domingo, outubro 27, 2013

A Arte do Gore - Especial Semana Halloween 2

Dia 300

Filme splatter ou filme Gore é um subgênero do cinema de terror que, deliberadamente, se concentra em representações gráficas de sangue e violência. Estas películas, por meio da utilização de efeitos especiais, tendem a apresentar um interesse evidente na vulnerabilidade do corpo humano e a sua teatral mutilação. O termo "cinema splatter" foi cunhada por George A. Romero para descrever seu filme “Zombie – O Despertar dos Mortos” (Dawn of the Dead) (1978), apesar desse filme geralmente ser considerado pelos críticos a ter aspirações mais altas, como comentário social, do que ser simplesmente exploradora para o seu próprio sangue. A combinação de violência gráfica e imagens sexualmente sugestivas em alguns filmes tem sido rotulado como " tortura pornô "ou" gorno "(a junção de "gore" e "porno"). Por outro lado, filmes como “Fome Animal” (Braindead) (1992), e até certa medida “Zombie – O Despertar dos Mortos”, os quais apresentam como top gore, pode ser interpretado como comédia, e se enquadram na categoria de splatstick ou algo como, palhaçada .
O termo “splatter” foi definido pelo crítico de cinema o americano John McCarty (Wikipédia).



E ai pessoal, pronto pra mais jorros de sangue? Então hoje vamos continuar nosso especial Halloween com uma película inspirada num clássico moderno da literatura de horror, ainda que não faça muito pelo clássico, mas para nosso proposito é perfeito. Se você aprecia horror ou não, certamente já ouviu falar em H.P. Lovercraft. Lovecraft foi um escritor norte-americano que revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos que são típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica. O principio literário de Lovercraft era o que ele chamava de "Cosmicismo" ou "Terror Cósmico, que resume-se à ideia de que a vida é incompreensível ao ser humano, e de que o universo é infinitamente hostil aos interesses do homem. Suas obras expressam uma profunda indiferença às crenças e atividades humanas. O conjunto de sua escrita deram origem posteriormente ao fictício Necronomicon, atribuído supostamente ao astrônomo e ocultista britânico do Século XVI, John Dee. Ao decorrer de suas criações, Lovecraft fez surgir um panteão de entidades extremamente anti-humanas que, em suas histórias, geralmente podem ser contatadas através do Necronomicon. Seus trabalhos foram profundamente pessimistas e cínicos, muitas vezes desafiando os valores do Iluminismo, do Romantismo, do Cristianismo e do Humanismo. Os protagonistas de Lovercraft eram o oposto da tradição gnóstica e mistica por momentaneamente anteverem o horror da última realidade e do abismo.

Isto posto, vamos ao nosso TOP 4 de hoje dos filmes Gore:

RE-Animator (1985) 
Dirigido por Stuart Gordon 
Escrito por Dennis Paoli / William Norris / Stuart Gordon 

Baseado em um conto de HP Lovecraft



Aqui, estamos novamente na terra de Lovecraft e ainda falando do Necronomicon, o mesmo sobre o qual a história de Evil Dead II gira em torno. Herbert West - Reanimator é uma das mais arrepiantes histórias que eu já li. É uma das poucas coisas que no momento em que lia que me fez ter certeza que algo subia pela minha cama para me pegar. O Re-Animator de Stuart Gordon, infelizmente não é assim. Toma a premissa básica da história Lovecraftiana - Um jovem estudante chamado Herbert West em sua insana busca de reanimar carne morta -  e transforma-a não apenas em sua cabeça, mas de dentro para fora totalmente, e de uma maneira que faria Lovecraft revirar no tumulo. Dain cain (Bruce Abbott) é o jovem estudante de medicina do filme que está namorando Megan Halsey (Barbara Crampton), a filha do Reitor. Então ele conhece Hebert West (Jefrrey Combs), neste momento as coisas começam a sair dos trilhos. West tem um reagente que ele tem certeza, irá funcionar com a coisa de reanimar cadáveres  o problema, e aqui está o engraçado e maluco do filme, é que eles tem que matar para conseguir as vitimas de seu experimentos. É como se não existisse gente suficientemente morta para isso. Não é louco isso? Prepare-se, além de vísceras e sangue, teremos aqui, cabeças, sim cabeças humanas a perseguir nossos cientistas. Isso é tudo que eu vou dizer aqui. Este é um blog de família  Stuart Gordon revisitou Lovecraft muitas e muitas vezes ao longos dos anos, mas ele ainda tem que superar a sua primeira adaptação. Seu filme seguinte From Beyond/Do Além (1986), chega bem perto, mas ele escalou de novo jeffrey Combs para protagonista. Aliás o cara era mesmo predileto de Gordon pra esta em outro punhados de filmes do diretor. Se o nome Jeffrey Combs parece familiar pra você, pode ser porque ele estava em Os Espíritos, o filme fantasma de Peter Jackson que todos esqueceram, ou talvez porque ele interpretou uns 458 personagens na longeva série Deep Space Nine. De qualquer forma o cara é incrível e o veremos em breve como Edgar Alan Poe dirigido por quem? ele mesmo, Stuart Gordon. O cara é um showman e precisa ser colocado nas telas.

Por hoje é que temos no nosso especial, amanhã uma pausa no TOP FIVE pro Estranho Mundo de Jack e na sequencia uma obra Trash escatológica bem ao gosto do Filipe, Street Trash (1987). Eu fui assisti-lo hoje de manhã e quase estraguei o meu almoço de domingo, mas são os ossos do oficio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!