segunda-feira, julho 08, 2013

FIGHT CLUB / CLUBE DA LUTA

Dia 185 - Assis Oliveira

Filme: Fight Club / Clube da Luta (1999) - IMDb 8,9
Diretor: David Flinch
Roteiristas: Chuck Palahniuk (Livro) e Jim Uhls (adaptação)
Duração: 139 min

Todo homem tem dois momentos-chaves em sua vida; antes de ver e depois de ver FIGHT CLUB/CLUBE DA LUTA. Clube da Luta não é apenas um grande filme, mas também levou as pessoas a realizarem mudanças radicais em seus estilos de vida. Eu mesmo mudei minha perspectivas desde que vi esse filme verdadeiramente surpreendente. Fight Club foi o primeiro romance escrito pelo autor Chuck Palahniuk, em 1996, e foi transformado em filme em apenas três anos pela Fox Studios. O filme conta a história de Jack (Edward Norton) um jovem executivo, insone, deprimido e solitário que trabalha como investigador de seguros para uma companhia de automóveis. O Trabalho de Jack exige que ele viaje por todos pais produzindo relatórios de acidentes para sua empresa. Certo dia Jack conhece um homem chamado Tyler Durden (Brad Pitt) e sua vida muda para sempre.




Durden é um vendedor de sabão e conduz um estranho circulo de auto ajuda chamado Clube da Luta, que funciona clandestinamente em um subterrâneo. Seus frequentadores são pessoas, em sua maioria simples operários, que usam os combates violentos como forma de terapia para extravasarem suas angustias e tensões. Existem apenas oito regras para pertencer ao clube e Durden espera que todos possam acompanhar cada uma delas. O clube logo se torna mais um dos projetos do misterioso e cheios de ideias, Durden, que o chama de "Projeto Mayhem". O projeto logo se transfere para a casa que os dois agora vivem, e onde todos parecem saber o que está acontecendo menos Jack. Um dia Jack faz uma descoberta surpreendente que faz seu mundo desabar e cabe a ele tentar parar Durden e seu projeto.




Uma coisa que me atraí em o Clube da Luta é seu maravilho elemento critico que, na minha teoria, pode facilmente se relacionar a vida de Jack e a as nossas vida reais de passarmos a mesma, inteiramente a se dedicar a empregos que não queremos e a fazer dinheiro para comprar coisas que não precisamos; porque é essa a crença que as corporações tem incutido em nossas mentes. Há ainda a minha percepção de que Tyler Durden é o "avatar" perfeito da fantasia de Jack e de todo nós. Ele olha do jeito que você gostaria de olhar, e ele fala do jeito gostaríamos de falar e ele até mesmo fode como você gostaria de fazer, e embora todo mundo tenha um nome diferente e ideias diferente de Durden, os outros personagem também cumprem em perfeição essa teoria. Então temos Marla (Helena Boham Carter), que é aquela pessoa que sempre estraga tudo em sua vida e todas as vezes que algo da errado você associa a ela. E temos ainda um Bob, Todos sabemos o que é um cara tipico Bob é aquele cara que te faz dizer: "OK, não importa o quão ruim a minha vida fica, pelo menos ela não pode ficar pior do que a do Bob". 




Clube da Luta tem efeitos visuais impressionantes e uma maravilhosa história que o acompanha. Eu nunca mais vi uma barra de sabão da mesma forma e cada vez que vejo pequenas queimaduras de cigarros no topo da tela de um cinema eu rezo para que tenhamos algo pornográfico sem ser sexual como Brad Pitt fez Tyler Durden. O Diretor David Fincher fez um trabalho muito bom em Clube da Luta e o suficiente para merecer meu elogio. Gosto particularmente, do subliminal Brad Pitt no começo do filme. Minha única reclamação sobre o seu final, mas apenas talvez por que tenha lido o livro, e para min ele tem um final mais a altura da história.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!