segunda-feira, junho 24, 2013

Sistemas Operacionais - Windows 7



Windows 7 lançado a partir da data de 22 de julho de 2009, tem esse nome porque é a sétima grande versão do windows. Lançado três anos após o windows vista e sendo sucedido três anos depois pelo windows 8 (muito bem abordado semana passada por nosso colunista all-in-one Assis Oliveira, http://www.01pordia.com/2013/06/o-windows-8-porque-mudar-por-assis.html).  
O tão surrado, criticado, apedrejado(inclusive por mim), Windows Vista foi na verdade um espécie de beta de luxo para o Windows 7. Enquanto que no Windows Vista se teve várias implementações visuais, recursos, aprimoramentos de interface, de softwares integrados, da usabilidade, acessibilidade, segurança, etc. O Windows 7 veio como um aperfeiçoamento. 


O visual continuou bonito, funcional, porém ficou bem mais estável e a melhoria na velocidade do sistema como um todo é bastante visível. Como a microsoft teve problemas, como você pode ver na postagem sobre o Windows XP , na Europa e na Ásia, por oferecer já no integrado no Windows programas multimídia, o Windows 7 não vem com o programas como Windows Movie Maker, Windows Messenger, Windows Photogalery, entre outros,  agora fazendo parte de pacote separado chamado Windows Live Essencial.

Em 2012 o Windows 7 alcançou mais de 49% do mercado de pc's e ultrapassou nosso  COROA ENXUTÃO.

O Windows 7 veio com recursos inovadores, como suporte a tela de toque e multitoque; navegador internet explorer tentando se manter no mercado veio melhor nas versões 8 e 9; menu iniciar aprimorado mostrando os aplicativos usados recentemente com seus respectivos arquivos; leitura nativa de blu-ray e hd-dvd; aprimorou o sidebar do Windows Vista e implementou o gadgets na área de trabalho, bastante úteis; aprimoramento de softwares nativos como o paint, para melhor edição de imagens, calculadora com novas funções e o wordpad, este último inclusive abrindo arquivos do Microsoft Word 97, extensão docx e odt, extensão usada em softwares livres como Writer do LibreOffice/OpenOffice; Windows Media Player 12 e nova versão do Media Center; boot mais rápido; joguinhos como gamão, espadas, xadrez 3d, paciencia spider(era viciado nisso!!!).

O Visual Aero é um show a parte com uma usabilidade que muitos dizem ter sido clonada do ambiente kde4 do linux. Mas, colocando essas polêmicas de lado, é um visual que deu muito mais possibilidades e agilidade para o usuário final. Aero Peek permite visualizarmos todas janelas de forma transparente podendo escolher qual delas iremos escolher(pode ser acessado também usando o velho alt+tab), AeroSnap, permite "arrumar" as janelas de forma mas intuitiva apenas arrastando-as para o lado que se quer, pode assim visualizarmos dois aplicativos na mesma tela rapidinho. Existe também o chamado AeroShake, sacudindo a janela, permite que você mostre na tela apenas a janela que você deseja, mesmo que esta não esteja em modo maximizado. Outra coisa interessante do Aero são as prévias de janelas abertas, quando passamos o mouse sobre o aplicativo minimizado na barra de tarefas. Para visualizar melhor o que estou falando...


Modo de compatibilidade é bastante útil, e dá uma atenção especial a aplicativos do Windows XP por razões óbvias de migração mais tranquila.

UAC - User Account Control - Ficou bem menos chato se comparado ao Windows Vista, visto que o Windows 7 não pede a todo momento sua autorização, deixando este procedimento apenas para tarefas administrativas mais importantes. O controle de permissões de acesso é necessário para melhorar a segurança do sistema.

Service Pack 1

Service Pack 1, foi um pacotão de respeito trouxe melhorias na estabilidade e segurança e consolidou a força do Windows 7. Existem atualizações mensais, normalmente lançadas na primeira segunda do mês. Trouxe melhorias significativas nas redes sem fio: Bluetooth e Wi-fi. 
A pouco tempo a Microsoft lançou atualização KB2823324 que prejudicou muitos brasileiros, esta corrompe os arquivos de boot do sistema na versão 32 bits. Isto ocorreu somente no Brasil porque essa atualização "mexeu" com um plugin de navegadores usados para acesso a bancos daqui. Pra mim foi bom porque eu ganhei alguns trocados ehehehheh ;). Inclusive a própria G1 divulgou a solução no site http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/04/falha-em-atualizacao-do-windows-forca-usuarios-formatar-sistema.html.

Você pode instalar o Windows 7 sem problemas, sem serial. A Microsoft dá uma licença teste de 30 dias o que pode quebrar um galho na hora do desespero, depois disso você verá avisos antipirataria.


Requisitos mínimos
Componente x86 (32 bits) x64 (64 bits)
Processador 1 GHz
Memória (RAM) 1 GB de RAM 2 GB de RAM
Placa gráfica Suporte para o dispositivo de gráficos DirectX 9 com 128 MB de memória gráfica (para Aero Glass)
Espaço Livre em HD 16 GB de espaço em disco disponível 20 GB de espaço em disco disponível
Unidade óptica Unidade de DVD (apenas para instalar a partir de uma mídia de DVD/CD) ou entrada USB


Limite de Memória RAM
Starter/Home Basic/Home Premium/Professional/Enterprise/Ultimate
Arquitetura x86 (32 bits) x64 (64 bits)
Windows 7 Starter Edition 2 GB -
Windows 7 Home Basic 4 GB 8 GB
Windows 7 Home Premium 4 GB 16 GB
Windows 7 Professional 4 GB 192 GB
Windows 7 Enterprise 4 GB 192 GB
Windows 7 Ultimate 4 GB 192 GB


Versões Starter foi lançada apenas em países em desenvolvimento como o Brasil, visando combate a pirataria e maior adesão por parte dos consumidores.

Windows Vista é aquele menino que nasceu prematuro, e depois de muitos cuidados na incubadora, tornou-se um atleta recordista mundial, o Windows 7.

Um comentário:

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!