sexta-feira, abril 05, 2013

Go Back - Titãs, ou: Ah, Que Saudades Do Rock Nacional...

Michel 88. Dia 94.

No tempo em que fazer Rock no Brasil demandava algo mais que atitude e comércio, música de qualidade se fazia com inteligência. A banda com as letras mais inteligentes e politizadas da década de 1980 chamava-se Titãs, e essa é a história de como uma puta banda de Rock envelhece e cai no ostracismo por conta de uma postura comercial e preguiçosa.

Falemos de "Go Back" (1988): Gravado na Noite do Rock do Festival e Jazz de Montreaux, é o primeiro álbum ao vivo da banda. E tem tanta qualidade, tanto metal, tanta distorção que faz o ferro do sangue reverberar. Puro Rock 'N' Roll. A seleção de músicas é perfeita, a execução das mesmas não deixa a desejar. Ouso dizer que os Titãs exibiam aqui, enquanto grupo, sua melhor forma. A performance deles é arrasadora, meu irmão. Você sente os caras dando o máximo de si ali, as guitarras, a bateria, o baixo, o sintetizador... as vozes quase estourando as gargantas...


Paixão, meu irmão. A entrega do Miklos no vocal de "Diversão" é épica.

Se um dia algum de meus filhos disser: "Papai, eu queria que você me indicasse bons discos de Rock nacional!", eu farei três coisas:

1. Ficarei em êxtase de felicidade;
2. Pegaremos a estrada em direção ao pôr-do-sol e conversaremos sobre a Vida, o Universo e Tudo O Mais;
3. Escutaremos "Go Back" enquanto isso.

O disco é um marco na história da música nacional. Eu escutava ele quando era criança na casa da minha prima, que era fã! Que prazer imenso foi selecioná-lo para o 01PD de hoje e revisitar aquelas sensações trazidas de tanto tempo...

Que saudades do Rock nacional...



A influência do reggae nas músicas... cara, isso é muito bacana! A crítica sócio-política, os questionamentos, as ideias, os absurdos... tudo tão rico, tão novo, tão não-contaminado pelas ideologias do mercado fonográfico... 

E o áudio? Perfeito! Se não são as palmas e os gritos e assovios, você jura que é uma gravação acústica! É um disco surpreendente, que te leva a acreditar e aceitar que essa banda já foi, um dia, uma das maiores em território brasileiro.


A escolha das faixas também não poderia ter sido melhor. Um disco excelente para apresentar às novas gerações - curtidoras de sucessos de fins de semana - o que era uma banda de Rock. 

"Aí, Geração Y, isto aqui (segurando um vinil em que está escrito 'Go Back') é Rock de verdade, não calças coloridas e vozinhas irritantes de gente que gosta de chorar sem motivo. Sentem-se aí, que hoje é dia de deixar as pedras rolarem".


Um disco de proporções míticas. Colossais. Titânicas. Aquela obra que você usa para viciar alguém em coisas boas.

- Maldito, agora não curto mais aquelas porcarias. O que tem de bom pra nós essa semana?
- Hum, vejamos... heheheheheh...





Curtam sem medo de ser feliz. Esta é a prova de que o passado pode sim nos consolar quando o presente é uma droga.

Uma boa noite e um bom fim de semana a todos.

E lembrem-se: boas bandas de Rock geralmente dão péssimas bandas pop. Sim, Capital Inicial, essa foi para vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!