sexta-feira, setembro 06, 2013

Blade Runner (Soundtrack) - Vangelis, ou: Só se vive uma vez

Dia 249.

Eu já falei de minha paixão inegável por Blade Runner. O conflito existencial de Deckard e sua busca pelos replicantes, a busca de Roy Batty por mais vida, as escolhas de Rachael...

Por já haver falado do filme, hoje teremos a trilha sonora de Vangelis.



O que falar dele? O cara é grego. Isso por si só já era o suficiente, mas... a maneira como ele utiliza os sintetizadores para construir uma música que soa, ao mesmo tempo, futurista e alienígena...


Assim como o filme, a trilha sonora de Blade Runner já teve várias encarnações. Esta de que falo é a trilha que saiu em 1994 (doze anos após o lançamento do filme no cinema), que mistura as faixas gravadas por Vangelis e The New American Orchestra com músicas que ainda não haviam sido lançadas antes. Esta é considerada a trilha sonora oficial.


Cada faixa é parte do filme. A trilha tem o poder de evocar cada cena e cada personagem de maneira extremamente nítida e poderosa, colocando-nos imediatamente de volta naquele cenário estéril e tecnológico e desesperado. Seria impossível o Blade Runner sem a música de Vangelis.

Esta música é intimista, orgânica, passional e brutal. Não há meias palavras: tudo é verdadeiro aqui. Tudo é para valer, sem segundas chances, sem arrependimentos. Para Vangelis, só se vive uma vez.

Essa é uma das cenas de amor mais lindas que eu já vi no cinema. E a música? Ah...

Uma trilha sonora para além de perfeita. Cada música conta uma história e define um personagem. O casamento entre Vangelis e Ridley Scott não poderia ter sido mais feliz.

Recomendo demais.


Boas noites.

P.S.: Assista ao filme, depois ouça a trilha. Você não se arrependerá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!