segunda-feira, abril 08, 2013

Trilha Sonora: Beasts Of The Southern Wild, por Benh Zeitlin e Dan Romer

Dia 97 - Felipe Pereira  94

E aí, pessoal, tudo em cima?
Aqui estou eu mais uma vez, bancando o colunista musical numa situação de emergência! Como vocês devem ter percebido, o nosso querido Ladrão de Almas não pôde comparecer hoje, então eu, o cara do cinema, vou dar uma mãozinha ao filho da... deixa...
Faltam menos de três horas para o fim da noite e eu ainda tenho de ver um filme, então serei breve (dessa vez é pra valer). O disco que vou indicar hoje é a trilha sonora de um filme que vi esse ano, e já até indiquei a vocês. Um filme chamado Beasts of The Southern Wild, conhecido por aqui como Indomável Sonhadora.

“O filme conta a história de Hushpuppy, uma garotinha de uns dez anos de idade que vive com o pai numa vila isolada do mundo por uma barragem. A barragem separa a vila de Hushpuppy, um lugar chamado “A Banheira”, do “mundo civilizado”, onde as pessoas são tristes e só tiram férias uma vez por ano, enquanto na Banheira os moradores tiram férias todos os dias.
A Banheira em si é um mundo paralelo: tem seus habitantes, suas histórias, suas regras e sua mitologia. É um lugar onde é proibido chorar pelos mortos, que são colocados em barcos em chamas e lançados ao mar. Um lugar com suas próprias lendas sobre o fim do mundo. Um lugar onde todos se conhecem, onde não há falsidade, todos são amigos verdadeiros e se você morre, pode ter certeza que seus amigos cuidarão dos seus filhos como se fossem deles.
A Banheira é um lugar como não existe no mundo.”

A trilha sonora composta por Benh Zeitlin (também diretor do longa) em parceria com Dan Romer é doce e poderosa, uma parte tão importante para a trama de BOTSW quanto a sua própria narrativa ou sua jovem protagonista. Ora melancólica, ora alegre, por vezes extremamente tocante, a sonoridade ditada por Zeitlin e Romer tem o poder não só de preencher os silêncios da aventura da jovem Hushpuppy. Ela também dá ritmo à trama, dá profundidade a seus personagens, expõe sentimentos e conta histórias daquele povo isolado do mundo, em seu próprio universo.
É uma música cheia de cores e camadas, cheia de calor; épica e poderosa.
Sem meias palavras, algo simplesmente lindo de se ouvir. Deite, pegue seus fones de ouvido e tenha seus sonhos embalados pela jornada da indomável Hushpuppy, tenha você mesmo seus sonhos indomáveis.
Ouça e desidrate.
Não queria ter de listar as melhores do disco, afinal ele é uma peça única, onde um tema termina o outro tem continuidade, mas só pra te fazer querer ouvir, eu vou indicar essas aqui:

Particles of the Universe (Heartbeats)
The Bathtub
 The Smallest Piece
Once There Was a Hushpuppy

 
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!