Era uma vez, a frase "super poder", e ela conjurou imagens de líderes mundiais com o rosto impassível colocados no cenário internacional. Estes dias, no entanto, sua associação mais próxima é com os super-heróis, que cada vez mais lotam as nossa telas de cinema - batem-se contra inimigos nefastos com planos sinistros. É imperativo que estes campeões da justiça possuam os meios necessários para garantir a nossa segurança fictícia e, ao longo do tempo, temos visto uma gama de combinações de super poderes empregados na tela.
A ficção de super poderes são um conceito fascinante. Embora eles efetivamente permitam que um personagem empreenda desafios e consiga coisas que os não super-heróis só podem sonhar, eles existem para ancorar essas criações extraordinárias em um reino governado por regras e limites, tanto quanto é a realidade. Assim como um eletricista pode trabalhar para resolver um problema de fiação utilizando seu conhecimento, sua habilidade e o equipamento em sua caixa de ferramentas, portanto, um super-herói tem uma coleção muito claramente definida de poderes com os quais enfrenta uma ameaça. Cada um tem uma explicação, e uma origem, Com exceção talvez de Watchmen, Dr. Manhattan, até mesmo um super-herói tem suas limitações.
Inevitavelmente, há constantes quase universais. Quase todos os super-heróis, que já enfeitaram a tela de prata tem o beneficio da super-força com a qual vem a característica de residir na condição física seu estado de pico. Embora haja exceções a esta regra - como Constantine por exemplo, a maioria cumpre este critério com energia de sobra. O poder de durabilidade e resistência também é muito comum, e de forma compreensível. Um super-heróis que é facilmente desgastado não seria muito divertido de assistir.
O próximo super poder mais comum é sem dúvida a capacidade de se destacar em combate corpo-a-corpo, com luta de ruas ou artes amarciais, e a utilização de armamento específico - algo que os lasse diretamente com resistência e durabilidade. Estes dias, você não é nenhuma espécie de super-herói, se você não pode entregar um chute devastador para seu adversário, como o Homem-Aranha, Viúva-Negra, Judge Dredd e Elektra, por exemplo. Enquanto sequências de ação gigantes envolvendo seres super-poderosos, jogando caminhões e edifícios um para o outro é emocionante o suficiente, não há nada mais dramático do que um pessoal em um confronto em ambientes menores como compartimentos de casas e becos. Mas o que dizer dos outros super-poderes? Essas habilidades especiais que fazem um superherói em particular, particularmente adequado para aquela situação em particular? Alguns super poderes podem ser dito para ser único, mas existem muitos que são tão frios como são uteis. Usando apenas personagens que estão no cinema (e sim, ainda estamos a espera de Mulher Maravilha, Ciborgue. Aquaman, Pantera Negra e Capitão Marvel), aqui estão seis dos melhores super poderes do cinema.
1. Gênio Intelectual
Muitos super-heróis se vangloriam altamente e intimidando, por terem a inteligência entre a sua gama de super poderes, e isso caminha lado a lado com o comum conjunto de habilidades de conhecimento tático. Enquanto isso soa bastante genérico, gênio intelecto é na verdade um elemento vital na mitologia super-herói, uma vez que abre o gênero a incluir uma gama mais ampla de caracteres. Sem a inclusão de "gênio", a posição do super-herói seria limitada a esses alienígenas de outro mundo que consomem a energia do nosso sol amarelo (Superman, Supergirl), aqueles seres humanos que são vítimas de terríveis acidentes (Demolidor), aqueles infelizes o suficiente para colidir com a experimentação cientifica (Capitão América, Hulk, Deadpool, Dr Manhattan, Tartarugas Ninjas Mutantes, Darkman), e mutantes (X-Men). Embora esses tipos de personagens sejam agradáveis de se ver, eles não são especialmente relacionáveis. Claro, algumas pessoas são capazes de se relacionar com "gênio", mas quando "gênio" permite que personagens que tecnicamente não tem esses super poderes orgânicos seus próprios para criar habilidades externamente, nós nos beneficiamos de personagens de gênero que são mais "homem comum" ou "mulher comum" do que naturalmente suas contrapartes "super gênio" que nos dá Batman, Homem de Ferro, The Shadow, Besouro verde, Arqueiro Verde, por exemplo.
