domingo, julho 21, 2013

Bates Motel - A serie - Quem quer passar uma noite aqui?


Series - Assis Oliveira

Serie: Bates Motel - 2013 - IMDb 7,8
Criação: Anthony Cipriano
Atores: Vera Farmiga, Freedie Higmore
Temporadas: Primeira encerrada - Previsto a segunda em 2014


A distorcida mente de Norman Bates foi estudada por críticos de cinema e especialistas por décadas. Depois que Alfred Hitchcock imortalizou o personagem escrito por Robert Bloch em seu romance de mesmo nome, Psicose. Bates se tornou a inspiração para uma grande quantidades de ícones do horror, incluindo Jason de Sexta-Feira 13 e Patrick Bateman de Psicose Americana. Por muitos anos atores tem desempenhado de seu modo Bates, mas Bates Motel tem demostrado que o jovem ator Freedie Highmore vez sua pesquisa antes de encarar o personagem.

Para muitos, Alfred Hitchcock é um dos (se não o) maiores diretores de cinema de todos os tempos. Psicose é considerada uma obra prima, e tentar recapturar a gloria de Norman e sua querida mamãe é uma tentativa quase suicida para a industria de entretenimento. Ao contrario de Psicose, onde ao publico é dados um vislumbre de um Norman de meia-idade, Bates Motel é um olhar sobre o abuso psicológico que Norman sofreu de sua querida mãe Norma.



A serie segue a vida de Norman durante a adolescência. Após a morte repentina do pai de Norman, Norma compra um motel na cidade costeira de White Pine Bay, na tentativa de recomeçar a vida. A dupla mãe e filho não demoram a descobrir que a cidade não é o que parece ser, e os Townies tem seus próprios segredos. A luta dos Bates será para superar a covarde tentativa da comunidade de proteger seus segredos a qualquer meios. De forma curiosa esta especie de pré-sequencia se passa nos tempos modernos em contraste com o estilo dos anos 1950 do filme, para min o mais correto seria manter a atmosfera dos anos 50, mas parece que foi colocado assim, segundo minhas pesquisas, para se economizar alguns dólares no processo de desenvolvimento.

A serie captura com sucesso o erotismo incestuoso de bates e sua mãe, sem nunca dar totalmente o segredo da personalidade de Norman. O roteiro é incrivelmente fraco, mas Higmore da vida a muitas peculiaridades de Norman personificada anteriormente por Anthony Perkins no Psicose de Hitckcock.

A indicada ao Oscar, Vera farmiga interpreta uma Norma arrogante, com resultados muito estranhos. A maioria de nós esta familiarizado com Mama Bates como um cadáver  de modo, que ao vê-la como uma entidade viva é algo relativamente novo. Farmiga é reconhecida pelo seu talento, mas aqui eu diria que ela esta fraca.

Indiscutivelmente, o aspecto mais fraco da serie fica por conta dos personagens secundários. Todas as garotas que interagem com Norman em sua vida de escola são desprovida de qualquer tipo de qualidades interessantes, e ao invés de fazerem o arquétipo da "hot girl" por completo, o que temos é uma superabundância de tudo que temos visto por ai. É quase se como os roteiristas tivessem tão concentrados na construção de um caráter solido para Norman que se esquecessem completamente de qualquer outro personagem sem um cromossomo Y, sem esquecermos Norma também.

Por min, já podem finalizar a serie agora, ela não deixará saudades entre aqueles que respeitam Psicose como uma obra de qualidade.


Em tempo: A postagem de número 500 está próxima  hoje a noite a disputa por ela fica por conta do Michel ou do Felipe. Espero algo especial, ou não. Vai saber o que sai da cabeça desses dois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!