segunda-feira, agosto 12, 2013

Charles Babbage - Pai da computação e seus netos ilustres


Feliz dias dos pais!  Eu sei que todo dia é dia dos pais. Entendo que ontem foi apenas um dia de lembrança da importância desse personagem na formação do caráter do ser humano.
A computação não tem pai. Digamos que ela tem vários pais e mães. Ilustres desconhecidos e conhecidos ao redor do mundo dando sua contribuição. Havia falado na primeira postagem que computador é tudo aquilo que pode ser programado e executa o que foi programado. Esse conceito amplia o que se entende por computador e estende-se por quase tudo que usamos hoje como facilitador de nossas vidas. Seja para entretenimento ou trabalho, ou os dois ao mesmo tempo :).


Charles Babbage foi realmente pioneiro. Apesar de ter seu invento construído e funcionando apenas em 1991, quando o Science Museum de Londres fê-lo para uma exposição sobre a história da computação. Ele foi o primeiro a fazer uma máquina programável funcionar. Ele entre outros títulos era filósofo e matemático. Nasceu em 26 de dezembro de 1791 e era filho de um banqueiro Inglês chamado Benjamin Babbage, o qual pode financiar sua educação com excelentes tutores. Estudante do Trinity College em Cambrige - Inglaterra e depois da Peter House - sendo um dos melhores matemáticos da época. Eleito membro da Royal Society of London (1816). Recebeu uma bolsa do governo para projetar uma calculadora com capacidade para até a vigésima casa decimal (1823). Desse projeto surgiu a máquina analítica, que é considerada, digamos, o pontapé inicial para os computadores eletrônicos. A máquina analítica de Babbage, tinha um diferencial grande por que fazia o que ainda hoje é visto como inovação e facilidade de uso, tanto para programadores quanto para usuários finais. Essa máquina utilizava cartões perfurados, com instruções de programação. Fazia cálculos com uma precisão bem acima das usadas na época em que viveu e imprimia tais equações em um papel que lembra aqueles usados em maquininhas de supermercado.


Podia receber, armazenar, e exibir os cálculos e essa separação é usada até hoje. A computação está sempre vendo uma forma de segmentar para controlar melhor e ter melhor performance das tecnologias. A interdependência, a generalização, e independência de modelos, protocolos e softwares, como premissa para economizar tempo, dinheiro,  tornar os softwares mais importantes e mais flexíveis que o hardware. A sua máquina diferencial, processava equações de polinômios. Se antes, tinha-se máquinas de calcular que faziam funções específicas e sem opções de personalização. Babbage propôs já naquela época, na década de 1830, máquinas mais multiusos, característica tão corriqueira e vendida como inovação ainda hoje. Seus inventos apesar de serem além do seu tempo, ficaram em parte, apenas no papel. Os governos da época não viram utilidade prática e econômica para tais ideias. Babbage necessitava de muito apoio financeiro para realizar seu projeto. Mas ainda hoje os computadores tem premissas que surgiram com os ideais de Charles Babbage. Vendo a série sugerida e brilhantemente analisada por nosso amigo/companheiro de postagens Assis Oliveira. Não saiu da minha cabeça a frase de Leonardo Davinci Demons no qual ele diz "O espírito do homem é exceder-se".  Babbage foi mais um nessa entusiasmante lista. Veja o tataravô de seu celular nesse vídeo. Durante uma visita a Science Museum em Londres, aqui está o maior invento de Charles Babbage.


E se a computação pode se orgulhar de ter um pai, também pode se orgulhar de ter uma mãe.


 Ada Lovelace é muito simbolizada, justamente por ser uma mulher e ser a primeira pessoa a programar. Ela  foi a pessoa que mais entendeu a máquina de Babbage. Nascida em 10 de dezembro de 1815, filha do poeta britânico Lord Byron. Foi ela quem fez os primeiros algoritmos para funções matemáticas, e também é dela a primeira documentação de um software, fazendo um manual de uso para a máquina analítica. Se você é programador em parte você deve isso a uma mulher, assim como deve sua vida sedentária a uma mulher que observou que as plantas poderiam crescer caso fosse plantado uma semente, ou outras partes da planta. Devido a observação do ciclo da natureza. (apesar de ser difícil provar isso, apenas presumimos).

Alan turing acreditava que a atividade física melhorava sua inteligência. Fazia frequentemente corridas de longa distância

Alan Turing também é considerado um dos pais da computação, pois construiu uma máquina chamada Colossus, possuía 1500 válvulas e processava 5.000 caracteres por segundo foi utilizada para decifrar os códigos dos alemães na segunda guerra mundial. Os códigos alemães ultrasecretos mudavam constantemente obrigando Turing a tornar Colossus uma máquina mais rápida.



Bill Gates, Steve Jobs e Linus Torvalds são os filhos talentosos que tornaram essas máquinas antes comparáveis à o que os satélites artificiais são hoje em um aparelho doméstico como qualquer outro. Bill Gates e Steve Jobs moldaram o mercado de software mundial ditando tendências e inovações, criando um mercado e tornando-o uma das maiores indústrias do planeta. Linus Torvalds por sua vez tornou acessível não só o software pronto mas também o código, dessa forma foi possível que milhões de programadores ao redor do mundo pudessem desenvolver suas ideias sem se importar com o quanto iria pagar por isso, visto que o software de código aberto funciona em uma filosofia de compartilhamento e contribuições, sendo gratuito para modificar, distribuir, contribuir e usar.


O ábaco não é considerado um computador mas um predecessor, visto que foi construído para realizar funções matemáticas porém não tinha as funções de um computador moderno já citadas. Ser programável, ter memória, armazenar informação e exibir resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!