2. Poder Regenerativo/Cura
Você pode ser tão forte e inteligente como você gosta, mas sem poderes regenativos e de cura, você ainda terá muitos dias para entrar para a liga dos super-heróis. Fora seres alienígenas (Superman, Supergirl) e mutantes (Os X-mens), este poder em particular, está estreitamente relacionado com aqueles personagens que sofreram algum tipo de intervenção química em seu estado natural, como o Hulk e Deadpool.
Ele está também intimamente relacionado com a invulnerabilidade, que pode manifestar-se de uma maneira geral, ou como uma resistência a uma ameaça especifica. Lanterna Verde, por exemplo, beneficia-se da invulnerabilidade geral enquanto usava o anel mágico. Mascarás podem ser um recurso opara a invulnerabilidade com seus acessórios faciais anexados (Batman). Hellboy é outro gigante com uma invulnerável ao fogo, enquanto Blade é invulnerável a mordidas de vampiros.
Esta engrenagem de poderes produzem impactos sobre a narrativa desses personagens, e fazem com que a natureza das ameaças que enfrentam tenham que ser adaptadas especificamente para seus conjuntos de habilidades. Superheróis com poderes regenerativos e de cura, ou invulnerabilidade de qualquer tipo são muito mais propensos a se envolver em ações gigantes e lances de bola paradas que ultrapassam os limites estabelecidos para personagens menos avançados. Isso ocorre porque esses heróis trazem consigo um certo nível de conforto e segurança - o publico sabe que eles são susceptíveis de sobreviver - para que a história deva aumentar o perigo, a fim de criar o drama necessário.
3. Manipulação
Há muitas formas de manipulação quando se trata de super-heróis com super poderes, mas eles essencialmente dividem-se em três categorias - aqueles que podem manipular objetos e elementos externos, aqueles que podem manipular os aspectos de outros seres vivos, e aqueles que podem manipular os aspectos de si mesmo de forma extraordinária.
A capacidade de manipular elementos e objetos externos é incrivelmente útil em um filme de super-heróis, e abrange potenciais como a telecinesia (Jean Gray, Dr Manhattan), manipulação de magias (Howard O Pato, Feiticeira Scarlate, Constantine), manipulação atmosférica (Tempestade, Thor) e manipulação de insetos (Ant-Man). Há ainda aqueles que podem criar objetos manipulando a luz (Lanterna Verde), ou água (Frozone). Este poder, teoricamente, permite que o herói recupere o controle em uma siatuação de perigo e tente trazê-lo para uma conclusão segura.
A capacidade de manipular os aspectos de si mesmo é um pouco mais raro, e envolve um super herói mudar sua forma, de alguma maneira, em resposta a uma ameaça. Exemplo destes incluem tanto o Sr. Fantástico, a Mulher Elástico com sua elasticidade impressionante, Sue Storm e sua invisibilidade, Groot e seu super crescimento de raízes e ramos e Tocha Humana com sua forma incendiária. Estes são essencialmente os mecanismos de defesa super poderosos - a versão heroica do comportamento deimatic em animais. A diferença é que - enquanto alguns animais mudam sua aparência para se proteger - estes super heróis têm o poder e habilidades para apoia-la.
Ser capaz de manipular os aspectos dos outros é altamente eficaz, mas muito mais insidioso, uma vez que envolve geralmente, violar a privacidade da mente. Perpetrar ataques psíquicos (Feiticeira Escarlate), ler mentes e memórias das pessoas (Professor Xavier, Jean Grey, Drax) e usar hipnose (Blade) dar a estes super heróis uma vantagem muito especifica sobre seus adversários.
