangue de cada dia.

Dead Alive (1992) ou Braidead - No Brasil Fome Animal ou Morte cerebral
Dirigido por Peter Jackson 
Escrito por Stephen Sinclair / Fran Walsh / Peter Jackson

Isso mesmo. O Peter Jackson da saga Senhor dos Anéis, O Senhor Hobbit começou sua carreira com o Gore. Na verdade eu fiquei tentado a incluir na nossa lista o anterior, Bad Taste/Náusea Total (1987) que é a história de um alienígena que vem a terra em busca das calorias presente na carne humana para transforma-los em hamburguers, mas de todo modo, Peter Jackson está bem representado aqui. Conheço um cara, que depois de ver Fome Animal, jurou nunca mais ver um filme do gênero. Como podem ver, o trauma foi grande. Fome Animal é sobre o cara neo-zelandês em 1960, uma especie de pária social, com um bom coração, mas que é totalmente governado por uma mãe rica e dominadora. O jovem é mordido por uma especie conhecida por macaco-rato de sumatra, aí as coisas começam a ficar um pouco feia. Nosso jovem começa um processo de "desmanche" em carne pútrida e líquidos viscosos com hordas de mosca a querer lhe tirar um pedacinho de carne pro lanche, que eu nem sei como dizer isso sem sentir náuseas. Tem a aparição injustificada de um cortador de grama gigante que me levou a pensar o quanto a mente distorcida de Jackson para o humor é tudo nesse filme, desde a maquina de morte citada até essa especie de símio que ele chama de macaco-rato de sumatra e que nem sei se existe. Dizem existir por aí uma segunda versão completa sem cortes (que foi chamada de Braindead pelo próprio Jackson, já que ele mesmo não gostava de Dead Alive como título), mas eu acho, sinceramente, que não cortaram muita coisa para fora dele não. Tão grande como todos os filmes desta lista são, Dead Alive é o filme Gore perfeito.

E é o fim por hoje, amanhã encerrando nossa lista, algo mais recente que estou partindo pra ver de novo assim que acabar de escrever este. Trata-de Tucker & Dale Vs. Evil, recomendação do degenerado Felipe.

Curiosidade: Na remake de King Kong, de Peter Jackson, há dentro do navio, uma jaula coma a inscrição "Sumatran Rat-Monkey - Beware the bit". E os nativos da ilha da caveira em Dead Alive são interpretados pelo time nacional de Rugby das ilhas Fiji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!