quarta-feira, agosto 14, 2013

Viva La France - Você conhece o Taboulistão?

Dia 226


Filme. Vive La France (2013) - IMDb 5,7
Direção: Michael Youn
Roteiro: Michael Youn e Dominique Gauriad
Atores: Jose Garcia, Michael Youn. Isabelle Funaro e outros
Duração: 94 min



Você conhece o Taboulistão? Não? Nem poderia, ele é um país fictício. Mas mesmo na ficção ele é um desconhecido e pequeno pais da Asia Central controlado por um líder "democraticamente" eleito para governar por 36 anos. Cansado de não ser reconhecido como nação nem mesmo pela ONU e ter seu principal prato culinário o tabul, apropriado indevidamente pelos Libaneses, dão sua ultima cartada para ser reconhecido pelo mundo. Resolvem apelar para o terrorismo como propaganda, com o mirabolante plano de atingir nada mais nada menos, que a Torre Eiffel com um avião. Para isso dois atrapalhados e ingênuos taboulistanêses são escolhido para a missão suicida com a velha promessa de recompensa de sempre do Alcorão: O paraiso com 70 virgens e self service a vontade. As antas em questão são Farouz e Mouzafat, dois pastores que vão viver a aventura mais insana de suas pobres vidas.

Claro que estamos falando aqui de uma comédia francesa com uma trama que nem chega a ser original, mas que resulta em algo super divertido com garantia de boas risadas. Nossos atrapalhados terroristas não conseguem tomar de refem o avião e acabam desembarcando bem Longe de Paris. A aventura maior será a tentativa de voltar a Paris, agora com um plano B, de explodir a Torre a partir do solo. As confusões em que os dois se metem ficam por conta das diferença cultural em especial o fundamentalismo religioso de ambos, assim que desembarcam na Córsega eles tem o primeiro choque cultural quando percebem que a atendente que lhes aborda é uma mulher. Mouzafat e sua misoginia intolerante ver aquilo com uma afronta e espanca a mulher. Por conta disso os dois percebem que sua estadia em solo Francês não sera nada auspiciosa. No caminho de ida a Paris, além das belas paisagens do interior da França, você verá o martírio de nossos anti-heróis que, apanham, são presos pela migração e quase deportados para a Líbia, país que eles só odeiam menos que as mulheres por roubarem o seu prato tipico, o Tabou. Farouz terá ainda um rim retirado por conta de um erro medico e sua saga será também a de recuperar seu rim.

Há muita diversão nessa comédia, além de uma critica saudável ao fundamentalismo religioso islâmico que os franceses conhecem bem. Mas eles também brincam com seus símbolos, como a Revolução Francesa e a própria diferença regional. Em Marselha ambos são surrados porque  Farouz estar usando camisa semelhante a uma equipe de futebol de Paris.

A amizade de ambos também é comovente e dá o tom de como eles são vistos pelos franceses. Ironicamente a única pessoa que se compromete a leva-los até Paris, é exatamente uma repórter que desconhece o verdadeiro objetivo da dupla. No caminho ela cuida de ampliar ainda mais a percepção deles de que o mundo é bem maior que o pequeno Taboulistão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!