sábado, junho 29, 2013

COOL WORLD/MUNDO PROIBIDO. Por Assis Oliveira

Dia 175  (Assis Oliveira)

Filme: Cool World/Mundo proibido (1992) - IMDb 4,5
Direção: Ralph Bakshi
Roteiro: Michael Grais e Mark Victor
Elenco: Kim Basinger, Gabriel Byrne, Brad Pitt e mais
Duração: 102 min


Como posso começar a descrever a mente-fuck do louco que é Ralph Bakshi que levou pra telas essa insanidade?
Acho que que o profano inato, prole bastarda de Heavy Metal com Who Framed Roger rabbit  (Uma Cilada para Roger Rabbit) é uma bonita descrição, deste que é um dos piores filmes que já vi. É um filme que mistura animação com cenas reais e, pelo menos aqui, quando você mistura as duas coisas pode resultar em excrementos jorrando do cérebro de um macaco morto. Vamos dissecar a história desse ânus de filme (supondo que ele tenha realmente a p**** de uma história) e descobrir por que acho Cool World/Mundo Proibido uma merda de filme.



O filme começa em Las Vegas em 1945 quando nosso personagem principal, Frank Harris, que é interpretado por Brad Pitt, acaba de voltar para casa após o fim da Segunda Guerra Mundial. Um dia Frank resolve levar sua mãe em sua motocicleta que ele diz ter ganho num jogo de poker, para uma viagem. Frank e sua mãe parecem ter o tempo de suas vidas ao montar na  motocicleta, quando de repente são atingidos por um motorista bebado. Frank fica gravemente ferido e sua mãe morre como resultado do acidente, mas antes que os paramédicos consigam levar Frank para receber os cuidados no hospital, ele é transportado do mundo real e levado a um mundo misterioso cheio de animações (cartoons), cheio de destruição e anarquia, conhecido como Cool World. Por que merda ele foi levado para Cool World, você deve estar se perguntando, eu não sei, e nunca será explicado.

Cool World é realmente um mundo dos quadrinhos de ficção criado por Jack Deebs (Gabriel Byrne). Deebs acaba de ser libertado da prisão por assassinato e passou o tempo de sua pena desenhando e fantasiando sobre um dos personagens de sua obra, a senhorita Holli Would, que é ao mesmo tempo dublada e interpretada pelo simbolo sexual dos anos 1990, Kim Bassinger. Deebs logo descobre que ele pode transportar-se para trás e para frente entre a realidade e Cool World, sempre que desejar. Ele e Holli irão descobrir que isso é um problema, já que a única regra de Cool World é os personagens e as pessoas reais não podem relacionar-se, principalmente sexualmente. Porque? Por que, aparentemente, quando um "Toon" tem relações sexuais com um ser humano, este se transforma em um humano. Da pra ver que muita loucura no filme aqui, é pouca bobagem. Então a Holli fantasiada por Deebs se descolada do mundo quadrinhos para o mundo real e começa a espalhar o caos usando toda a sua sensualidade cartunesca como arma. Agora cabe ao Detetive Frank Harris encontrar Holli e impedi-la de destruir a realidade e todas as formas de existência. Nem precisa dizer que ela tenta transformar todo mundo em "cartoon" nê?

Tem tantas coisas erradas que nem me darei ao trabalho de cobrir todas elas, me focarei apenas nas que podem lhe convencer a não vê-lo. Os personagens animados são absolutamente comuns, não há nada legal ou emocionantes sobre eles, e de fato algumas animações do filme são claramente mal acabadas, apenas para não falar que seguir a história e o elenco principal é algo muito difícil  porque os personagens atacam aleatoriamente uns aos outros e explodem por todo filme. Outro problema é que eu não sei qual o publico alvo de Cool World. A história e os temas que vão surgindo no filme sugerem que ele tenha sido feito para adultos, mas a animação parece algo que você veria no sábado de manhã numa animação infantil. O que não seria surpresa se muitos pais tiverem levados seus filhos para vê-lo no cinemas quando foi lançado, porque a animação é muito parecida com o inicio da Disney e os desenhos animados da Warner Brothers. Se eu tivesse que decidir, eu diria que Cool World está mais para um filme adulto, mas para cada tema adulto que vi, posso pensar em pelo menos três outras coisas que me fizeram pensar em um desenho animado para crianças. Ou seja, consistência não é o seu forte.