4. Voar
Há aqueles que podem voar organicamente, e há aqueles que precisam de um pouco de ajuda da engenharia. De qualquer forma, ser capaz de decolar a qualquer momento é inestimável quando você tem que montar uma importante missão de resgate dem tempo rápido.
O super herói voador final é obviamente o Superman. Como um Rocketeer movido a energia solar, Kal-El pode se elevar para o céu mais rápido que uma bala. Isto vem a calhar quando ele está tentando arrastar o General Zod para longe de áreas povoadas e para o espaço, ou quando ele está tentando girar o globo para trás e voltar o tempo.
Desde que Superman decolou, vimos a ascensão do terno de vôo (Steel, Homem de Ferro) e assistiram super heróis e alcançando a dominação do espaço aéreo com veículos construídos com esse propósito (Batman, Os incríveis e os Vingadores). Depois, há aquelas estranhezas, como Thor, que pode essencialmente fazendo cortesia de seu martelo mágico, e Hulk, que pode saltar tão alto que podemos dizer facilmente que ele está voando.
Há sem dúvida, muito mais no vôo dos super heróis do que apenas uma vantagem logística na batalha. O poder de voar é um simbolo de libertação dos laços de ligação das forças gravitacionais da Terra - regras que os outros devem respeitar. Tendo estes cruzadores de capa - não - de forma independente os diferencia de todos os outros aereamente ativados. Esse personagens não voam no comercial, e você não vai encontra-los esperando bagagem em filas. Eles traçam as suas próprias rotas, o que é em termos narrativos, algo muito bom.
5. Rapidez
Parece bastante óbvio que um super herói teria a capacidade de super-velocidade, mas surpreendentemente, e isso nem sempre vem instalado por padrão. Está no auge da condição física e ter super-força não garante que você possa deixar todo mundo comendo poeira arrancando na velocidade do som. Há os personagens rápidos pobvios - The Flash, Quucksilver,e Dash (Os incríveis), por exemplo - e todos nós sabemos que o Superman pode deslocar-se melhor que a maioria, mas há relativamente, poucos outros que podem listar a super-velocidade entre seus traços especiais. O Spaw - os mortos vivos agentes CIA demoníaca - tem uma vasta gama de super poderes, e supervelocidade é o principal deles. O máscara também tem a capacidade de se mover rapidamente quando necessário, e o caçador de vampiros, Blade também tem uma frota rápida nos pés.
Está não é uma constante quase universal em termos de super poderes, no entanto, levanta questões interessantes de um ponto de vista narrativo. Se as histórias de super heróis ver seus personagens principais, utilizando sua habilidades especiais para combater ameaças, em seguida, aqueles com super velocidade, presumivelmente usa isso para fazer sua fuga, na ocasião, conforme necessário, segue-se então que aqueles sem a super velocidade mais frequentemente tem que ficar e lutar. Será que esta liderança para diferentes níveis, empurram, em termos de narrativa, como é o caso do poder regenerativa de cura? Um rápido olhar para os nomes envolvidos poderia muito bem levá-lo a concluir que é, de fato, o caso.
6. Viagem Interdimensional
Talvez o mais legal de todos os super poderes seja a capacidade de se mover entre as dimensões - porque abre todos os tipos de oportunidades de contar histórias. O mais popular dos viajantes inter-dimensionais Thor, que aparece de voltar e sair do seu mundo-casa Asgard para trabalhar com os Vingadores. Ant-Man tem a capacidade de encolher para o Reino Quantum e retornar, em uma única peça, e o Motoqueiro-Fantasma pode rugir seu caminho entre as dimensões fazendo sua justiça. Mas é o Dr. Manhattan que governa este particular canto do super-poder, com suas habilidades inter-dimensionais sendo tão poderosa que ele pode ver tudo do tempo simultaneamente.
Se surpreendentemente poucos super-heróis cinematográficos têm o poder de super-velocidade, em seguida, menos ainda são capazes de escorregar entre os tecidos de uma realidade para outra. Estes são os personagens que têm uma visão do universo totalmente exclusivo para eles. Eles mantêm segredos que são incognoscível para a raça humana, e que os torna mais poderoso do que a maioria.
