Michel 128. Dia 136.
Nino Rota era um gênio. Criança prodígio, o italiano que se tornaria maestro e compositor, e que já se fizera e se faria responsável pela trilha sonora de filmes de Frederico Fellini, Renato Castellani, Luchino Visconti, Franco Zeffirelli, Mario Monicelli, King Vidor, René Clément, Edward Dmytryk e Eduardo de Filippo, toma para si a responsabilidade de musicar uma maiores obras de arte de todos os tempos: O Poderoso Chefão (The Godfather), de 1972, realizado por ninguém menos que Francis Ford Coppola.
A música de Rota combina perfeitamente com o clima e as ambientações do filme: a Nova York e a Sicília dos anos 1940 e 1950. Através da música de Rota, somos jogados dentro da vida da família Corleone e de todas as suas aventuras e desventuras. A música nos coloca como espectadores/ouvintes privilegiados das situações criadas por Mario Puzo e
Acompanhamos a saga de Don Vito pelos olhos de Coppola e pela "voz" da orquestra sombria e úmida de Rota. A música recende a pólvora, sangue e vendetta, levando-nos a sentir imediatamente aquilo que a nós se mostra. Uma música com poder de nos comover e de nos chocar, reverberando diretamente na corrente sanguínea, deixando nossa alma que escuta cheia de cicatrizes de bala e de amores perdidos.
Cada momento do filme gravado para sempre em nossa memória auditiva e sentimental. Rota consegue transpor para as notas musicais todo o sentimento do filme. É possível rever todo ele em nossa mente quando escutamos as faixas em sequência. Impossível não se emocionar. Impossível não perceber que ambos - filmes e músicas - não podem andar sozinhos. Pertencem um ao outro.
Escutar Nino Rota em "O Poderoso Chefão" é admitir que se entende que o verdadeiro amor demanda sacrifício e generosidade.
Assistam a "The Godfather" e, em seguida, experimentem ouvir a trilha. Façam, em suas mentes, uma sessão de cinema privada, com música de qualidade e um dos melhores filmes de todos os tempos.
Eu tenho certeza que esta é uma oferta que você não pode recusar.
Boa noite e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!