Eu sinceramente, acho que ninguém deve ver esse filme. Ele é ao mesmo tempo inteligente e confuso para a maioria das mentes humanas entender, e isso vale tanto para adultos como crianças. Durante toda a duração do filme eu continuei encontrando mais e mais coisas para odiá-lo ao máximo. A única coisa que eu realmente gostei foi Brad Pitt, porque embora este filme seja realmente uma m****, com um roteiro igualmente de m****, ele ainda fez o seu melhor para ser um ator serio e fazer o melhor trabalho que podia. Mas infelizmente, este é um daqueles casos raros em que a presença de Brad Pitt não pode para um filme de ser uma m****

Acho que todas as cópias de Cool World/Mundo Proibido devam ser recolhidas, colocadas em um avião, e lançadas dentro de um vulcão ativo. De modo que se tenha a absoluta certeza que todas tenham sido devidamente destruídas e que permaneçam na obscuridade. E se depois de tudo isso você ainda for ingenuo suficiente (ou, mais provavelmente estúpido o suficiente) para vê-lo, então eu não tenho nenhuma simpatia por você, porque eu tentei avisá-lo sobre o quão terrível ele é. Se em vez disso você deixar sua própria ignorância ficar no caminho a culpa sera 100% sua.


Duas luas pelo trabalho de Brad Pitt, para o filme: nada

Um comentário:

  1. EU ASSISTI MUNDO PROIBIDO EM VHS ,,ASSIM Q O FILME SAIU NAS LOCADORAS AINDA ME LEMBRO,,,PARECIA UM SONHO AQUELA CAPA DE FILME ,,,OLHE ASSIS EU NÃO CONCORDO COM O Q VC TA FALANDO A RESPEITO DO FILME NÃO,,,VC TA SENDO MUITO RIGOROSO COM UM FILME Q TINHA A PROPOSTA INICIAL SER APENAS UM FILME DE Entertainment E NÃO TINHA PRETENSÃO DE SER UM CANDIDATO AO OSCAR,,É CLARO Q O FILME TEM PROBLEMAS MAS EU IDENTIFIQUEI OUTROS TIPOS DE EQUIVOCOS Q TRAVARAM O FILME : A INICIAR PELA ESCALAÇÃO DE GABRIEL BYRNE UMA VEZ Q ELE NÃOÉ UM ATOR CONHECIDO AQUI NO BRASIL E ISSO ME INCOMODOU E CAUSOU ESTRANHEZA ENORME ,,DEVIAM TER ESCALADO UM OUTRO DO PORTE DA KIM BASINGER E DO BRAD PITT Q FORAM ACERTADAMENTE ESCALADOS PROS PAPÉIS ,,,A DIREÇÃO DO BAKSHI FOI CONFUSA MESMO MAS DEVIDO AO ROTEIRO MAL ACABADO ,,E O FILME FICOU SEM FOCO DO MEIO PRO FINAL SEM TER TAMBÉM UMA CLASSIFICAÇÃO DEFINIDA , " É UM DESENHO ANIMADO DIFERENTE" FOI O Q UM RAPAZ DA LOCADORA ME DISSE A RESPEITO DELE , E NÃO UM AMACORD , DE FELLINI ,,DO PONTO DE VISTA DA CRIATIVIDADE DOU NOTA 9.5 PROS CENÁRIOS, E PRA IDEALIZAÇÃO DOS PERSONAGENS ,ELES SÃO MUITO CRIATIVOS MESMO: O NAILS, O SPARKS E SUA TURMA(Q APARECEM NO INICIO DO FILME E Q TEVE SEU MINUTO DE FAMA E SUMIRAM ), O DR VINCE, E OUTROS MAL APROVEITADOS Q APARECERAM POUCO,,,FALO ISSO COMO DESENHISTA E CARTUNISTA Q SOU !!! A IDÉIA DE RELACIONAMENTOS SEXUAL FICOU BIZARRA PRA UM DESENHO MAS ISSO É COISA DA CABEÇA PERVERTIDA DO DIRETOR , COMO DISSE UMA REVISTA ESPECIALIZADA EM CINEMA Q NÃO LEMBRO O NOME ,,,E ACHEI OPORTUNO PONTUAR PELO MENOS ISSO DE INICIO A RESPEITO DE MUNDO PROIBIDO Q EU GOSTEI MUITO E SE FOSSE EU O DIRETOR É CLARO Q FARIA DIFERENTE E BEM MELHOR MAS A ESTORIA DO FILME É INTERESSANTE ,,VEJA BEM CONSIDERAR Q EXISTE UMA DIMENSÃO PARALELA DE DESENHOS DO NOSSO INCONSCIENTE COLETIVO E Q ELA É REAL ,,,EU ACREDITO Q ELA EXISTE !!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!