terça-feira, janeiro 01, 2013

A Trilha Sonora de Skyfall, ou: Bond tem sentimentos?

DIA 01 - Michel 01

Sim, inicio com uma pergunta: Bond tem sentimentos?

Analisando o disco, começo com Adele.

Fato 01: não gosto dela. Não gosto do jeito que ela canta, e parafraseando minha amiga Mauricélia, "ela não passa sentimentos". Não como a Amy, que até hoje para mim foi injustiçada por não ter tido oportunidade de fazer um Bond Theme.

Porém,

Fato 02: Ao contrário de meu irmão e colaborador nesta ideia insana de blog 365dias, Felipe Pereira, eu gostei DESTA música de Adele. Por quê? Por ser um Bond Theme clássico. Tem suas falhas? Sim, tem - repetir "Skyfall" à exaustão não é exatamente estiloso - mas é uma música poderosa, que passa um sentimento de perda, de vazio, de sangue, de queda.

A trilha sonora de Newman é pontual, cirúrgica, minimalista e exata, mas cheia de sentimentos. Conta a história de cada cena com uma honestidade muito bacana, sem grandes arroubos orquestrais. Em alguns momentos você quase tem a impressão de estar "lendo" os pensamentos de Bond. As cenas de ação estão muito bem representadas por temas dinâmicos, ricos e variados.

Talvez o que faça falta à trilha sonora composta por Newman seja um tema central que guie a narrativa sonora. Pequenas pinceladas do "James Bond Theme" aparecem aqui e ali, mas apenas para dar um gosto de "será que agora vai?" ao espectador. Mesmo a recorrência da música-tema deste filme é pouca, apesar da importância que a música-tema deve (ou deveria) ter no desenrolar da trama.

A despeito destas pequenas falhas, é uma trilha sonora nível Sexta-feira. Agradável de escutar, relembram-se facilmente as cenas ao som dos temas, criam um bom envolvimento, ajudam a trama a se desenrolar e combinam belamente com a fotografia do filme.

Repetindo, Nível Sexta-Feira de qualidade.

Aguardamos vocês, leitores espectrais, nesta empreitada nossa aqui no UPD.

Este foi o famoso Ladrão de Almas, Michel Euclides, a seu dispor.

P.S.: Iniciei o post com uma pergunta: Bond tem sentimentos? Sim, é claro. E como são intensos, tão intensos, ele se fecha a tudo e a todos, formando aquela carapaça dura e fria que acompanha todo bom agente-secereto fodão nível 00.

Abraços e até amanhã.


Um comentário:

  1. Caras, "andei" escutando Adele. Acho que ela tem mais músicas poderosas. Uma disposição à mais pra ouvir o que as primeiras impressões muitas vezes nos impedem, talvez fosse um bom exercício de abertura ao novo, ainda que ele não nos agrade depois do experimento (opinião pessoal, e aos que ainda não foram além).

    No mais, concordo com ter sido injusto deixarem a Amy de fora, e, realmente, até me atrevo a dizer que Skyfall na voz de Amy ficaria, aí sim, arrebatador. (imaginando aqui rsrs) Na de Adele, pra mim, ficou quase rs.

    E, Michel, já ouvi mais pessoas dizerem que esta é a única da Adele de que gostaram, acho isso uma boa conquista. E ainda acho que Adele possa vir a surpreender.

    Valeu! Belo trabalho o UPD! =)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!