domingo, fevereiro 24, 2013

O Dinheiro Não É Tudo Mas É 100% - Falcão, ou: Da Filosofia Sem Noção de Um Sábio Fuleragem

Michel 51. Dia 55.

(Atenção: Palavrões/linguagem chula e de baixo calão à frente. Leia por sua conta e risco. Mas se ousar ler... divirta-se!)

Sabe aqueles dias em que você tira para matar a saudade de um disco que marcou época em tua vida? Hoje o meu foi assim. Eu pensei: o que vou ouvir hoje, e postar mais tarde no 01PD?

De repente vi a luz: que tal escutar "O Dinheiro Não É Tudo, Mas é 100%" (1994), do Falcão?

Coloquei o disco no aparelho de som e comecei a ouvir enquanto fazia o almoço.


Eu sei que a burguesia fede
Mas tem dinheiro pra comprar perfume
E além do mais o high society
Leva chifre e não tem ciúme
Eu sou "in", não sou "out" - eu sou VIP


Caramba... quase me acabo de rir! As letras sem noção, a voz anasalada, os dizeres populares, o sotaque cearense inigualável... e como eu curti este álbum na minha adolescência! Eu tinha um K7 original dele, viajava nas letras e nos duplos sentidos (às vezes acontece um sentido só, ele é muito esculhambado e explícito. Não é o tipo de álbum que você quer que seus filhos escutem antes dos dezesseis anos...).


Quando você chega e olha
Com olhos de guaxinim

Como se tivesse chegado de Cafarnaum
Quando você chega e me diz
Que quase não deu pra passar
Na sexta série do 1º grau do Liceu
Eu reflito tanto que babo
Pensando na situação
De embriaguez e desordem no primeiro
Escalão

Sente o drama da poesia do cara! Altamente sarcástico e crítico, pode-se perceber claramente o posicionamento social e a esculhambação para com o que é errado e sujo em nossa sociedade. O grande detalhe é que ele quer mesmo é frescar, mas isso não o impede de protestar contra aquilo que todo mundo acha normal.

Legal que só!

Entrar na vida legislativa
Puxar o trem com a caneta
(De trás pra frente)
Cheio de parentes, de agregados,
De aderentes, etc. e tal

E os títulos das músicas? Cada uma melhor do que a outra! "A Influência Da Farinha Na Alimentação Cearense", "Ah! Uma Jaula!", "As Bonitas Que Me Perdoem, Mas A Feiúra É De Lascar!", "Prometo Não Ejacular Na Sua Boca"... e por aí vai. E as citações clássicas retiradas das letras, claro: "Pobre é que nem lombriga: quando sai da merda, morre!"


Falcão, definitivamente, não é um cara politicamente correto, e manda se lascar quem pensa/diz que é.

Onde Houver Fé, Que Eu Leve A Dúvida
Eu não bebo, não fumo, não cheiro

Não danço, não jogo, não namoro em pé
Mas no caminho que eu estou vou me acabar na mão
Eu não deixo, não aceito, não abro
Não permito, não tolero
Botar a perder essa bendita ereção
Um padre certa vez me disse:
"O que não é bom certamente é mau
O que não é doce com certeza é fel
E o que não é inferno talvez seja o céu."
Eu rezo novena, trezena, eu encho o bucho de hóstia
E até como bosta pra pagar promessa
Eu peco, eu fresco, eu minto
Eu caio em tentação, eu como carne de porco
Eu juro o santo nome em vão
O papa já devia ter dito:
Que a castidade não importa mais
Deve ser quebrada na frente ou por trás
Pois tem certas coisas que não se concebe
Porque é dando que se recebe.

É claro que o intuito do cara é, basicamente, se divertir. Ofender-se com a ideia dele é perda de tempo: acredito plenamente que ele está pouco se lixando para seu mimimi.

Prometo Não Ejacular Em Sua Boca
Supunhetemos que, de repentelho,

O mundo inteiro se descabaçasse
Ora, não se ria, minha senhora
Pois sua filha pode estar aqui dentro
O mundo é tão pequeno
Que eu lhe procuro
E não lhe acho
(Por) Onde você andou
Que todo dia eu lhe via?
(Por) Onde você andou
Que todo dia eu lhe via?
"Pelas marcas de pneu
Nas suas costas
Eu vejo que você também
Andou se divertindo"
Ora, mas pior seria se pior fosse
Pois as mulheres
São criaturas do sexo feminino

A ordem do dia é se divertir e curtir. Se você, leitor ou leitora, não é cearense ou nordestino, talvez perceba que algo vai se perder na tradução - mas não se preocupe. Procure um bom dicionário de Cearês (ou Cearencês, como já vi escrito, embora prefira a primeira forma) e escute o disco sem preconceitos, sem esperar uma obra prima da MPB, sem grandes arroubos de crítica e pedantismo. É um disco bacana, divertido e fuleiro, que fresca totalmente com a situação social e política do país.

Eu acho melhor

Escapar fedendo
Que morrer cheiroso...

Se você veio ao 01PD hoje procurando por um post sério, de uma banda ou cantor conceituado e cult, perdeu a viagem. Mas se você veio para se divertir e conhecer coisas diferentes (como eu faço todos os dias), here you are: Seja bem vindo.


As Bonitas Que Me Perdoem, Mas A feiúra É De Lascar
Não é verdade

Que mulher feia só sirva pra peidar em festa
Conforme podeira acreditar Hebe Camargo
Por isso baby
Me comparando com Francisco Cuoco
Um horror de gente diz que a cara d'um
É o cú do outro
O mulherio
Quando me vê fica indócil
Mas é porque eu sou feio, que eu sou lindo
Imagine se eu não fosse
"Um analista amigo meu
Me disse:- Desse jeito não vou ser feliz direito,
pois vai ser lindo assim gostoso assim na minha cama"
"Um analista amigo meu
Me disse:- Desse jeito não vou viver satisfeito"
Amigo, faça uma caridade a mim
Por favor me coma

Finalizo este post com um bom humor fora do normal - o que pode significar um início de semana extremamente bom. Nem mesmo aquela nojenta que atrasa teu dia vai ter o poder de te abalar!

E Tome Falcão!

Classificação:





Boa noite a todos! Um abraço do Ladrão de Almas.

Um comentário:

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!