quinta-feira, setembro 05, 2013

Definitely Maybe - Oasis, ou: Sobre a Irmandade

Dia 248.

Feliz dia dos irmãos. E como são irmãos, falarei de Oasis, e do aniversário de dezenove anos de seu primeiro álbum, "Definitely Maybe". (30/08/1994 - 30/08/2013).



É um disco de Rock. Sementes do que viria a ser o Oasis explodem por todo o disco, com aquela pegada meio psicodélica explodindo a cada verso sob a voz anasalada de Liam Gallagher (AKA Gêmeo Malvado). A guitarra de Noel (AKA Gêmeo bonzinho) soa rebuscada e levemente distorcida, dando condução ao grupo de maneira extremamente satisfatória. Ainda que estivessem no início, a identidade do grupo já se firmava ali em canções como "Shakermaker", "Supersonic" e "Live Forever".





É interessante ver como os irmãos funcionavam, ainda, em harmonia - apesar da mania do Liam de querer ser o centro do grupo. Mas tudo bem, pois todos pensávamos, à época, que ele era o líder. Ledo engano nosso, pois que na verdade Liam Gallagher demonstrou ser um Decepticon de Olho Preguiçoso, enquanto Noel tomou o posto de Líder Optimus e dominou gerou com seus Pássaros Altamente Voadores. 

Voltando à época...


Cada música nos soava sangrenta e nova, jovem, tenra, fresca. A música do Oasis, no início, era agressiva e invasiva, plena de violência dispersa como faíscas numa fogueira sob noite com ventanias. É como se as duas personalidades se chocassem e, em vez de pura destruição sonora, houvesse um Gênesis corrompido que desse à luz à este bebê meio tosco e viril chamado Rock. 

Um disco mítico, com poder de transformar adolescentes bobos em fãs exigentes. Um disco prenhe de promessas, que elevou dois irmãos ao status de lendas, tornando-os inesquecíveis. uma pedra sagrada e fundamental do mundo da música das pedras que rolam e que não criam lodo.

Indispensável à carreira de qualquer um que se diga fã de Rock. E de quem realmente seja.


Boa noite e feliz dia do Irmão. Felipe Pereira, Magno, Alex. 

2 comentários:

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!