segunda-feira, agosto 19, 2013

Ponta de Faca - Neneo, ou: Quando fala alto a voz do coração

Dia 231

Hoje eu vou longe na viagem no tempo.

Nenéo é um compositor brasileiro de projeção nacional e internacional. O fato de você - talvez? - não ter ouvido falar nele não faz com que isso seja menos verdadeiro, pois o homem tem músicas suas gravadas por Roberto Carlos, Alcione e Chitãozinho e Chororó, entre outros.


"Grande coisa", dirá você. "E daí? O que esse cara tem de bom?"


Além da originalidade e da riqueza de suas composições, do amor cantado de maneira romântica e suavemente apaixonada, de uma ingenuidade meio maliciosa e da característica meio caipira de seu trabalho - coisa perdida hoje em dia até mesmo pelos "cantores sertanejos" -, a música de Nenéo tem aquela rara característica que tem a música boa: pode ser cantada por qualquer um que continuará maravilhosa. As músicas  deste disco - cantadas pelo cara mesmo e sua vez diferente e de tom meio feminino- são prova do poder destas composições.

Infelizmente, os verdadeiros astros da música brasileira são negligenciados em detrimento daqueles talentos fabricados/fórmulas de sucesso que são garantia de rentabilidade. Enquanto os Gusttavos Limas e as Anitas da vida fazem rios de dinheiro, caras como Nenéo são esquecidos e deixados de lado, muitas vezes mal creditados numa música que fez - ou faz - muito sucesso.


O disco é muito bom, e o cara manda bem pacaramba nas músicas românticas - que são seu forte. Aqui acolá ele tenta dar uma pegada mais pop/animadinha em suas músicas, e isso faz com que o nível do trabalho dê uma caidinha, mas nada muito prejudicial.

Só a clássica "Quero ter você perto de mim", imortalizada na voz de Roberto Carlos, já paga a discografia inteira do cara.





Essa última, em particular, desprezando a breguice do vídeo... putz...

No geral?


Tive certa dificuldade em encontrar as músicas dele cantadas por ele mesmo, mas fica a dica: procura só mais um pouquinho que vale a pena.

Boa noite e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!