domingo, agosto 18, 2013

Franz Ferdinand - Franz Ferdinand, 2004

Dia 230

Fanz Ferdinand, o primeiro disco da banda escocesa de mesmo nome, é o tipo de trabalho de estreia de bandas que chegam chutando portas. Disco dançante, cheio de estilo, com um ritmo frenético e repleto de músicas grudentas. Seu maior sucesso foi a alucinante Take Me Out, que acabou se tornando um clássico moderno.



Daí em diante é só pancada, dá pra ouvir o disco inteiro de uma vez só.
O FF, em seus primórdios, já tinha muito da identidade que carrega hoje em dia: refrãos grudentos, letras simples, guitarras alucinadas e o vocal de Alex Kapranos, que faz uma referência direta e inevitável a bandas como Joy Division e, forçando um pouquinho, Depeche Mode, aquela coisa meio homoerótica dos anos 70/80, turbinada com a sonoridade eletrônica e o rock frenético dos anos 2000.


O primeiro disco prezava pela originalidade, pela diferença. O álbum em si é diferente de qualquer coisa que até o próprio FF tenha feito posteriormente e acabou influenciando boa parte de uma geração de grupos independentes, seja pela forma de tocar ou, até mesmo, de se vestir. O que nem sempre é bom, já que depois do sucesso da banda uma cacetada de grupos genéricos decidiu dar as caras, fazendo exatamente o mesmo que o FF, mas sem o elemento da novidade.


É um disco de rock competentíssimo, cheio de músicas excelentes (ao menos para os fãs do gênero alternativo), cheio de hits que garantiram a longevidade do Franz até os dias atuais.
Músicas como Jacqueline, This Fire, Michael, Auf Achse... O pacote completo, o disco arrebenta!

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!