2. Poder Regenerativo/Cura
Você pode ser tão forte e inteligente como você gosta, mas sem poderes regenativos e de cura, você ainda terá muitos dias para entrar para a liga dos super-heróis. Fora seres alienígenas (Superman, Supergirl) e mutantes (Os X-mens), este poder em particular, está estreitamente relacionado com aqueles personagens que sofreram algum tipo de intervenção química em seu estado natural, como o Hulk e Deadpool.
Ele está também intimamente relacionado com a invulnerabilidade, que pode manifestar-se de uma maneira geral, ou como uma resistência a uma ameaça especifica. Lanterna Verde, por exemplo, beneficia-se da invulnerabilidade geral enquanto usava o anel mágico. Mascarás podem ser um recurso opara a invulnerabilidade com seus acessórios faciais anexados (Batman). Hellboy é outro gigante com uma invulnerável ao fogo, enquanto Blade é invulnerável a mordidas de vampiros.
Esta engrenagem de poderes produzem impactos sobre a narrativa desses personagens, e fazem com que a natureza das ameaças que enfrentam tenham que ser adaptadas especificamente para seus conjuntos de habilidades. Superheróis com poderes regenerativos e de cura, ou invulnerabilidade de qualquer tipo são muito mais propensos a se envolver em ações gigantes e lances de bola paradas que ultrapassam os limites estabelecidos para personagens menos avançados. Isso ocorre porque esses heróis trazem consigo um certo nível de conforto e segurança - o publico sabe que eles são susceptíveis de sobreviver - para que a história deva aumentar o perigo, a fim de criar o drama necessário.
3. Manipulação
Há muitas formas de manipulação quando se trata de super-heróis com super poderes, mas eles essencialmente dividem-se em três categorias - aqueles que podem manipular objetos e elementos externos, aqueles que podem manipular os aspectos de outros seres vivos, e aqueles que podem manipular os aspectos de si mesmo de forma extraordinária.
A capacidade de manipular elementos e objetos externos é incrivelmente útil em um filme de super-heróis, e abrange potenciais como a telecinesia (Jean Gray, Dr Manhattan), manipulação de magias (Howard O Pato, Feiticeira Scarlate, Constantine), manipulação atmosférica (Tempestade, Thor) e manipulação de insetos (Ant-Man). Há ainda aqueles que podem criar objetos manipulando a luz (Lanterna Verde), ou água (Frozone). Este poder, teoricamente, permite que o herói recupere o controle em uma siatuação de perigo e tente trazê-lo para uma conclusão segura.
A capacidade de manipular os aspectos de si mesmo é um pouco mais raro, e envolve um super herói mudar sua forma, de alguma maneira, em resposta a uma ameaça. Exemplo destes incluem tanto o Sr. Fantástico, a Mulher Elástico com sua elasticidade impressionante, Sue Storm e sua invisibilidade, Groot e seu super crescimento de raízes e ramos e Tocha Humana com sua forma incendiária. Estes são essencialmente os mecanismos de defesa super poderosos - a versão heroica do comportamento deimatic em animais. A diferença é que - enquanto alguns animais mudam sua aparência para se proteger - estes super heróis têm o poder e habilidades para apoia-la.
Ser capaz de manipular os aspectos dos outros é altamente eficaz, mas muito mais insidioso, uma vez que envolve geralmente, violar a privacidade da mente. Perpetrar ataques psíquicos (Feiticeira Escarlate), ler mentes e memórias das pessoas (Professor Xavier, Jean Grey, Drax) e usar hipnose (Blade) dar a estes super heróis uma vantagem muito especifica sobre seus adversários.
4. Voar
Há aqueles que podem voar organicamente, e há aqueles que precisam de um pouco de ajuda da engenharia. De qualquer forma, ser capaz de decolar a qualquer momento é inestimável quando você tem que montar uma importante missão de resgate dem tempo rápido.
