quinta-feira, junho 20, 2013

Live At Last: A Wonder Summer's Night - Stevie Wonder, ou: Uma criança diferente (também uma crônica sobre o Rádio, se me permitem).

Dia 167. Michel 152.

Sim, eu fui uma criança diferente. Não, não era nada demais, como um filme de ficção científica ou daqueles de aventura, onde um superbebê salva o universo.

Era algo mais local, menos espalhafatoso: eu gostava de ler, escrever e ouvir música. Muita música. Devo isso, de certa forma, a meus pais - e à década mãe de 1980. Michael Jackson, George Michael, Elton John, John e Paul... E Wonder. Stevie Wonder.

Imagine uma criança de seus seis, sete anos ter como músicas favoritas "My Cherie Amour", "You Are The Sunshine Of My Life" e "Isn't She Lovely" e "I Just Called To Say I Love You"?

Pois bem. Naquelas épocas sem dinheiro e sem internet, tínhamos a TV - que sempre foi porcaria, antes pela qualidade do hardware e pela falta de qualidade da programação, hoje pela falta de qualidade da programação, principalmente - e o rádio. O Rádio.

Eu sempre amei Rádio. Tiro um pouquinho do meu tempo para ouvir as notícias, mangar das propagandas peças publicitárias toscas e ver se está tocando algo que preste nas cinco faixas que escuto e respeito: Beach Park Fm (    ), Rádio Tempo (103,9 FM), Atlântico Sul FM (105,7 FM), Calypso FM (106,7 FM) e Rádio Universitária FM (    ).

Tem coisa velha boa de recordar, tem coisa nova boa de conhecer, tem coisa velha boa de esquecer,  tem coisa nova boa de ignorar. É isso.

No meio de tudo, temos o Stevie Wonder, um dos possíveis links entre o Rádio e minha infância.

É uma sensação boa demais escutar o velho Stevie ao vivo, no show de 2008 chamado "Live At Last: A Wonder Summer's Night". Ouvir boa música, ver e ouvir um artista interagir com o público de uma maneira apaixonada e emocionante...

Nem preciso dizer como sou fã do cara. De sua voz potente e cheia de nuances e texturas, de sua humildade, de seu incrível talento... Se apenas dez artistas do mundo tivessem esse nível de amor pelo público, meu, não haveria tantas divas por aí.

Posso te dar uma dica, fiel leitor? Não deixe de escutar Rádio. Não é demodé. É rico, variado, engraçado, cheio de texturas... escutar Rádio é dar uma chancezinha ao acaso, ter algumas surpresas - agradáveis e desagradáveis, mas que, no fim, terão valido à pena.

E esse show do Stevie?


Caras, esse vocês têm que ver/ouvir.

Deixo aqui o link completo do show no Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=fVcptD5HXws&list=PLB558147222C082D1

Enjoy.

Até mais!

P.S.: Alguns de meus alunos - das duas escolas em que trabalho atualmente como professor de Filosofia e História - têm me procurado para falar do 01PorDia. Falam dos filmes, dos livros e das músicas. Pedem CDs emprestados, pedem dicas de filmes, bons livros... e eu fico morto de feliz. Morto de orgulhoso.

Uma de minhas alunas - Vitória Guitti - até já publicou aqui conosco!

Nós não ganhamos nada para fazer o 01Pd. Dedicamos tempo, dinheiro, energia, sanidade... para trazer essas análises e trocar com vocês impressões e dicas e pontos de vista. Disseminar cultura. Aumentar os níveis de inteligência e dar alternativas, possibilidades - lutar contra o mais-do-mesmo.

Quando meus alunos vieram me procurar, meu coração bateu descompassado por uns instantes, então normalizou. "Vai ficar tudo bem, cara!", eu pensei comigo mesmo. "Eles conhecem o caminho, só precisam de um pouquinho de luz." E de música.

Obrigado, meus meninos e meninas, meus queridos alunos. O 01Pd prossegue.

Obrigado pelo combustível.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo PS. Sempre pensei sobre isso. "Os alunos do Michel já teriam se interessado pelo 1PD? Era natural que isso acontecesse. Isso me incentiva, saber que escrevemos também pra está plateia. Pelo Post geral? É por isso que me orgulho de você. Eu sentia que aquele menino estranho e deslocado do seu tempo daria nisso. Mas não se anime, vem algo ainda pior, não é Felipe?

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer: Fui convidado pra postar sobre games em outro blog. Munha resposta? "não publico em qualquer blog, desculpe mão posso" Não que fosse qualquer blog, mas não era o 1PD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, Que bom, cara. Suas postagens são preciosas.

      Excluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!