Eu não sou um critico de arte ou de cinema. Também não sou um roteirista, produtor de cinema ou coisa parecida. Sou um fã apaixonado pela sétima arte e como tal vou fazer algo aqui. Dizer, focado no que penso, cinco coisas que pra min, estragam um filme na tela. Se tiverem mais alguma sugiro que escrevam sobre na área de comentários. Então, sujamos as mãos de sangue!
NUMERO 5 - Sobre a dependência de imagens geradas em computação gráfica (CG).
Não me entendam mal, CG pode ser uma coisa boa em um filme, e tem sido usado com bom resultados em muitos deles, mas há um certo momento em que se assistir a um filme com um exagero da técnica nos leva a pensar que seus criadores desistiram dele em um certo momento e disseram pra si mesmo: "Não precisamos nos preocupar com a qualidade do nosso filme, por que temos esses efeitos impressionantes". Um filme que depende muito de CG é muito provavelmente candidato ao fracasso. Acho que se você tem um orçamento que lhe permite abusar da CG, não significa que você deva colocar todos os ovos na mesma cesta e esperar que tudo dê certo a seu favor. Pensem em filmes como, Metrópolis, O Magico de Oz e Willy Wonka e a Fantástica Fabrica de Chocolates, vocês poderiam dizer honestamente que eles seriam melhor se tivessem a disposição a CG ao em vez de construir todos aqueles enormes e surpreendentes sets. E se Jaws (Tubarão) 1975, teria uma criatura mais terrível se ela fosse animada por computação. CG é grande em pequenas doses e não deveria ser forçada goela abaixo de quem assiste.
NUMERO 4 - Sobre o uso de referências à cultura POP em um filme.
Este não é tão óbvio quanto os outros motivos que vou listar. Deixe eu colocar em perspectiva. Lembra-se da primeira vez que você viu "Austin Power", não era hilariante. Tente ver novamente e veja se o mesmo acontece, veja se encontra algo para acha engraçado. Você já percebeu quantas referências a chamada cultura POP Mike Myers enfia neste filme? Há um monte delas. Enquanto essas referencias servem muitos bem à época do lançamento, você tem que admitir que depois de um tempo elas perdem o seu charme e o seu efeito cômico. Ponto.
NUMERO 3 - Sobre o uso de nudez casual e desnecessária.
Não tenho problema com nudez ou sexo em um filme, mas pelo amor de Deus, por favor, façam com que sejam relevantes para a trama! Uma das coisas mais irritante que eu encontro ao assistir um filme é uma cena aleatória e desmotivada de topless que não tem nenhuma relevância para a trama, se você tem de depender de uma cena de topless ou de uma garota nua para levar uma pessoa a assistir seus filmes, então perdoe-me, nas você falhou como cineasta. Eu não gosto de ver isso em um filme de terror. Por que? Porque eu não sei se devo ficar apavorado ou excitado ao ver uma bela loira sendo massacrada até a morte e eu estou realmente cansado dessas imagens mistas e ambiguas. Temos todos um gêneros chamado de "pornografia" para obtermos nossas cenas de nudez incondicional.
NUMERO 2 - É um Deus nos ajude de mais um REMAKE!
Eu odeio de todo coração os chamados REMAKES. Eu não gosto de ver meus filmes favoritos rasgados em pedaços de merda e atirados de volta na tela e ainda ter que chamá-los de "melhoria". Quando Hollywood vai aprender que não se mexe com um sucesso? Se não esta quebrado, então não tente F**** com tudo, então não tente corrigi-lo. A proporção de filmes remakes de filme de baixa qualidade é de cerca de 1000:1. A única coisa pior que isso é quando um estúdio de cinema americano tem um filme estrangeiro e fazem uma versão em inglês, a fim de americaniza-lo. parece que os americanos não estão conscientes ou são preguiçosos sobre isso, mas o recurso de legendas é para traduzir o que os atores estão dizendo em Inglês! Não é muito difícil de ler a porra de umas letrinhas que aparecem embaixo da tela. E Isso vale pra nós brasileiros também, viu! Let The Rigth One In e The Girl With The Dragon Tatoo. Não precisavam de uma refilmagem, uma versão americana. Eles foram filmes incríveis do jeito que eram. O pessoal de Hollywood precisa aprender a ter suas próprias ideias e serem originais em vez de roubar outros filmes!
E a numero 1 das razões para termos um filme ruim.
NUMERO 1 - Se Lars Von Trier estiver associado ao filme de alguma maneira.
Eu odeio tanto esse cara que penso que inventei esse post até aqui só pra falar mal dele. Ele é a pior coisa que já aconteceu ao cinema, e ainda assim algumas pessoas são suficientemente estúpidas para chama-lo de visionário e cineasta brilhante. A verdade agora. A verdade é que Lars Von Trier é um ser humano horrível que faz coisas horríveis para seus atores a fim de fazer filmes igualmente horríveis. Ele faz qualquer coisa em seus filmes sem qualquer rima ou razão e ainda afirma que tudo é parte de alguma licença poética. Que merda de poesia é essa que eu não quero ler! Dogville (2003) é qualquer coisa que eu faria, ou um menino de 12 anos, com uma câmera na mão. Não é um estilo brilhante de produção de filmes, é barato e preguiçoso, isso sim. O Anticristo (2009) então, melhor nem falar. Eu posso aceitar que um diretor coloquem coisas que não fazem sentido em seus filmes, mas que em algum momento possamos exercitar nossa inteligência para buscar algo que o faça. Melancolia (2011}, foi basicamente para que ele pudesse provar a todos que podem perder duas horas de suas vidas sem perceberem. O numero de estrelas de grande nome que atuaram em seus filmes é algo que me preocupa enormemente. Estrelas como William Dafoe ,Kirsten Dunst, Nicolle Kidman, Kiefer Suntherland e John Hurt são apenas alguns dos nomes que apareceram nos filmes desse cara, e é o que me preocupa. o Que as fazem pensar que suas vidas profissionais serão melhores se participarem das produções desconexas e sem sentido desse cara? Como diabos ele consegue essas estrelas? Chantageados-as? Deveria haver uma lei internacional proibindo esse senhor de produzir alguma coisa. Seus filmes me deixam um gosto amargo na boca, nem sei como consegui ver esses três que me fizeram o sangue ferver de raiva, eu devia estar louco quando um amigo gerente (Otácilio) de uma locadora na época se debulhou em elogios ao cara e me vendeu o mesmo como um vanguardista. Lamento, mas você estava errado.
**************
Como eu disse, se você consegue identificar mais uma coisa ou várias que podem tornar um filme ruim, comente. E se for algo ruim sobre Lars Von Trier, escreva um post que eu vou dar um beijo na boca do seu cachorro!
Gostei da ideia do bottom 5!!! Gostaria de ver um post desses dos top 5!!! De preferencia com a mesma raiva!!!
ResponderExcluirA raiva fica por conta do Lars Von Trier
Excluir