domingo, fevereiro 24, 2013

Sistemas Operacionais - Mac OS




Mac OS é o sistema padrão usada em máquinas Macintosh. É curioso porque o Macintosh é um empreendimento muito ousado e amplo. Falo isso, porque fabrica desde o hardware ao software(que depois foi aderindo outras tecnologias de outras empresas). E isso dá a Apple vantagens na hora de garantir a estabilidade e robustez do seu sistema, além é claro da beleza e excelente usabilidade que são atribuídos inevitavelmente a Steve Jobs. Diferente de outros projetos no qual primeiramente se construía o hardware e a partir deste, softwares que o tornassem úteis. O computador pessoal que mais tarde se chamaria LISA foi projetado com o intuito de tornar possível uma interface gráfica e uma interação mais similar a humana. Steve Jobs ao visitar a Xerox no início dos anos 80, (alguns falam que foi em troca de algumas ações da Apple), ficou maravilhado com a tecnologia que simulava a realidade como clicar em um documento e arrastá-lo até a lixeira. Mas aquilo era usado apenas em máquinas extremamente caras e Steve Jobs enxergou ali uma oportunidade de um produto que poderia ser popular.

Inicialmente chamado de System, somente a partir da versão 7.6, o sistema padrão da Apple passou a ser chamado de Mac OS.

Mac OS é um sistema baseado no Unix. Tem características que atraem muito o usuário, e apesar de ser robusto, bonito e usual não abriu mão da segurança, devido a pequena quantidade de usuários (que cresce por causa da popularização dos ipads e ipods) não é bem um foco dos hackers. Outro grande forte do Mac OS sempre foi a questão gráfica, pioneiros no wyswyg - "what you see is what you get", "o que você vê é o que você terá", na qual dá mais realismo as cores tanto na tela quanto no papel. Jogos, também rodam bem. Como é uma plataforma privada, o desenvolvimento de drivers por parte da grande indústria é bem melhor suportada. Inclusive a pouco tempo deixaram de usar o processador PowerPC da IBM para adotar processadores da Intel, a partir da família Core Solo e Duo.
Se falando em desktop, muito provavelmente o Mac OS X é o melhor sistema operacional. A visão inovadora, a preocupação que Steve Jobs sempre teve de tornar os computadores mais próximos da interação humana. Apesar da grande baixa da companhia depois dos 12 anos de afastamento de seu criador, que voltou com tudo com a tecnologia feita na sua companhia NeXT (fundada por Steve Jobs depois de sua saída da Apple em 1985), que foi comprada pela Apple em 1997.
As primeiras versões dos sistema a partir da sua volta, apesar de herdarem uma solidez, e excelente usabilidade do núcleo mach(desenvolvido na NeXT), mostravam ainda uma certa instabilidade decorrente da maturação do sistema. Mas a cada nova versão se podia notar no Mac OS 8 e depois no MacOS X (o "X" é algarismo romano), o aprimoramento de todas essas características que citei antes e o sistema operacional ficando cada vez mais com a cara de um dos maiores gênios que o mundo da tecnologia conheceu.

Evolução do MacOS X

Cheetah - 10.0 no ano 1999 - Melhoria de gerenciamento de memória e invenção do dock sistema (copiado depois como gadgets no windows). Surgimento do iTunes.
Puma - 10.1 no ano 2001 - Criticado pelo desempenho apesar das melhorias.
Jaguar - 10.2 no ano 2002 - Tornou-se compatível com redes windows. Suporte a impressão CUPS popular no Linux.
Panther - 10.3 no ano 2003 - Surge o browser Safari, FileVault com criptografia para arquivos de usuários.
Tiger - 10.4 no ano 2005 - Lançamento de maior sucesso da Apple, primeiro a executar em máquinas da Intel x86 em vez do PowerPC da IBM. VoiceOver para comandos de voz.
Leopard - 10.5 no ano 2007 - Múltiplas áreas de trabalho, suporte para instalação outros sistemas operacionas e aplicações 64 bits.
Snow Leopard - 10.6 no ano 2009 - foco na maioria da estabilidade e desempenho, extinção do suporte para aplicação do PowerPC, reescrito vários softwares. Suporte a multitoque em macbooks.
Lion - 10.7 no ano 2010 - AppStore - Loja de aplicativos online, similar ao iTunes Store.
Implementado o "resume" função que você pode desligar o computador e quando você liga-o novamente ele estará com todo os aplicativos abertos da mesma forma como você deixou quando desligou. Similar a hibernação do Windows.
Mountain Lion - 10.8 no ano 2012 - foca assim como Windows e Ubuntu, na convergência das diferentes plataformas, tablets, celulares, desktop, notebooks etc. Primeiro sem Steve Jobs.

A maçã mcintosh que aparece no inicio do post é devido a Jef Raskin, a sua preferida. O cara que foi contratado para projetar o computador capaz de rodar ambiente gráfico.

Mac OS X - Mountain Lion e o novo CEO da Apple, indicado por Steve Jobs. Tim Cook 
Steve Wozniak - Co-fundador da Apple
Finalizo deixando uma frase que marcou Steve Jobs na sua jornada e alguns vídeos.

"Stay Hungry, Stay Foolish" - Continue faminto, continue ingênuo.


Apresentando o Macintosh pela primeira vez em 1984




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!