domingo, agosto 09, 2015

The Witcher 3: Wild Hunt - (Game) PS4-PC-XOne (2015)


The Witcher 3: Wild Hunt é um dos jogos mais viciantes de todos os tempos. Começa devagar. Isso é divertido. Parece ótimo. Tem uma narrativa densa, complexa servida por personagens interessantes. Mesmo as missões secundária sente-se detalhada e habilmente concebida. Você quase não sente o jogo lhe jogando seus ganchos-presilhas (tomando todo seu tempo livre e tempo dedicado a outras coisas como o sono e a família) para o cada vez mais rico conto de Geralt De Rivia, um dos personagens mais memoráveis do ano.

Claro, ele pode parecer um pouco como modelo de capa de um livro romance, mas ele também é um guerreiro mau, um poderoso "mago" e um moralista fascinante dependendo de como você joga sua saga. Geralt é um homem impulsionado por uma busca para encontrar seu amor perdido, Yennefer, e essa jornada o leva por terras perigosas e o coloca no raio de inimigos mortais. Com o seu Geralt se tornando mais poderoso e o mundo do TW3 revelando-se cada vez mais difícil para se jogar, você se pegará dizendo: só mais uma quest e eu paro por hoje. Isso não é algo fácil de se fazer. Garanto.


Uma das primeiras palavras comumente associada a TW3 é: LONGO. realmente isso vai lhe custar muito tempo, é serio. Ele é um Skyrim pelo muito tempo que ele vai lhe tomar e faz de Dragon Age: Inquisition um olhar gerenciável. A jogabilidade básica é cronometrada para a maioria das 60 horas, mas que requer um pular e apressar de cultcenes para isso. Alguns jogadores tem relatado mais de 100, perto de 200 horas se levam muito do seu tempo a explorar, fazer todas as quests laterais, admirar a paisagem, jogar cartas e etc.

É um jogo projetado para você mergulhar em seu mundo, para que se sinta parte de sua narrativa ao mesmo tempo, dando-lhe a sensação de que você é, mas uma pequena ou grande parte dele. Jogando Wild Hunt você vai tropeçar em cima de aldeias, tocas de monstros, bandidos, acampamentos etc, e cada vez mais a sensação de que este é um mundo em que as coisas estão acontecendo sem você. Com aquela sensação de realismo que o faz sentir mais forte e o jogo fica mais detalhado, qualquer queixa sobre isso (e eu tenho algumas que eu vou chegar mais a frente), cai e torna-se mais fácil de abraçar TW3 para o que é: um dos melhores jogos do ano, junto com Batman: Arkham Night.


Quando Wild Hunt começa você está caçando e sendo caçado. Você está tentando rastrear Yennefer, mas há também a ameça de Wild Hunt, poderosos feiticeiros/guerreiros que dizimam tudo que ousa cruzar o seu caminho. O jogo se desenrola em um sentido de RPG tradicional em que existem missões longas e detalhadas histórias que devem ser concluídas para avançar, supridas de literalmente centenas de missões secundárias. Quase toda aldeia que você chega contem uma placa de aviso, a partir do qual você pode aceitar contratos para, digamos, derrotar o fantasma/ameaça local, que torna difícil obter água de um poço. Por exemplo. Diferentemente da maioria dos RPGs, a grande maioria da missões secundárias são detalhadas, complexas e desafiadoras e, eventualmente gratificante. Você vai ter que fazer algumas delas apenas para ganhar XP e materiais necessários para completar as missões da história principal, mas nunca se sente essas missões como um enchimento de linguiça para passar o tempo. Na verdade, alguns dos contratos de TW3 e suas missões secundárias se sentem tão gratificantes quanto as principais.

Uma da razões para as missões em TW3 se sentirem tão bem realizadas é o contexto em que elas ocorrem. O universo de Wil Hunt não é apenas maciço e detalhado de uma maneira que eu não via desde Skyrim. Uma duzia ou mais de horas em Wild Hunt você estará na cidade de Novingrand. E é uma cidade. Há becos, casas NPCs e níveis de detalhes que são tão profundos que é difícil de pensar nela como sendo apenas uma parte do mapa geral e é assim que são configuradas a maioria de suas cidades. Eu amo a variedade de locais em Wild Hunt, se eu estiver explorando uma torre abandonada em Fyke Isle, falando com um barão em uma aldeia cheia de pessoas ou tropeçando em uma caverna que cada fibra do meu ser me diz para não entrar, eu não me lembro a última vez que um jogo me sugou para o seu mundo como Wild Hunt. É uma verdadeira realização.



Sobre as falhas, eu falarei delas apenas para ser justo. Há algumas questões de FPS incluindo algum atraso e até mesmo gagueira no PS4, mas eles são poucos frequentes o suficiente para não nos distrair da beleza geral do jogo. O problema maior está na interface do inventário. Você vai saquear literalmente milhares de itens ao longo de seu tempo em TW3. Alguns são valiosos e podem serem trocados por dinheiro ou utilizados em missões. A maioria são ingredientes utilizados em alquimia. Sim, TW3 é um jogo de coletar coisas, bem como em que você pode encontrar os elementos certos para misturar-se para fazer [oleos e porções para lhe alguma vantagem em combates. O sistema de inventários em Wild Hunt é abominável. Mesmo que eu tenha entrado centenas de vezes nele, eu ainda acho que é complicado e difícil (foi assim também nas edições anteriores) de usá-lo sem nem sequer um botão de classificação geral, misturando porções com os itens para produzi-las.

O combate é fluido e fácil de aprender, mas ainda difícil de dominar com os anteriores. É uma combinação de ataques leves e fortes que já conhecemos combinados uma estrategia que envolve o uso de "Signs", ou os poderes mágicos em TW. É tudo sobre Igni, que é a sua magia de fogo, mas também existem maneiras de definir armadilhas mágicas, usar setas de bestas e bombas em seu repertório, e muito mais. Enquanto o combate às vezes pode ficar repetitivo, a incrível variedade de criaturas que você vai encontrar no mundo de Wild Hunt manten-o fresco assim mesmo. Você estará sempre tropeçando em algo novo que só quer te matar.



A morte é parte importante em TW3. Este é um universo obscuro em que você pode ser tanto traído como traidor, e muitas vezes isso tudo na mesma missão. E, como só nos melhores jogos fica melhor quando se vai junto. Estou cerca de 20 horas, e isso é tempo suficiente para formar uma opinião com certeza, mais sei que tenho milhas e milhas a percorrer antes de dormir. E eu mal posso esperar para voltar a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no 01Pd! Seja bem vindo e volte sempre!