segunda-feira, julho 08, 2013

A Arte De Amália - Amália Rodrigues, ou: Quanta dor há em viver...

Dia 185. Michel 170.

Amália Rodrigues, a Voz de Portugal, a Rainha do Fado. Venho aqui trazê-la para vocês numa compilação de 1998 feita para o mercado de língua inglesa.


Ela me enche de uma tristeza cansada e úmida. É como se você estivesse sentado à beira mar sob a chuva, sozinho, numa tarde de domingo, relembrando aquele amor que partiu para nunca mais voltar...

Ah, Amália... como eu amo a tua voz doce e forte, e todo o sofrimento que vem impregnado em teu cantar! Faz jus ao que é fado, ao que é tristeza, sofrimento e solidão. Ao que em nós é mar, poesia e violão.

É uma dor de encher os olhos, é embriagar-se na tentativa de esquecer, é perder-se entre pessoas estranhas, lamentar-se ao vento, à chuva e à poeira... é reconhecer-se pequeno e impotente diante do destino - sádico adversário, que insiste em nos fazer sofrer, apesar de tudo o que pagamos na tentativa de ser feliz...

Quem escuta fado é porque ama demais. Ama pessoas, ama lembranças, ama lugares... ama tanto que a simples perspectiva de perdê-los traz um vazio e uma angústia tão grandes que torna-se quase impossível de suportar.



 

Amália era, além de tudo, linda. Sua beleza residia em sua pele, em seus olhos, em sua voz e em sua força. Sim, porque para cantar o fado é necessário se ter uma fortaleza intensa e quase infinita - pois corre-se o risco de ser levado rumo ao nada, rumo ao esquecimento, à tentação de adiantar o fim de tudo - pois não se  aguenta mais sofrer.

E esta dor... ah, ela te consome... ouvir Amália é dar ouvidos a tudo aquilo que em ti é feito de tristeza e de memória. E ao ouvir o fado, revisita-se esta dor com toda a intensidade, com todo o sangue - e com um estranho prazer.

Amália e fado são inexplicáveis. Toda boa música é assim: apenas ouvindo pode-se vivê-la.

Só quem entende de dor e de saudade, de lembranças e de solidão, pode viver o fado.

Um conselho? Entregue-se. Entregue-se à bebida, ao arrependimento, às mágoas, às lágrimas. Ao fim de tudo, você sairá renovado e reforçado.


Poucas coisas têm o poder de encher meus olhos d'água e de deixar meu coração tão pesado quanto Amália e o fado.

Boa noite e boa semana, meus queridos e queridas.

Quanta dor há em viver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!