O super herói voador final é obviamente o Superman. Como um Rocketeer movido a energia solar, Kal-El pode se elevar para o céu mais rápido que uma bala. Isto vem a calhar quando ele está tentando arrastar o General Zod para longe de áreas povoadas e para o espaço, ou quando ele está tentando girar o globo para trás e voltar o tempo.
Desde que Superman decolou, vimos a ascensão do terno de vôo (Steel, Homem de Ferro) e assistiram super heróis e alcançando a dominação do espaço aéreo com veículos construídos com esse propósito (Batman, Os incríveis e os Vingadores). Depois, há aquelas estranhezas, como Thor, que pode essencialmente fazendo cortesia de seu martelo mágico, e Hulk, que pode saltar tão alto que podemos dizer facilmente que ele está voando.
Há sem dúvida, muito mais no vôo dos super heróis do que apenas uma vantagem logística na batalha. O poder de voar é um simbolo de libertação dos laços de ligação das forças gravitacionais da Terra - regras que os outros devem respeitar. Tendo estes cruzadores de capa - não - de forma independente os diferencia de todos os outros aereamente ativados. Esse personagens não voam no comercial, e você não vai encontra-los esperando bagagem em filas. Eles traçam as suas próprias rotas, o que é em termos narrativos, algo muito bom.
5. Rapidez
Parece bastante óbvio que um super herói teria a capacidade de super-velocidade, mas surpreendentemente, e isso nem sempre vem instalado por padrão. Está no auge da condição física e ter super-força não garante que você possa deixar todo mundo comendo poeira arrancando na velocidade do som. Há os personagens rápidos pobvios - The Flash, Quucksilver,e Dash (Os incríveis), por exemplo - e todos nós sabemos que o Superman pode deslocar-se melhor que a maioria, mas há relativamente, poucos outros que podem listar a super-velocidade entre seus traços especiais. O Spaw - os mortos vivos agentes CIA demoníaca - tem uma vasta gama de super poderes, e supervelocidade é o principal deles. O máscara também tem a capacidade de se mover rapidamente quando necessário, e o caçador de vampiros, Blade também tem uma frota rápida nos pés.
Está não é uma constante quase universal em termos de super poderes, no entanto, levanta questões interessantes de um ponto de vista narrativo. Se as histórias de super heróis ver seus personagens principais, utilizando sua habilidades especiais para combater ameaças, em seguida, aqueles com super velocidade, presumivelmente usa isso para fazer sua fuga, na ocasião, conforme necessário, segue-se então que aqueles sem a super velocidade mais frequentemente tem que ficar e lutar. Será que esta liderança para diferentes níveis, empurram, em termos de narrativa, como é o caso do poder regenerativa de cura? Um rápido olhar para os nomes envolvidos poderia muito bem levá-lo a concluir que é, de fato, o caso.
6. Viagem Interdimensional
Talvez o mais legal de todos os super poderes seja a capacidade de se mover entre as dimensões - porque abre todos os tipos de oportunidades de contar histórias. O mais popular dos viajantes inter-dimensionais Thor, que aparece de voltar e sair do seu mundo-casa Asgard para trabalhar com os Vingadores. Ant-Man tem a capacidade de encolher para o Reino Quantum e retornar, em uma única peça, e o Motoqueiro-Fantasma pode rugir seu caminho entre as dimensões fazendo sua justiça. Mas é o Dr. Manhattan que governa este particular canto do super-poder, com suas habilidades inter-dimensionais sendo tão poderosa que ele pode ver tudo do tempo simultaneamente.
Se surpreendentemente poucos super-heróis cinematográficos têm o poder de super-velocidade, em seguida, menos ainda são capazes de escorregar entre os tecidos de uma realidade para outra. Estes são os personagens que têm uma visão do universo totalmente exclusivo para eles. Eles mantêm segredos que são incognoscível para a raça humana, e que os torna mais poderoso do que a maioria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!