quinta-feira, outubro 31, 2013

A Arte do Gore - Especial Semana Halloween 5. E acabou!



Dia 304

Filme splatter ou filme Gore é um subgênero do cinema de terror que, deliberadamente, se concentra em representações gráficas de sangue e violência. Estas películas, por meio da utilização de efeitos especiais, tendem a apresentar um interesse evidente na vulnerabilidade do corpo humano e a sua teatral mutilação. O termo "cinema splatter" foi cunhada por George A. Romero para descrever seu filme “Zombie – O Despertar dos Mortos” (Dawn of the Dead) (1978), apesar desse filme geralmente ser considerado pelos críticos a ter aspirações mais altas, como comentário social, do que ser simplesmente exploradora para o seu próprio sangue. A combinação de violência gráfica e imagens sexualmente sugestivas em alguns filmes tem sido rotulado como " tortura pornô "ou" gorno "(a junção de "gore" e "porno"). Por outro lado, filmes como “Fome Animal” (Braindead) (1992), e até certa medida “Zombie – O Despertar dos Mortos”, os quais apresentam como top gore, pode ser interpretado como comédia, e se enquadram na categoria de splatstick ou algo como, palhaçada .
O termo “splatter” foi definido pelo crítico de cinema o americano John McCarty (Wikipédia).
E ai chegamos ao fim. Ainda bem foi uma semana de muito sangue, carne e vísceras expostas apenas pra agradar as perversões dos senhores, mas fiz com prazer. Ver tantas coisas assim em apenas uma semana é algo que eu não tinha feito antes, mas acreditem não me mudou em nada, e foi muito divertido.
Pra encerrar nosso cardápio, algo mais engraçado e atual, mas não menos Gore como proposito geral. Com mais frescor de coisa atual, nosso filme de hoje beira a comédia, e como esta lista não é uma coisa qualitativa ele não é o melhor apenas por ser o numero 1 da lista. Ele é o que é. Então vamos ao sangue, digo, aos fatos!


Tucker e DALE VS EVIL (2010) 
Realizado por Eli Craig 
Escrito por Eli Craig / Morgan Jurgenson

Se alguma vez houve um filme que parece preparado para seguir uma formula antiga, é o filme de hoje da nossa lista, Tucker And Dale Contra o Mal. Considere o seguinte: Uma van cheia de jovens universitários acelera descuidadamente nas estradas vicinais da parte caipira do país. Um caipira barbudo e de cara de poucos amigos os observar passar de uma camionete. Eles param em um posto,onde como se fosse um mau agouro, uma placa lhes avisa, "ultimo gás". Os clientes no interior do posto os olham com um riso de desprezo.
Já no acampamento no meio do mato, os jovens armam suas barracas, tem cervejas e maconha, uma história do feriado do "Memorial Day", durante o qual um grupo de jovens como eles foram assassinados por homens da montanha - pasmem! - no mesmo lugar em que se encontram há vinte anos. Hoje, então, o que eles resolvem fazer? Nadar nus, é claro. 
Tucker and Dale Contra o Mal, no entanto, é uma paródia de humor inventiva que questiona as primeiras impressões e a natureza do mal com um senso de humor irônico. O roteiro inteligente se completa com os clichês de terror - Jovens adolescentes se divertindo, festa, uma cabana perigosa, a falta de recepção do celular, os caipiras com ferramentas elétricas e... não precisamos de policia por aqui -, e poderia ele até se beneficiar do exagero e do ridículo de tudo isso, em mais do que ele faz. Há varias cenas onde a natureza louca da história poderia ter colidido com o território do histérico  mas, tal como está, ele é "apenas" solidamente engraçado. Com certeza isso é mais do que poderíamos dizer sobre muitas comédias de horror - ou o contrário. As boas comédias de horror estão escassas, então este filme é uma adição bem vinda ao rebanho e por isso escolhi para o fim da lista, ou começo, como você preferir. Ele é um equivalente moderno dos antigos filmes de monstro da universal, com um humor e terror do mesmo tecido.

E acabou. Espero que tenha sido do seu agrado ler tanto quanto foi o meu prazer de escrever pra vocês. Mas essa maratona de sangue não me fará voltar tão cedo ao gênero. Um feliz Dia das Bruxas, ou como lembrou bem o Felipe, feliz Dia do Saci pra vocês que eu vou até o Hemoce doar um pouco de SANGUE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!