segunda-feira, março 11, 2013

A Origem dos Guardiões (não confundir com o das corujas)

Dia 70 - Felipe P. 67
Rise Of The Guardians - 2012
Dir: Peter Ramsey
Elenco: Chris Pine, Alec Baldwin, Jude Law, Isla Fisher e Hugh Jackman.

Eu estava ruminando hoje o fato de Valente ter ganhado o Oscar de melhor animação. Sim, eu demoro a superar esse tipo de coisa e... Espera, deixa eu trocar a trilha sonora, esse disco novo da Dido tá me deixando enjoado. Aliás, o que houve com a Dido, vocês já ouviram o disco mais recente dela? Se chama ‘Girl Who Got Away’ e é, primeira impressão, um lixo.
Como eu dizia, Valente foi um filme que me desapontou demais, me deixou meio, sabe? Tipo, tendo Paranorman na competição, uma animação muito mais competente, muito mais verdadeira, muito mais emocionante! Ah, achei a trilha sonora. Um amigo meu, que recentemente cometeu facebookcídio me indicou um duo chamado Fitz And The Tantrums, bem bacana. Fica a dica.
Como eu dizia... Ah, vamos ao que interessa: A Origem dos Guardiões é a melhor animação de 2012, deixa Valente no chinelo, uma surra bem dada. O que é muito bizarro por que a Dreamworks, que produz o longa, costuma ser colocada como inferior, com seus “desenhozinhos com bichos falantes” que só servem pra distrair as crianças e, enquanto a Pixar tá no seu segundo fiasco consecutivo, a DW tá no seu 3º (talvez quinto, sei lá) acerto seguido.
Sem querer levantar polêmica gratuita, mas a Pixar não é ligada à Apple? Espero que os atuais fiascos da maçã não influenciem na qualidade da produtora, por que ela ainda é a minha favorita.
Maaaas, vamos falar de Rise Of The Guardians, por que o Android chuta a bunda do IOs, pronto falei e um dia eu volto aqui pra falar mal do Linux, mas não é a ocasião, foco, foco!
A Origem dos Guardiões, longa de estreia do diretor Peter Ramsey, que anteriormente só havia dirigido um curta metragem pra DW, conta a história dos Guardiões da Infância: Papai Noel, Fada do Dente (gosto mais da do Del Toro), Coelho da Páscoa e Sandman (nem vamos falar do Sandman do Gaiman), os responsáveis por proteger e guardar e alegrar as crianças do mundo todo. Eles são uma espécie de Liga da Justiça (ou Power Rangers) das criaturas mágicas/mitológicas da infância. Espalhados pelo mundo, cada um cumprindo sua missão, cada um responsável por um valor ensinado aos pequenos, uma virtude.
O Noel, North (dublado por Alec Baldwin) é o responsável pelos bons modos, pela educação (ele suborna as crianças com presentes para que elas se comportem bem). O Coelho (graças a Odin, dublado pelo Hugh Jackman, quando facilmente poderia ser o Bem Stiller), é responsável pelo trabalho em grupo, acho que é isso. O Sandman é o cara dos sonhos (dublado por ninguém, por que ele é mudo. Apesar do Sandman do Gaiman ser mais style, o personagem é bem bacana), passa de casa em casa guardando o sono dos miúdos (perceba o meu esforço para achar sinônimos para a palavra “crianças”, só para o texto não ficar repetitivo). E a Fada do Dente... Essa é a mais ‘direto ao ponto’, sem nenhum escrúpulo, faz uso de mão de obra escrava e suborna as crianças com dinheiro vivo!
E o mundo é um lugar lindo e maravilhoso, fantástico, todos se amam, até que surge o melhor personagem da história: o Bicho Papão, Pitch Black, o grande vilão da coisa toda, dublado por Jude Law, possuído por um espírito de maldade!
E quando ele surge, sua ameaça é tão poderosa e iminente, que os Guardiões precisam pedir ajuda. E eles recorrem a Jack Frost (que não é o Michael Keaton (parêntese dentro do parêntese, alguém pegou a referência???)), dublado por Chris Pine. Eu vou falar sobre o Chris Pine! Esse cara é um talento desperdiçado! Eu colocaria esse sujeito em qualquer papel, qualquer papel! Qualquer filme que tivesse Robert Downey Jr e Chris Pine seria um sucesso! Mas os caras não veem isso! O sujeito se encaixaria fácil em pelo menos três personagens da Liga da Justiça! Acabaria com o Vesgo Reynolds como lanterna Verde sem pensar duas vezes! Daria um Flash no mínimo excelente! Até como Aquaman ele mandaria bem!
E o Robert Downey Jr podia ser todo o resto da Liga, eu ia morrer feliz.
Enfim, Jack Frost é um dos menos reconhecidos, do quinto escalão. O cara não faz sucesso nos EUA que acreditam em qualquer coisa, imagina no Brasil (se bem que brasileiro também acredita em qualquer porcaria, vide o totolec e a tekpix). Ele não sabe quem ele é, não sabe o que faz, não sabe pra que serve, todo mundo tem uma razão de existir e o Jack fica por aí, congelando coisas e trolando as pessoas. Basicamente, o Jack é o Guardião das Troladas. E ele é muito bom nisso, um ótimo personagem.
Até que os guardiões vem a ele e o oferecem a oportunidade de se unir à Liga da Jus a eles e ajuda-los a derrotar Pitch Black.

Aliás, Pitch Black é um filmaço, cês já viram? A sequência é bem podre, mas o primeiro é bacanudo!

O filme é todo bacana, todo bem dosado, apesar de algumas forçações de barra puramente visuais, de um ritmo um pouco incerto e da pouca sutileza da Dreamworks, o resultado como um todo é inteligente (principalmente, não trata a molecada como estúpida) e emotivo. Os personagens são carismáticos e a motivação do vilão é convincente.
Pitch e Jack são entidades totalmente maniqueístas. Apesar de opostos, suas motivações são basicamente as mesmas, ambos querem ser lembrados e querem ser acreditados. Enquanto Jack não sabe bem quem é, Pitch sabe exatamente e quer voltar a ser o que já foi.
Foi dada uma personalidade bem trabalhada a cada um deles, até aos monstros da neve - os verdadeiros ajudantes do Papai Noel - e os duendes (eles acham que fazem os brinquedos), que ganharam uma pegada meio Minion. É um filme redondinho que cumpre tudo o que promete: diverte, empolga e emociona, sem cantorias, sem Taylor Swift (que aliás foi uma das coisas que mais me irritou em Brave), com um visual belíssimo e uma trilha sonora meio genérica do Alexandre Desplat, que já teve dias mais inspirados.
O elenco de vozes faz um trabalho excelente, só faltou o Robert Downey Jr. Pra levar cinco luas.
 Sacanagem, só não leva cinco luas por causa dos probleminhas que eu citei acima.

-

3 comentários:

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!