domingo, fevereiro 10, 2013

Sistemas Operacionais - Windows

Fiquei inicialmente lisonjeado de receber o convite para este projeto que já nasce com belos nomes e com conteúdo rico, descontraído e com bastante cultura.

Falarei sobre aplicativos e sistemas operacionais.

Aplicativos são programas de desenvolvidos para computadores para alguma utilidade (as vezes fazem coisas sem utilidade nenhuma), quando falo computadores quero dizer qualquer dispositivo que possa ser programado, essa é a definição básica para chamarmos algo de computador, assim... o seu mp3, mp4, celular, smartphone, notebook, pc, gps, máquinas programáveis na indústria, esse lindo play 3 que você tem na sua sala... são computadores.

E o que seria o sistema operacional então? Sistema Operacional é aquele camarada que faz o meio de campo entre os aplicativos e o equipamento físico do seu computador. Pensei em descrever mais, mas prefiro uma imagem...



Existem vários e vários sistemas operacionais, mas os três mais famosos e mais usados são:

- Windows
- Linux
- Macintosh


Antes de mais nada, gosto muito do Windows!!!! Isso mesmo gosto sim! Porque não gostaria? É um sistema riquíssimo em opções, milhares e milhares de aplicativos, jogos e tudo que você possa imaginar. É extremamente acessível, tem uma ênfase muito grande no usuário comum de computador, o que não o impede de ser usado em servidores (máquinas usadas como centrais de acesso de serviços na internet e na rede de sua casa).

A grande sacada da Microsoft com o Windows foi que ela sempre priorizou facilitar a vida do usuário que pouco ou muito pouco conhece de computadores. Essa visão juntamente com a política de preço, segmentação de vários produtos - ou seja, Windows mais simples são mais baratos - e de aceitação de pirataria até certo ponto, fez com que a Microsoft se tornasse a gigante que é.

Minha teoria de aceitação de pirataria do Windows:

1 - Produtos piratas
2 - Mais gente usando
3 - Empresas adotam por ter gente capaz de operar
4 - Mão de obra tem seu preço reduzido
5 - Empresários são fiscalizados e pagam (boa parte ;) .

Ou seja: o foco do Windows seria na verdade os grandes empresários, governos, etc.

ronologia do Windows


Pontos Fortes

1 - Jogos
É inegável que game para pc é no windows. Encontramos versões dos grandes nomes da indústria  quase que sempre para o console e para o windows.
É também difícil pensar diferente, visto que a maioria esmagadora de usuários está nessa plataforma(não estou falando de servidores, falarei disso em um novo post).

Aconselho o Baixaki jogos, muito bom.

http://www.baixakijogos.com.br/pc

2- Aplicativos

Variedade riquíssima, porém temos que sempre dar uma garimpada, vendo bons site do assunto como o próprio Baixaki (http://www.baixaki.com.br/), O Tecmundo (http://www.tecmundo.com.br/) e programas como o Olhar Digital (http://olhardigital.uol.com.br/home.php). Eles podem te dar um bom norte.

3- Facilidade
Esse sempre foi o forte do sistema de Bill Gates, ele sempre quis deixar tudo uma mão nada roda. Sempre abriu mão de tudo para dar conforto, e facilidade para seus clientes... Deu certo, afinal de contas quem quer ficar quebrando cabeça com um sistema que lhe dá mais problemas do que soluções? Conseguiu vender muito, fazer parcerias com grandes empresas e tornar-se um dos pilares da tecnologia. De quebra fez muita fortuna. ;)

Pontos Fracos

1 - O tão popular e divulgado MULTITAREFA (capacidade de executar várias operações ao mesmo tempo). Tem grandes limitações, apesar de que o Windows 7 tem se mostrado bem melhor que seus antecessores.

2 - Segurança é um ponto muito batido e muito reclamado por todos mas foi o preço que a MICROSOFT teve que pagar para conseguir um número maior de cópias vendidas. Explicando melhor, com menos segurança temos mais facilidade e mais usuários com menos necessidade de conhecer o funcionamento do sistema.

3- Lentidão - digamos que não seja bem um problema do Windows em si, mas na verdade uma consequência do comportamento do usuário. Digo porquê. Usuários com pouco conhecimento e muita curiosidade, acabam instalando tudo que é programa que veem pela frente, não olham a procedência, não veem se estão autorizando instalar programas indesejados. Final da história, o sistema que nativamente não é lento, acaba ficando.

Nos próximos posts vou falar sobre os outros sistemas operacionais, no caso Linux e Mac. Caso alguém queira dar alguma sugestão de algum aplicativo fique a vontade.

Boa Semana e Bom Carnaval a todos!!!

---------------------

A um convite meu, inicialmente relutante, Giovanildo Teixeira aceitou fazer parte do 01PD como Consultor Técnico e Colunista de Tecnologia e Informação. Esta é sua primeira coluna, e podemos ver aqui simplicidade e conhecimento misturados de maneira bem bacana e de fácil compreensão para qualquer um. Como solicitado pelo próprio colunista, aqui abrimos espaço para que ele possa discorrer sobre assuntos em suas áreas uma vez por semana.

Seja bem vindo, Giovanildo.

(M. Euclides - Administrador e Colunista de Música e Afins).

8 comentários:

  1. Inaugurando nossa coluna de Tenologia e Informação! Parabéns, Giovanildo. Seja bem vindo.

    ResponderExcluir
  2. Muito massa! Que o 01PD torne-se uma Nova Alexandria Comentada! E que eu continue exagerando! Vai que aconteceee! ^^D

    Bem vindo Giovanildo! Quando possível escreve sobre o Ubuntu! É o que eu uso! rsrsrs

    Abraços Companheiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedido atendido espero que goste
      http://www.01pordia.com/2013/03/ubuntu-em-ombros-de-gigantes.html

      Excluir
  3. Bem vindo, não poderíamos estar em melhores mãos.

    ResponderExcluir
  4. Cermysterivm com certeza é uma distro que fará parte dos próximos posts, próxima semana devo falar do linux de uma forma geral. ;)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!