terça-feira, janeiro 29, 2013

Safety Not Guaranteed

Dia 29 - Felipe P. 29
Safety Not Guaranteed - 2012
Dir: Colin Trevorrow
Elenco: Aubrey Plaza, Mark Duplass e Jake Johnson


Um maluco coloca nos classificados de um jornal o seguinte anúncio:
.
"Procura-se: Parceiro para voltar no tempo comigo. Isso não é piada. Caixa Postal **, Oakview, CA 93022. Pagamento será feito após retorno. Necessita trazer armamento próprio. SEGURANÇA NÃO GARANTIDA. Isso só foi feito antes uma vez."

Um aspirante a cineasta vê o anúncio e tem a ideia de escrever uma história sobre isso, adiciona a ela três jornalistas pé de chinelo (sendo dois deles estagiários) que decidem viajar, encontrar o cara e conseguir uma história inusitada para seu jornal. São eles: Aubrey Plaza, de Scott Pilgrim, no papel da deprimida Darius; Jake Johnson como Jeff, uma versão porralouca do Mark Ruffalo, que está pouco se lixando para a história, e só quer ir até o lugar para reencontrar uma antiga paixão; E Karan Soni, um estagiário indiano que não adiciona muito à trama, mas funciona como alívio cômico involuntário ao servir de chacota para Jeff.

O plot de Safety Not Guaranteed é basicamente esse: três jornalistas em busca de uma história pelo menos engraçada, decidem viajar para uma cidade do interior e encontrar e escrever sobre o maluco que colocou um anúncio bizarro no jornal local. O diferencial: a história é parcialmente real e realmente existiu um sujeito que colocou o anúncio acima nos classificados. Não há muita informação disponível sobre o sujeito, mas como é de se imaginar, a coisa virou imediatamente um meme.

Escrito por Derek Connolly, Safety Not Guarantted quase rendeu ao diretor Colin Trevorrow a cadeira de diretor do novo Star Wars, perdendo-a para ninguém menos que JJ Abrams, nada mais sensato.
Eis que os três encontram o sujeito, Mark Dupass, interpretando o atormentado e paranoico Kenneth, que acredita estar sendo perseguido por conta de sua invenção. A princípio Jeff o aborda, propondo-se como parceiro de viagem, mas a cara de pau do sujeito é tão óbvia que mesmo alguém ingênuo como Kenneth desconfia. Então Darius entra em ação. Sendo que ela é tão afetada e paranoica quanto o cara, porém finge melhor a normalidade, Kenneth vê na estagiária (sem desconfiar dos seus reais objetivos) uma possível parceira para a grande viagem.

Safety Not Guaranteed é um filme indie até a medula. Sem grandes efeitos especiais, sem grandes ambições, visa apenas contar uma história simples para cativar um público, como muitos diretores de sucesso fizeram antes. Se aproveita de clichês seguros e adiciona ideias originais, sem grandes ousadias, fala sobre ficção científica, amor, arrependimento e medo, dando um plano de fundo bem definido para cada personagem e um destino interessante aos mesmos. Prende o espectador até o fim, naquela velha dúvida de que talvez seja verdade, ou talvez ele seja maluco e, no fim das contas, deixa-nos com um sorriso na cara e a sensação de missão cumprida que todos os bons filmes costumam deixar.

Bem humorado e bem amarrado, provavelmente não seja suficiente para garantir a Trevorrow a direção de algo como Star Wars, mas certamente vai garantir um pequeno punhado de fãs que vão acompanhar de perto a carreira da dupla Connolly e Trevorrow, esperando coisas maiores, ou pelo menos tão agradáveis quanto este Safety Not Guaranteed.
-


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!