quinta-feira, setembro 12, 2013

O Último Samurai - Hans Zimmer, ou: Feliz aniversário, meu caro Zimmer.

Dia 255.

 Hoje é o aniversário de um dos meus compositores/maestros preferidos de Hollywood: Hans Zimmer. Para homenageá-lo, resolvi fazer uma análise diferente de uma de suas trilhas sonoras, "O Último Samurai", de 2003. 


Esse filme - essa trilha... eu costumava dormir ouvindo ela. Todos os dias durante mais de um ano... enchendo-me de uma tristeza sem explicação, tomando noção do meu vazio interior, percebendo minha pequenez diante da crueldade e da beleza da vida... Sabe o que é um jovem de vinte e poucos anos se encantar pela maneira de ver o mundo e de viver sob canções que evocam com tanta força o Samurai?

Sabe o que é poder quase sentir aquilo que os orientais sabem com tanta facilidade, mas ser derrubado do cavalo no último instante pelo fato de ser ocidental e não poder alcançar aquele sentimento de unidade com o Tudo e o Nada?



É o que a trilha de "The Last Samurai" faz em mim. O eterno conflito entre o silêncio e a fala, entre a sabedoria e a esperteza, entre o conhecimento e a fé... entre a luz, a escuridão e a compreensão da unicidade de todas as coisas.



Compreensão esta que nunca veio.

...

O Último SamuraiPerdido em uma terra estranha 
Meus medos são milhares: olhos e garras .
A coragem é uma só, falha e finita.
Quem guia meus passos? Quem me poupa da loucura?
Quem me retém? Quem me pertence?
O que trago comigo é a lembrança de meus erros.
Vitórias inglórias, sou um soldado sujo
(Mas o sangue no uniforme não é meu)
- Do outro lado do mundo achei minha alma
Do outro lado do mundo achei minha paz
Sou como o bambu, sou como a montanha -
A cada passo que dou faço escolhas
A cada dia que passa cresço por dentro
Honra

Lealdade 
CoragemMorrer precisa ter um sentido.
Eis-me na batalha, guerreiro incansável, 
Um tigre - um dragão - contido por costumes vazios.
Explodo em estilhaços, flocos de neve, gotas de sangue...
Sou um rio, sou a brisa, sou o fio da Katana

Não sou daqui, mas aqui é meu lugar
A vida é um sopro de Deus
Nossas almas são pétalas de cerejeira sob a ventania...

A luta é justa, o guerreiro espera a Morte
Com paciência e tranqüilidade
Este é o Bushido.


 ...

Esta é uma das trilhas mais perfeitas que já ouvi. Hoje dormirei ouvindo-a novamente, como nos velhos tempos. Pensando no vazio, no desejar, no viver e no morrer.

 

Boa noite.

Hans Zimmer, você conseguiu. Como sempre. Parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!