quinta-feira, abril 25, 2013

Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, ou “como assim um musical de música house?” Por Ricardo Araújo Ferreira

Dia 115 - Ricardo Araújo Ferreira 01 (e já chegou chutando a porta!)
Interstella 5555 - 2003
Dir: Kazuhisa Takenouchi
Elenco:  Romanthony, Thomas Bangalter

Para meu primeiro post no 01pordia, nada melhor do que falar ao mesmo tempo de um filme e de um álbum. E, em se tratando deste caso específico, é difícil falar de um sem falar do outro. Apesar de o álbum ter sido uma criação anterior ao filme (precedendo-o por dois anos) e ser completo por si só, ele consegue dar mais vida ao que já era vivo. É como saborear um prato que já é delicioso com uma bebida de qualidade. Estou falando de “Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem”, que traz como trilha sonora o álbum inteiro Discovery, do duo francês Daft Punk.

O filme foi lançado no finalzinho de 2003, ou seja, já tem praticamente 10 anos. Nesses 10 anos, provavelmente você já deve ter visto algum clipe de Daft Punk, e, se viu, provavelmente faz parte deste filme.

A arte do filme é de ninguém menos do que Leiji Matsumoto, mangaká reconhecido por obras de grande sucesso na década de 70, como Captain Harlock, Space Battleship Yamato e Galaxy Express 999. Grande parte das obras de Leiji tem uma temática espacial, e com Interstella 5555 não é diferente.
O filme conta a história de Stella, Arpegius, Baryl e Octave, membros de uma banda alienígena, que, ao serem sequestrados no meio de um show, acabam inocentemente se tornando parte de um maquiavélico plano de dominação universal. Porém, toda a história é contada sem um diálogo explícito sequer. É como assistir a um filme mudo, como os de Chaplin, mas ao mesmo tempo curtindo as músicas do álbum de Daft Punk no seu headphone. Tudo no traço marcante de Leiji com uma animação que agrada os olhos.
O filme serve como uma interessante introdução à banda, através do seu segundo e provavelmente o mais certeiro álbum: Discovery. As músicas no filme tem até a mesma sequência das músicas do álbum, começando por “One More Time", que até hoje é o maior hit deles. Fez sucesso nas baladas, e já se tornou clássico. O estilo das musicas é bastante variável, com músicas intensas como “Aerodynamic" e “Superheroes”, músicas românticas, como "Digital Love" e "Something About Us", com destaque para o fator relaxante dessa última. Sem falar nas músicas "Harder, Better, Faster, Stronger", "Crescendolls" e “High Life", que, à sua maneira, são bem características e marcantes, e vão ficar grudadas na sua cabeça por um bom tempo.

Enfim, se você for fã da banda, assista. Se você não conhece a banda, mas gosta de conhecer novas músicas, assista. Se você gosta de anime com um traço bonito, assista. Há vários motivos para dar uma chance ao filme. Afinal, o álbum já é bom por si só, e o filme é apenas o complemento que provavelmente tornará a sua experiência de ouvi-lo ainda mais agradável.

-

Um comentário:

  1. Parabéns pela participação, Ricardo! Tá no nível - ou seja, excelente!

    P.S.: Interstella 5555 é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!